13 de julho de 2024

IFMA: Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

 


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA torna pública a abertura das inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.  

O curso tem como objetivo oferecer formação continuada para professores e profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado - AEE, prioritariamente no contexto das salas de recursos e na rede pública de ensino, possibilitando o aprimoramento de conhecimentos e saberes que promovam o desenvolvimento dos estudantes público da Educação Especial (EPAEE) no contexto escolar.  

O curso tem carga horária de 180 horas e será dividido em seis módulos. As aulas serão realizadas de forma presencial, nos finais de semana dos meses de agosto a dezembro. Cada módulo terá carga horária de 30 horas, sendo 20 horas cumpridas de forma presencial e 10 horas de forma remota.  

Para conclusão do curso e recebimento do certificado, o aluno deverá ter presença em, no mínimo, 75% das aulas e realizar a entrega das atividades solicitadas.  

Serão oferecidas 700 vagas, sendo 70 vagas por campus, prioritariamente para professores ou profissionais que atuam com Atendimento Educacional Especializado - AEE, no contexto das salas de recursos e na rede pública de ensino. 

As inscrições serão realizadas através do formulário eletrônico até o dia 05.08.2024 (até as 18h).  

Os candidatos serão classificados por ordem de inscrição, obedecendo a seguinte ordem de preferência:  

a) professores ou profissionais que atuam, prioritariamente, com AEE no contexto das salas de recursos e na rede pública de ensino;  

b) professores e profissionais que atuam com AEE em escolas privadas ou que, apesar de não terem vínculo profissional atual, tenham atuado neste contexto nos últimos dois anos;

c) professores e profissionais da educação que atuam em educação especial, como intérpretes de libras, transcritores de textos Braille, tutores, acompanhantes terapêuticos, cuidadores, psicopedagogos, entre outros;  

d) professores e profissionais da educação em geral. 

A classificação final dos candidatos aprovados será feita por ordem crescente de pontuação.  

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