Planejamento Momento cultural - 8º ano IDES
Tema: Milenarismo e as profecias para o fim do mundo
Grupos:
01- Allana - O apocalipse que não veio
02- Ana Laura - As profecias de Nostradamus
03- Filipe - O médico da realeza
04 - Hugo - As centúrias: uma crônica do Séc. XVI
05 - Raissa - O Fenômeno 2012
1º passo: organizar-se no grupo. Verificar o conteúdo e dividir as funções.
2º passo: elaborar o trabalho
3º passo: montar os stands
4º passo: apresentação
5º passo: desmontar os stands
6º passo: avaliação
Inicialmente é preciso alguém para recepcionar os visitantes: Se apresenta como parte da equipe de história que tem como tema: Milenarismo e as profecias para o fim do mundo. Questiona se o visitante já ouviu falar no final do mundo, sobre os Maias e Nostradamus. Em seguida informa que estes são o tema da pesquisa.
Um segundo aluno, convida os visitantes( até 15 por vez) a assistir um pequeno documentário sobre a profecia do final do mundo. Apresenta o vídeo ( apocalytpo), veja aqui e em seguida explica quem eram os Maias: Onde se localizava - América central, aqui, e caracterizava a civilização através do stand 5 que apresentava como surgiu a ideia do fim do mundo em 21 de Dezembro de 2012. Explica o calendário Maia e destaca o porquê de tanto medo.
Após a visita ao stand 5 os alunos iriam ao stand 1, no qual apresentaria que a ideia do fim do mundo não é de hoje, desde o ano 1.000 que já tinham medo. Pode falar sobre o medo do juízo final, as 7 trombetas anunciando, o terror do ano 1.000 e as catástrofes naturais. Levanta dúvidas sobre o medo, sabiam em que época estavam? Sabiam com certeza do ano nascimento de cristo? Podem ver citação da página 30 sobre o apocalipse. Será que não era devido a crise feudal?
Stande 2 fala sobre as profecias de Nostradamus, apresenta 3 como principais: Hitler, Napoleão e Franco. Coloca a profecias escrita em cartaz e comento como teria sido realizado.
Stand 3 fala sobre a vida de Nostradamus
Stand 4 Comenta sobre alguns fatos que aconteceram na Europa no Séc. XVI
Por fim convida os visitantes para assistir outro trecho, agora sobre o filme 2012, veja aqui e destaca a polêmica com a igreja que não gostou da cena que representa a destruição do Cristo. Podem pesquisar sobre isso.
Alguém pode convidar os alunos para responder o quiz, por ordem. Primeiro pergunta que quer responder, ainda sem saber a pergunta. Quem se candidatar faz a pergunta com base no que foi explicado, que acertar ganha um pirulito...
Ao final alguém revela a ideia do fim do mundo como uma renovação espiritual e entrega uma mensagem positiva
3 de dezembro de 2012
25 de novembro de 2012
Conteúdo Simulado história - 4º BIM 2012
O blog vejahistória divulga o conteúdo programático para o simulado do 4º bimestre de História para o IDES e CCDES, confira:
8º ano: Imperialismo e Segundo Império: D. Pedro II
1ª Série EM: Renascimento
2ª Série EM: Guerra Fria
3ª Série EM: Revolução Industrial e Iluminismo
Bons estudos....
Robson Rubenilson.
8º ano: Imperialismo e Segundo Império: D. Pedro II
1ª Série EM: Renascimento
2ª Série EM: Guerra Fria
3ª Série EM: Revolução Industrial e Iluminismo
Bons estudos....
Robson Rubenilson.
14 de novembro de 2012
Alunos da EMEF Ana Maria Gomes discutem sobre o patrimônio público
Motivados por uma matéria divulgada no portal Click Picuí, que
denunciava ações de vandalismo no memorial estátua Felipe Tiago Gomes, os
alunos do 9º ano E da Escola Municipal Ana Maria Gomes, orientados pelo
professor Robson Rubenilson, iniciaram um trabalho de análise, discussão e
conscientização sobre o papel do cidadão na preservação do patrimônio público
da cidade de Picuí.
A proposta inicial era a realização de leituras, debates e
visitas alguns dos patrimônios públicos da cidade de Picuí que estão sendo alvo
de vândalos. Durante as aulas, os alunos
manifestaram sua indignação e decidiram ampliar o trabalho com uma pesquisa e a
elaboração de um projeto de lei a ser apresentado a prefeitura municipal e a câmara
dos vereadores com propostas dos alunos.
Como respeito a contribuição do Professor Felipe Tiago Gomes
para o desenvolvimento da educação em
Picuí e no Brasil, os alunos decidiram solicitar a prefeitura da cidade nova
recuperação da área, agora com o compromisso de realizar um campanha de
sensibilização com os alunos da Escola Municipal Ana Maria Gomes.
