1 de março de 2025

UERN: Seleção para Licenciaturas EaD

 


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, por meio da Diretoria de Educação a Distância (DEAD), está com inscrições abertas para a seleção de candidatos interessados em cursar licenciatura na modalidade à distância.  

A UERN está ofertando 600 vagas para os cursos de licenciatura em  

  • Letras Inglês: Açu, Apodi, Parnamirim, Marcelino Vieira, João Câmara, Lajes. Vagas: 200 
  • Música: Açu, Caicó, Currais Novos, Caraúbas, Canguaretama, Luís Gomes, Pau dos Ferros.  
Vagas: 250

  •  Educação do Campo: Patu, Apodi, Caraúbas, Marcelino Vieira, Lajes.  

Vagas: 150. 

A seleção se destina a Professores da Educação Básica (PEB), pública ou privada, e portadores de certificado de conclusão do ensino médio (ou equivalente) – Ampla Concorrência (que tenha realizado a prova do ENEM entre os anos de 2010 e 2024). 

As inscrições são realizadas até o dia 20 de março, por meio do FORMULÁRIO, também disponível no portal de seleções da DEAD a partir de 28 de fevereiro. 

LETRAS LÍNGUA INGLESA:  

Curso que forma professores para o ensino desta língua, habilitando-os principalmente para a atuação em escolas de Educação Básica e demais contextos de ensino e aprendizagem da língua inglesa, de forma que atenda às demandas e às necessidades profissionais relacionadas ao ensino dessa língua na região.  

O egresso do Curso de Letras – Língua Inglesa (Licenciatura) modalidade a distância da UERN será́ um professor de língua inglesa apto a atuar em escolas de Educação Básica, em diversos contextos de ensino e aprendizagem da língua inglesa e espaços culturais com atividades de ensino informais e não-formais.  

Esse profissional será dotado de formação intelectual e cultural, crítica e competente em sua área de atuação, com capacidade criativa, reflexiva e transformadora, nas ações educacionais e culturais inerentes ao seu mercado de trabalho e ao mundo contemporâneo. 

MÚSICA:  

O curso forma professores(as) para o ensino de Música, habilitando-os(as) para a atuação em escolas de Educação Básica e outros contextos de ensino e aprendizagem da Música, de forma que atenda amplamente às demandas e às necessidades profissionais relacionadas ao ensino da música na região. Proporcionar um conhecimento amplo da área, possibilitando aos(às) aprendentes uma formação abrangente que contemple universos distintos do ensino da Música.  

O curso do DART pretende desenvolver a capacidade reflexiva na área de Educação Musical com base em projetos que inter-relacionem ensino, pesquisa e extensão.  

A licenciatura possibilita vivências em situações de ensino e aprendizagem nos diferentes contextos da área de Educação Musical. 

EDUCAÇÃO DO CAMPO:  

O curso surge como resposta à demanda de diversos sujeitos do campo que historicamente lutaram e lutam em defesa do direito à educação e à escola nos territórios rurais.  

O curso tem como perspectiva formar profissionais para atuarem na docência e gestão escolar no contexto rural, oferecendo na formação dos futuros educadores/as, a articulação dos conhecimentos científicos e técnicos, em diálogo com os saberes populares e cultura camponesa, por compreender a importância da valorização da vida no campo e dos seus sujeitos para o processo educativo das crianças, jovens e adultos que vivem nas áreas rurais. O Curso de Educação do Campo soma-se à defesa do direito à educação pública, gratuita, de qualidade e contextualizada com o os modos de vida dos povos que produzem e reproduzem a vida no campo. Para formas os/as educadores/as que atuarão nas áreas rurais, a matriz curricular do Curso de Educação do Campo, contempla diversas discussões que são necessárias para o desenvolvimento da prática docente nas escolas do campo.  

Entre as disciplinas que compõem a matriz curricular do curso, destacam-se Fundamentos da Educação do Campo, Sociologia do Trabalho Rural, Movimentos Sociais e Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, entre outros conteúdos que buscam contribuir para a compreensão crítica da realidade histórica e social do campo brasileiro e atuação profissional dos futuros educadores/as do campo. 

Fonte: Ascom

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