Nesta quinta (25) o gestor da Escola Estadual
Professor Lordão e professor de história, Robson Rubenilson, teve a
oportunidade de ministrar uma aula sobre educação multicultural no Brasil, para
alunos de pós graduação da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY), a maior Universidade urbana dos EUA.
A aula fazia parte do curso de pós graduação
do curso de educação multicultural da CUNY. Robson foi convidado pelo professor
de seu anfitrião, que faz parte do seminário internacional em gestão escolar
que participa desde 10 de novembro nos EUA. O curso tem como objetivo orientar professores
americanos no tratamento com as diferenças culturais em sala de aula, visto que
Nova York é uma cidade que recebe pessoas das mais diferentes
nacionalidades/culturas: Latinos, Africanos, Árabes, Europeus, asiáticos, etc.
A aula discutiu sobre a formação do povo
brasileiro, as diferenças culturais e regionais no Brasil, Religiosidade, GLBT,
indígenas, quilombolas, racismo, relativismo e imigração. Em seguida foi
realizada uma explanação sobre o sistema de ensino no Brasil, com destaque para
a legislação que obriga a inclusão dos temas africanos e indígenas no currículo
brasileiro e uma rodada de perguntas. Como destaque a surpresa quando os
professores ficaram sabendo que os alunos das instituições públicas não pagam
mensalidades, visto que nos EUA apesar de ser publica se cobra uma mensalidade
pela formação.
Foi uma oportunidade de compartilhar diferentes
experiências e divulgar o trabalho dos professores realizado na cidade e Estado, com a
possibilidade de parceria para alunos brasileiros interessados em fazer sua graduação ou pós graduação.
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