5 de abril de 2024

UnB: Curso de formação para Tutores UAB




O curso de formação de tutores para a UAB na UnB visa formar tutores para atuar no processo de ensino aprendizagem dos cursos on-line do Sistema UAB na UnB. Será ofertado em três semanas, contemplando cinco temas de estudo, nos quais serão abordados os modelos autoinstrucional e colaborativo de educação a distância, as funções, as competências e a prática de tutoria na EaD, bem como avaliação da aprendizagem. 

A atuação de qualidade de professores e tutores qualificará o processo educativo e resultará, em grande parte, em motivação para os estudos e o aproveitamento da aprendizagem. Partindo desse entendimento, o Centro de Educação a Distância da UnB, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, oferece o curso para formação de tutores que poderão atuar nos cursos à distância da universidade.  

O objetivo é compreender a função da tutoria e saber atuar no contexto de ensino-aprendizagem dos cursos online nesta função. No compreende-se que o tutor atuará como mediador e articulador da aprendizagem online, exercendo função orientativa, organizativa, acadêmica e social, no intuito de acompanhar e orientar o processo de ensino aprendizagem com foco no uso das TIC, de forma colaborativa.  

A diretriz do curso não está no uso dos recursos tecnológicos, mas nos usos pedagógicos dos recursos tecnológicos definidos em termos de sua função mediadora entre os elementos do triângulo interativo – formado por professor, aluno e conteúdo (Coll,2004). 

O curso visa formar tutores para atuar nos processos de ensino e de aprendizagem dos cursos a distância, vinculados ao Programa UAB/UnB. É uma ação de extensão oferecida pelo Programa Rotas de Inovação Universitária (RIU) e será ofertada no formato autoinstrucional, em sala virtual no Ambiente de Aprendizagem Aprender 2, durante três semanas. 
 

O curso contemplará cinco temas de estudo, que são: 
 Tema 1: A EaD como possibilidade de formação e o Programa UAB na UnB; 
Tema 2: A tutoria na Educação a Distância; 
Tema 3: O tutor na UAB: características e funções; 
Tema 4: A prática da tutoria a distância; 
Tema 5: Avaliação da aprendizagem em cursos à distância. 

A carga horária, assíncrona, é de 30 horas, em que serão desenvolvidas as atividades previstas para a formação. 

Para novas oportunidades acesse nosso grupo gratuitamente: 


Faça sua inscrição:


Veja também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário