A Parceria Europeia para Segurança Hídrica – Water4All lançou a chamada transnacional conjunta Water for Circular Economy 2024.
A iniciativa conta com a adesão de 36 agências de financiamento da Europa e de países parceiros da União Europeia, incluindo o Brasil. Com orçamento global previsto de aproximadamente 36 milhões de euros, a chamada apoiará projetos colaborativos de pesquisa e inovação para melhorar a segurança hídrica a longo prazo.
As propostas de pesquisa e inovação submetidas à chamada devem abordar pelo menos um dos seguintes temas:
1 – Melhoria da circularidade da água nas indústrias;
2 – Circularidade da água urbana;
3 – Recuperação e valorização de recursos;
4 – Implicações econômicas, ambientais e sociais da reutilização da água e produtos recuperados.
Em consonância com os objetivos estratégicos da Water4All, os resultados da chamada devem contribuir para a implementação de políticas e estratégias de gestão da água, globais, da União Europeia e nacionais, baseadas em evidências, incluindo o Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal), a Diretiva-Quadro da Água da União Europeia, a Transição Justa e a agenda de ações pela água dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Fomento de agências brasileiras
No Brasil, a Water4All é apoiada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), e os projetos colaborativos de pesquisa aprovados serão financiados pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes da chamada (vide listagem abaixo). A iniciativa também tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
- Fundação Araucária (Paraná)
- FACEPE (Pernambuco)
- FAPDF (Distrito Federal)
- FAPEAL (Alagoas)
- FAPEAM (Amazonas)
- FAPEAP (Amapá)
- FAPEMA (Maranhão)
- FAPEMAT (Mato Grosso)
- FAPEMIG (Minas Gerais)
- FAPEPI (Piauí)
- FAPERGS (Rio Grande do Sul)
- FAPERJ (Rio de Janeiro)
- FAPES (Espírito Santo)
- FAPESB (Bahia)
- FAPESC (Santa Catarina)
- FAPESP (São Paulo)
- FAPESPA (Pará)
- FAPESQ (Paraíba)
- FAPT (Tocantins)
- FAPERR (Roraima)
- FUNDECT (Mato Grosso do Sul)
Os candidatos brasileiros devem consultar as regras específicas de elegibilidade e modalidades de participação das respectivas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à chamada na página 13 do documento “National/Regional Regulations”, disponível para download aqui.
Cronograma
- Lançamento da chamada: 12 de setembro de 2024;
- Prazo para envio de pré-propostas: 13 de novembro de 2024;
- Prazo para envio de propostas completas: 29 de abril de 2025;
- Início dos projetos: final de 2025 e início de 2026.
Fonte: Ascom/Confap
* As informações de nosso Blog são de propriedade das intituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário