O Ministério das Relações Exteriores (MRE) publicou a portaria que autoriza a realização da edição 2024 do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), com vistas ao provimento de 50 cargos na classe de terceiro-secretário, o primeiro nível da carreira de diplomata, que tem um salário de R$ 20.926,98.
A primeira fase do concurso consistirá em uma prova objetiva, de caráter eliminatório, composta de questões de:
- Língua Portuguesa;
- História do Brasil;
- História Mundial;
- Geografia;
- Língua Inglesa;
- Política Internacional;
- Economia;
- Direito.
A segunda fase do concurso consistirá em provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, composta de questões de:
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- História do Brasil;
- Política Internacional;
- Geografia;
- Economia;
- Direito;
- Língua Espanhola ou Língua Francesa.
Diferentemente dos anos anteriores, não deve acontecer uma terceira fase. Outra alteração nesta edição do concurso é a possibilidade de escolha entre as disciplinas francês e espanhol para a realização da prova da segunda língua estrangeira, sendo que anteriormente, era necessário fazer as provas dos dois idiomas.
O edital, que deve contar com todos os detalhes sobre a realização do concurso, deve ser publicado em breve. E, segundo a portaria, o prazo de realização da primeira prova, com relação à data de publicação do edital, será reduzido para dois meses. Esta redução deve-se à necessidade de que a data de conclusão do concurso seja compatível com o planejamento de atividades do Ministério das Relações Exteriores e do Instituto Rio Branco em 2024 e 2025.
Para novas oportunidades acesse nosso grupo gratuitamente:
Nenhum comentário:
Postar um comentário