O Ministério da Educação (MEC) lançou edital para cursos de especialização de formação para técnicos das secretarias de Educação estaduais, municipais e distrital.
A iniciativa faz parte do eixo Formação do programa Mais Professores para o Brasil com aproximadamente 40 mil vagas.
Os participantes atuarão como formadores de professores nas redes de ensino. Serão lançados os cursos:
- Especialização para Formação de Formadores em Alfabetização – 1º e 2º ano do ensino fundamental;
- Especialização para Formação de Formadores em Alfabetização – 3º ao 5º ano;
- Especialização para Formação de Formadores em Matemática – Anos Iniciais;
- Especialização para Formação de Formadores em Matemática – Anos Finais.
Os cursos de alfabetização buscam formar especialistas para que apliquem práticas de formação inovadoras adquiridas nos processos de alfabetização do 1º e 2º ano, além da sua consolidação do 3º ao 5º ano. Já a especialização em matemática vai ajudar na construção de conhecimentos matemáticos estruturantes do ensino fundamental.
As especializações serão realizadas de forma síncrona, em dois encontros presenciais, com foco em práticas de formação inovadoras. Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento receberão um certificado de Especialista para Formação de Formadores, com a especificação da respectiva área para a qual concluiu.
O MEC ofertará, ainda, nove especializações para professores no programa Escola das Adolescências, com 12.640 vagas. São elas: Especialização Focada em Adolescências e Equidade, com 4.000 vagas e 8 Especializações para cada Componente Curricular, com 8.640 vagas, para professores dos anos finais do ensino fundamental.
Ainda serão ainda ofertados cursos de aperfeiçoamento do Programa Escola das Adolescências – por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec), com a oferta de 40.000 vagas para todos os estados e municípios do país e a Especialização em Docência na Educação Infantil, criada com o objetivo de trabalhar questões nesta área.
Na área de educação digital, o MEC promoverá a Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica, no âmbito da Estratégia Nacional Escolas Conectadas. Serão ofertadas 5.500 vagas.
Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o
O programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais.
Fonte: Ascom
* As informações de nosso blog são de propriedade das instituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.
Para novas oportunidades, acesse nosso grupo gratuitamente:
Nenhum comentário:
Postar um comentário