3 de novembro de 2012
Escola Professor Lordão recebe Prêmio a próxima segunda
Faltam
poucos dias para que a Escola Estadual
Professor Lordão receba o Prêmio Gestão Escolar 2012. Das 9.693 escolas
inscritas na 13°edição do Prêmio Gestão Escolar, a Escola Estadual Professor Lordão foi
selecionada como referência no Estado da Paraíba pela excelência na prática de
gestão, que pode servir de exemplo e inspiração.
A cerimônia de premiação
será realizada em São Paulo, no auditório do Ibirapuera, às 15h, conduzida
pelos jornalistas Sandra Annenberg e Alexandre Henderson e contará com a
presença dos secretários estaduais de Educação e demais autoridades da área
educacional.
O Prêmio será entregue a 25 escolas públicas que se destacaram ao longo de 2011 com experiências inovadoras em educação. A cerimônia será divulgada durante a exibição do Jornal Futura, que começa às 17h, (horário de Brasília) no Canal Futura.
Os participantes foram
avaliados em cinco dimensões de gestão: pedagógica, resultados educacionais,
participativa, de pessoas e de serviços e recursos. Escolas mais ativas, que
tenham uma gestão participativa e preocupada com o monitoramento e avaliação do
seu corpo docente.
Desde o início de outubro
que o gestor da Escola professor Lordão, Robson Rubenilson , participa na
companhia de outros 24 gestores do Brasil, mais os gestores da Argentina,
Portugal e Tailhândia de um seminário em gestão e liderança educacional nos EUA.
Durante o seminário, os gestores tiveram a oportunidade de vivenciar o
cotidiano das escolas americanas, através de um intercâmbio.
O
encerramento do seminário aconteceu na última sexta( 02/11), quando os
gestores partiram para São Paulo, onde serão homenageados com a entrega da
premiação. Durante a cerimônia a Paraíba
será representada pela Secretária de Educação, Márcia Lucena; a coordenadora do
PGE no Estado, Ana Maria; a gerente regional de educação, Maria das Graças Almeida
– Gracinha de Cuité e pelo gestor escolar Robson Rubenilson.
Realizado
pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em parceria com a
Embaixada dos Estados Unidos; Fundação Roberto Marinho; Instituto Unibanco;
Fundação SM, Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Fundação Victor Civita;
União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Ministério da
Educação (MEC); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a
Cultura (Unesco); Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação
Comunitária (Cenpec) e Instituto Natura, o prêmio visa melhorar o sistema
educacional, por meio de um processo formativo focado no ensino de qualidade
com a participação da comunidade escolar.
30 de outubro de 2012
Aluna da EMEF Severino Ramos da Nóbrega tem texto selecionado para etapa Regional da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Inicialmente o município de
Picuí – PB, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto fez a adesão
a 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - OLP, indicando o Coordenador Pedagógico Marcos Antonio de Farias Dantas como o representante
responsável pelo acompanhamento das atividades relativas à Olimpíada. Após este primeiro passo,
foi a vez das escolas fazerem a sua adesão, participando as escolas municipais:
Felipe Tiago Gomes, Tancredo de Almeida Neves, Severino Ramos da Nóbrega, Ana
Maria Gomes, Tertuliano Pereira de Araújo, Macário Zulmiro da Silva e João Belo
Alves e as escolas estaduais: Felipe
Tiago Gomes e Professor Lordão.
Posterior
a adesão de cada escola, os professores passaram a realizar as oficinas,
conforme orienta os cadernos da OLP.
Durante os meses de julho e agosto a Secretaria
de Educação, Cultura e Desporto ofertou aos professores do Ensino Fundamental e
Médio, das redes municipal e estadual a formação continuada: Caminhos para o Ensino da Escrita,
voltada para os professores inscritos na OLP, tendo como formador o Coordenador
Marcos. A formação buscou a reflexão sobre as práticas
educativas, com objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse
modo, pretendeu contribuir para uma
prática pedagógica de melhor qualidade.
No decorrer da formação, os professores do 5º ano do
Ensino Fundamental e de Língua Portuguesa (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e
Ensino Médio) realizaram as oficinas, com base no Caderno do Professor – Orientação para produção de textos, que apresenta uma sequência didática, organizada em
oficinas, para o ensino da escrita dos gêneros textuais. As atividades
propostas foram realizadas em sala de aula e estão voltadas para o
desenvolvimento da competência comunicativa, envolvendo leitura e análise de
textos já publicados, linguagem oral, conceitos gramaticais, pesquisas,
produção e aprimoramento de texto dos alunos.
A aluna Jéssica
Lopes da Silva, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa, Renata Santos Silva, produziu uma
crônica sobre o tema da OLP “O lugar
onde vivo”. Seu texto já passou por três etapas: Comissão Julgadora
Escolar, Comissão Julgadora Municipal e Comissão Julgadora Estadual. Nesta
terceira etapa, ela concorreu com mais de 300
textos de todo o estado da Paraíba, ficando entre os 04 melhores (semifinalistas) enviados para quarta etapa, denominada
etapa Regional, onde estarão os alunos autores dos 500 textos semifinalistas e
respectivos professores.
Os encontros da etapa regional têm por
objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos
alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a
contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente. Serão realizados
4 encontros — um para cada categoria — sob a coordenação técnica do Cenpec
reunindo professores e respectivos alunos semifinalistas.
Nos encontros da etapa regional os
alunos semifinalistas analisarão seus textos com o apoio da equipe técnica
responsável pela Olimpíada e de seus professores. Durante os encontros os
alunos semifinalistas produzirão, com o apoio da equipe técnica responsável
pela Olimpíada e de seus professores, outros textos que serão usados para
subsidiar a análise e seleção dos semifinalistas.
Os alunos semifinalistas e respectivos
professores de todo o Brasil se reunirão em uma capital brasileira, de acordo
com a categoria, conforme quadro abaixo:
Categoria
|
Local do Encontro
|
Poema
|
Fortaleza
|
Memórias
|
Belo Horizonte
|
Crônica
|
Curitiba
|
Artigo de Opinião
|
São Paulo
|
Agora é só torcer para que nossa aluna e professora, durante
a estadia em Curitiba, possam expor suas habilidades na produção de textos,
leitura, oralidade e reflexão sobre a língua e a linguagem. Tendo, por
conseguinte, a seleção para a última etapa (Nacional) e a premiação de
vencedoras. Parabéns!
Marcos Antonio de Farias Dantas
Representante Municipal da Olimpíada de Língua
Portuguesa.
O
QUE É A OLIMPÍADA?
A Olimpíada de Língua
Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da
Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social (FIS), com a coordenação técnica do
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
A união de esforços do poder público, da iniciativa privada e da sociedade
civil visa um objetivo comum: proporcionar ensino de qualidade para todos. A
OLP desenvolve ações de formação
de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da
leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
25 de outubro de 2012
Picuiense ministra aula na Universidade da Cidade de Nova York
Nesta quinta (25) o gestor da Escola Estadual
Professor Lordão e professor de história, Robson Rubenilson, teve a
oportunidade de ministrar uma aula sobre educação multicultural no Brasil, para
alunos de pós graduação da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY), a maior Universidade urbana dos EUA.
A aula fazia parte do curso de pós graduação
do curso de educação multicultural da CUNY. Robson foi convidado pelo professor
de seu anfitrião, que faz parte do seminário internacional em gestão escolar
que participa desde 10 de novembro nos EUA. O curso tem como objetivo orientar professores
americanos no tratamento com as diferenças culturais em sala de aula, visto que
Nova York é uma cidade que recebe pessoas das mais diferentes
nacionalidades/culturas: Latinos, Africanos, Árabes, Europeus, asiáticos, etc.
A aula discutiu sobre a formação do povo
brasileiro, as diferenças culturais e regionais no Brasil, Religiosidade, GLBT,
indígenas, quilombolas, racismo, relativismo e imigração. Em seguida foi
realizada uma explanação sobre o sistema de ensino no Brasil, com destaque para
a legislação que obriga a inclusão dos temas africanos e indígenas no currículo
brasileiro e uma rodada de perguntas. Como destaque a surpresa quando os
professores ficaram sabendo que os alunos das instituições públicas não pagam
mensalidades, visto que nos EUA apesar de ser publica se cobra uma mensalidade
pela formação.
Foi uma oportunidade de compartilhar diferentes
experiências e divulgar o trabalho dos professores realizado na cidade e Estado, com a
possibilidade de parceria para alunos brasileiros interessados em fazer sua graduação ou pós graduação.
24 de agosto de 2012
Alunos da EMEF Ana Maria Gomes tem trabalhos classificados em Prêmio Nacional
Edinaldo Araújo e Damiana Sousa são alunos da Educação de Jovens e Adultos e retomaram seus estudos este ano e já se destacam pela desenvoltura em sala de aula. Seus trabalhos foram inscritos na categoria EJA, que precisavam trabalhar o tema Trânsito e Bebida através de uma paródia.
Durante as oficinas os alunos receberam a orientação dos professores Robson Rubenilson, Vera Braz, Fátima Cândido e Luciano Medeiros e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Igreja Evangélica o Brasil para Cristo.
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