11 de setembro de 2025

UFPB: Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis

 


O Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis (PPGER) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas, no período de 9 a 20 de outubro de 2025, para a turma do primeiro período letivo de 2026 do Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis. 

Ao todo, são ofertadas 30 vagas, distribuídas entre três linhas de pesquisa:  

  • Sistemas de energias renováveis;  
  • Meio ambiente, economia e aproveitamento energético; e  
  • Materiais aplicados às energias renováveis.  

A alocação das vagas considera a vinculação dos candidatos aos projetos de pesquisa e a disponibilidade dos docentes orientadores, de acordo com o Edital nº 08/2025. 

Do total de vagas, 20% (6 vagas) são destinadas às ações afirmativas, voltadas para candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, em consonância com a Resolução Consepe/UFPB nº 58/2016. 

As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), na aba “Processos Seletivos”. A taxa de inscrição é de R$85,93. Já os pedidos de isenção poderão ser feitos entre 8 e 22 de outubro de 2025. 

O processo seletivo será realizado em três etapas:

  • avaliação do plano preliminar de dissertação (eliminatória);
  • apresentação e defesa do plano preliminar de dissertação (classificatória); e
  • exame de currículo (classificatório), com avaliação conforme os critérios estabelecidos no edital. 

Mais informações podem ser obtidas no site do PPGER/UFPB ou pelo telefone (83) 3216-7268, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 

Fonte: Ascom

 * As informações de nosso Blog são de propriedade das instituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.  


Para novas oportunidades, acesse nosso grupo gratuitamente: 




Acesse o edital



Nenhum comentário:

Postar um comentário