A Universidade Federal do Acre (Ufac) anunciou nesta semana o edital para o processo seletivo do Mestrado em Geografia, com 24 vagas disponíveis para ingresso no primeiro semestre de 2025.
O programa conta com a área de concentração “Produção do Espaço e Ambiente nas Fronteiras da Amazônia Sul-Ocidental” e duas linhas de pesquisa: Análise da dinâmica socioambiental e Territórios, identidades e trabalho.
As inscrições ocorrem de 6 a 31 de janeiro de 2025, exclusivamente pelo e-mail oficial da Comissão de Seleção (ppg.geografia@ufac.br). Os candidatos devem enviar o formulário de inscrição e os documentos exigidos no edital.
As 24 vagas estão divididas entre ampla concorrência, estrangeiros, servidores públicos, migrantes ou refugiados, e política de ações afirmativas, abrangendo grupos como pessoas negras, indígenas, transgêneros e pessoas com deficiência.
A seleção será realizada em três etapas: prova escrita (12 de fevereiro): caráter eliminatório e classificatório; defesa e análise do projeto de pesquisa (24 a 27 de fevereiro): eliminatória e classificatória e análise do currículo: apenas classificatória.
A prova escrita será presencial, no campus da UFAC, em Rio Branco, e exigirá conhecimento bibliográfico específico para cada linha de pesquisa.
Para ser aprovado, o candidato deve alcançar pelo menos 5 pontos na prova escrita e no projeto de pesquisa. A nota final será calculada com base na média dessas duas etapas e na análise do currículo, conforme a modalidade de vaga.
O programa tem duração mínima de 18 meses e máxima de 30 meses. Além de cumprir os créditos obrigatórios, os mestrandos devem comprovar proficiência em uma língua estrangeira, passar pelo exame de qualificação e defender sua dissertação em sessão pública.
Fonte: Ascom
* As informações de nosso blog são de propriedade das instituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.
Para novas oportunidades, acesse nosso grupo gratuitamente:
Nenhum comentário:
Postar um comentário