A primeira orientação
global da UNESCO sobre inteligência artificial generativa (IAGen) na educação
pretende apoiar os países na implementação de ações imediatas, no planejamento
de políticas de longo prazo e no desenvolvimento da capacidade humana para
garantir uma abordagem centrada no ser humano para o uso dessas novas
tecnologias, assim como a IAGen.
As ferramentas de IA
generativa (IAGen) disponíveis ao público estão surgindo rapidamente, e o
lançamento de versões iterativas supera a adaptação das estruturas
regulamentares nacionais. A ausência de regulamentações nacionais sobre a IAGen
na maioria dos países deixa desprotegida a privacidade dos dados dos usuários,
e as instituições de ensino não estão preparadas para validar essas
ferramentas.
O Guia apresenta uma
avaliação dos riscos potenciais que a IAGen pode representar para os valores
humanos fundamentais, os quais promovem o agir humano, a inclusão, a equidade,
a igualdade de gênero e as diversidades linguísticas e culturais, assim como as
opiniões e expressões plurais.
Propõe passos
fundamentais para que as autoridades governamentais possam regular a utilização
das ferramentas de IAGen, incluindo a obrigatoriedade de proteção da
privacidade dos dados e a consideração de um limite de idade para a sua
utilização. Descreve os requisitos a serem cumpridos pelos fornecedores de
IAGen para o uso ético e eficaz na educação.
O Guia enfatiza a
necessidade de as instituições educacionais validarem os sistemas IAGen quanto
à sua adequação ética e pedagógica para a educação. Convida a comunidade
internacional a refletir sobre as suas implicações a longo prazo para o
conhecimento, o ensino, a aprendizagem e a avaliação.
A publicação oferece
recomendações concretas aos legisladores e às instituições de ensino sobre como
o uso das ferramentas de IAGen pode ser orientado a proteger a agência humana e
a beneficiar genuinamente os estudantes, os aprendizes e os pesquisadores.
Para novas oportunidades acesse nosso grupo gratuitamente:
Nenhum comentário:
Postar um comentário