O Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFISA) está com inscrições abertas para o processo seletivo 2025.
O mestrado oferece cinco vagas para ampla concorrência e vagas adicionais voltadas para ações afirmativas, incluindo candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas, pessoas trans e refugiados.
O curso é estruturado em duas principais áreas de concentração: Física da Matéria Condensada e Física Teórica e Computacional. Essas linhas de pesquisa visam ao estudo avançado de fenômenos físicos aplicados, proporcionando uma formação sólida em física teórica e computacional, com aplicações diretas na indústria e na inovação tecnológica.
A primeira área foca no estudo das propriedades físicas de materiais sólidos, enquanto a segunda aborda a modelagem teórica e o uso de ferramentas computacionais para resolver problemas complexos da física.
O processo de seleção será composto por três etapas principais:
- Análise do histórico: Será avaliado o desempenho acadêmico nas disciplinas fundamentais do curso de graduação, como Cálculo Diferencial e Integral, Física Geral, Mecânica Quântica, entre outras.
- Avaliação do currículo: Serão valorizadas atividades como iniciação científica, participação em eventos acadêmicos e cursos complementares relacionados à área de ciências exatas e tecnologias.
- Entrevista: A entrevista será realizada remotamente e tem como objetivo avaliar a adequação do candidato ao curso, bem como sua fundamentação teórica em tópicos de física avançada. Durante a entrevista, será discutido como o mestrado se encaixa no projeto acadêmico e profissional do candidato.
Além das cinco vagas de ampla concorrência, o PPGFISA reserva três vagas adicionais para candidatos negros e pessoas com deficiência, uma vaga para indígenas, uma para quilombolas, uma para pessoas trans, e uma para refugiados ou solicitantes de refúgio com visto humanitário.
As inscrições devem ser feitas online, até 28 de novembro de 2024. É necessário preencher o formulário de inscrição e anexar documentos como diploma de graduação, histórico e currículo. A entrega de uma carta de recomendação, assinada por um professor doutor da área, também é obrigatória.
Os candidatos selecionados deverão se matricular em março de 2025, com início das aulas previsto para o dia 3 do mesmo mês.
Fonte: Ascom
* As informações de nosso Blog são de propriedade das intituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário