A Universidade do Estado do Amazonas está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado em Clima e Ambiente.
Estão sendo ofertada 20 vagas, dez em cada curso, para as turmas de 2025.
O Programa de Pós-graduação em Clima e Ambiente conta com forte interação com projetos em cooperações internacionais, nacionais e regionais. Desenvolve pesquisas multi e interdisciplinares para formar profissionais especialistas sobre as questões dos impactos climáticos e ambientais na Amazônia advindos das mudanças de uso da terra na região e das mudanças climáticas globais.
Mestrado
As inscrições para o mestrado em Clima e Ambiente vão até 31 de janeiro de 2025. São oferecidas 10 vagas para concorrência pública universal com ingresso em março.
O candidato deve preencher e enviar o formulário de inscrição para o email selecao.cliamb@gmail.com, juntamente com a cópia em PDF dos documentos solicitados no edital.
O curso é voltado para profissionais das áreas de Ciências Ambientais, Meteorologia, Climatologia, Biologia, Ecologia, Matemática, Engenharias e áreas afins, interessados em se especializar nas questões climáticas e ambientais.
O processo de seleção terá duas etapas. A primeira sendo a análise de documentos e a segunda a participação nas atividades da oficina de Talentos para as Ciências do Clima e Ambiente (Tecer).
A oficina Tecer visa proporcionar aos candidatos ao Mestrado em Clima e Ambiente uma imersão profunda nos temas e linhas de pesquisa do programa por meio de palestras, discussões e atividades acadêmicas. As atividades da oficina serão realizadas online.
Doutorado
Para o curso de Doutorado em Clima e Ambiente são ofertadas 10 vagas para concorrência pública universal. Com ingresso em fluxo contínuo, com as inscrições podendo ser realizadas até 15 de setembro de 2025.
O ingresso dos candidatos aprovados será realizado em três chamadas ao longo do ano. O candidato deverá enviar o formulário de inscrição e demais documentos solicitados para o email selecao.cliamb@gmail.com.
O curso de doutorado do PPG-Cliamb tem como área de concentração as Interações clima-biosfera na Amazônia e atua com as seguintes linhas de pesquisas: Modelagem Climática, Meteorologia Tropical, Clima e funcionamento dos ecossistemas amazônicos e Processos de Interação Biosfera-Atmosfera.
A concessão de bolsas para ambos os cursos será efetuada conforme a disponibilidade do programa, seguindo a exigibilidade das agências de fomento e a ordem de classificação.
Fonte: Ascom
* As informações de nosso Blog são de propriedade das instituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.