O Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou a abertura das inscrições para o processo seletivo dos cursos de Mestrado e Doutorado, com ingresso no primeiro semestre de 2026.
As inscrições estarão abertas de 6 de setembro a 5 de outubro de 2025.
No total, o programa oferece 18 vagas para o Mestrado e 10 para o Doutorado.
Para se inscrever, o candidato deve ser graduado em Geografia ou áreas afins, a critério do Colegiado do Programa. No ato da inscrição, é necessário anexar, em formato PDF, documentos como o comprovante de pagamento da taxa, documentos de identificação, histórico e diploma de graduação, Currículo Lattes (ou Vittae para estrangeiros) e um pré-projeto de pesquisa de no máximo 8 páginas.
O pré-projeto não deve conter nenhuma identificação do candidato, exceto na folha de rosto, para garantir o anonimato na avaliação.
Além disso, os candidatos devem comprovar conhecimento instrumental de línguas estrangeiras:
Mestrado: conhecimento de língua inglesa instrumental.
Doutorado: conhecimento de duas línguas estrangeiras, sendo uma obrigatoriamente inglês e a outra, a critério do candidato, entre francês e espanhol.
Os certificados de proficiência devem ter sido emitidos há no máximo 3 anos. Precisa aprimorar seu idioma, incluindo inglês, espanhol, francês e além de cursos preparatórios para exames de proficiência como TOEFL e IELTS? Confira os cursos da Fluency Academy.
O processo seletivo é composto por três etapas, sendo as duas primeiras eliminatórias e classificatórias, e a última apenas classificatória:
Avaliação do Pré-Projeto de Pesquisa
Defesa Oral do Pré-Projeto
Avaliação do Currículo
O resultado final preliminar será divulgado em 19 de novembro de 2025 , e o resultado final, após recursos, em 5 de dezembro de 2025.
Para mais informações e acesso ao edital completo, clique no banner abaixo.
Fonte: Ascom
* As informações de nosso Blog são de propriedade das instituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.