Inicialmente o município de
Picuí – PB, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto fez a adesão
a 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - OLP, indicando o Coordenador Pedagógico Marcos Antonio de Farias Dantas como o representante
responsável pelo acompanhamento das atividades relativas à Olimpíada. Após este primeiro passo,
foi a vez das escolas fazerem a sua adesão, participando as escolas municipais:
Felipe Tiago Gomes, Tancredo de Almeida Neves, Severino Ramos da Nóbrega, Ana
Maria Gomes, Tertuliano Pereira de Araújo, Macário Zulmiro da Silva e João Belo
Alves e as escolas estaduais: Felipe
Tiago Gomes e Professor Lordão.
Posterior
a adesão de cada escola, os professores passaram a realizar as oficinas,
conforme orienta os cadernos da OLP.
Durante os meses de julho e agosto a Secretaria
de Educação, Cultura e Desporto ofertou aos professores do Ensino Fundamental e
Médio, das redes municipal e estadual a formação continuada: Caminhos para o Ensino da Escrita,
voltada para os professores inscritos na OLP, tendo como formador o Coordenador
Marcos. A formação buscou a reflexão sobre as práticas
educativas, com objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse
modo, pretendeu contribuir para uma
prática pedagógica de melhor qualidade.
No decorrer da formação, os professores do 5º ano do
Ensino Fundamental e de Língua Portuguesa (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e
Ensino Médio) realizaram as oficinas, com base no Caderno do Professor – Orientação para produção de textos, que apresenta uma sequência didática, organizada em
oficinas, para o ensino da escrita dos gêneros textuais. As atividades
propostas foram realizadas em sala de aula e estão voltadas para o
desenvolvimento da competência comunicativa, envolvendo leitura e análise de
textos já publicados, linguagem oral, conceitos gramaticais, pesquisas,
produção e aprimoramento de texto dos alunos.
A aluna Jéssica
Lopes da Silva, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa, Renata Santos Silva, produziu uma
crônica sobre o tema da OLP “O lugar
onde vivo”. Seu texto já passou por três etapas: Comissão Julgadora
Escolar, Comissão Julgadora Municipal e Comissão Julgadora Estadual. Nesta
terceira etapa, ela concorreu com mais de 300
textos de todo o estado da Paraíba, ficando entre os 04 melhores (semifinalistas) enviados para quarta etapa, denominada
etapa Regional, onde estarão os alunos autores dos 500 textos semifinalistas e
respectivos professores.
Os encontros da etapa regional têm por
objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos
alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a
contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente. Serão realizados
4 encontros — um para cada categoria — sob a coordenação técnica do Cenpec
reunindo professores e respectivos alunos semifinalistas.
Nos encontros da etapa regional os
alunos semifinalistas analisarão seus textos com o apoio da equipe técnica
responsável pela Olimpíada e de seus professores. Durante os encontros os
alunos semifinalistas produzirão, com o apoio da equipe técnica responsável
pela Olimpíada e de seus professores, outros textos que serão usados para
subsidiar a análise e seleção dos semifinalistas.
Os alunos semifinalistas e respectivos
professores de todo o Brasil se reunirão em uma capital brasileira, de acordo
com a categoria, conforme quadro abaixo:
Categoria
|
Local do Encontro
|
Poema
|
Fortaleza
|
Memórias
|
Belo Horizonte
|
Crônica
|
Curitiba
|
Artigo de Opinião
|
São Paulo
|
Agora é só torcer para que nossa aluna e professora, durante
a estadia em Curitiba, possam expor suas habilidades na produção de textos,
leitura, oralidade e reflexão sobre a língua e a linguagem. Tendo, por
conseguinte, a seleção para a última etapa (Nacional) e a premiação de
vencedoras. Parabéns!
Marcos Antonio de Farias Dantas
Representante Municipal da Olimpíada de Língua
Portuguesa.
O
QUE É A OLIMPÍADA?
A Olimpíada de Língua
Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da
Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social (FIS), com a coordenação técnica do
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
A união de esforços do poder público, da iniciativa privada e da sociedade
civil visa um objetivo comum: proporcionar ensino de qualidade para todos. A
OLP desenvolve ações de formação
de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da
leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário