A Universidade Federal de Santa Catarina, por meio da Universidade Aberta do Brasil, torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo para contratação de Professores Formadores, para a atuação como orientadores de Trabalho de Conclusão de Curso, UAB/CAPES, no Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional.
São atribuições do Professor formador:
- a) Desenvolver as atividades docentes na formação de alunos mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no projeto do curso;
- b) Participar das atividades de docência referentes à orientação na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
- c) Elaborar material orientador para ser disponibilizado no Moodle;
- d) Participar de atividades de capacitação desenvolvidas na Instituição de Ensino, quando houver e for convocado;
- e) Coordenar as atividades acadêmicas dos tutores atuantes no apoio aos cursistas durante a elaboração do TCC;
- f) Desenvolver o sistema de avaliação de estudantes, mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no projeto do curso;
- g) Orientar os alunos em relação as atividades de pesquisa vinculadas ao TCC, incluindo os procedimentos éticos;
- h) Preparar os cursistas para apresentação presencial do TCC no polo, conforme cronograma estabelecido pelo curso;
- i) Acompanhar por videoconferência a apresentação do TCC que acontecerá no polo;
- j) Orientar o cursista em relação a entrega da versão final do TCC;
- k) Elaborar relatórios mensais sobre as atividades de ensino no âmbito de suas atribuições, para encaminhamento à DED/CAPES/MEC, ou quando solicitado.
Cada professor formador poderá orientar até 10 cursistas e receberá bolsa pelo período de 02 (dois) meses.
São requisitos para as candidaturas:
- Ter graduação em licenciatura, psicopedagogia ou psicologia e titulação mínima em nível de mestrado.
- Comprovar experiência mínima de 3 (três) anos como docente no magistério superior para recebimento da bolsa de Professor Formador I ou experiência comprova mínima de 1 (um) ano no magistério superior para recebimento da bolsa de Professor Formador II.
- Atender à Lei nº 11.273 de 6/2/2006, à Portaria MEC nº 1.243, de 30 de dezembro de 2009, à Portaria Conjunta CAPES/CNPq nº 2, de 22 de julho de 2014, à Portaria CAPES nº 183, de 21 de outubro de 2016, que regulamenta as diretrizes para concessão e pagamento de bolsas aos participantes da preparação e execução dos cursos e programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e à Portaria CAPES nº 102, de 10 de maio de 2019.
- Ter disponibilidade e condições para trabalho on-line (por webconferências).
- Ter disponibilidade para participar de reuniões de capacitação on-line, a serem ministradas pela UFSC em datas e horários a serem definidos pela coordenação do curso e do Núcleo UAB/SEAD.
- Não possuir pendência de prestação de contas referente a bolsas recebidas anteriormente pela UAB/UFSC.
O formulário de inscrições deverá ser preenchido até o dia 21 de maio, anexando, no campo correspondente, os documentos citados no edital.
O processo seletivo compreenderá uma etapa: Análise de documentos. A classificação do processo seletivo obedecerá à ordem decrescente do total de pontos obtidos.
As bolsas do Sistema UAB serão concedidas de acordo com critérios e modalidades gerais dispostas a seguir, enquanto exercer a função, conforme disposto na Portaria nº 183, de 21 de outubro de 2016, da Capes:
a) Professor Formador I: valor de R$ 1.850,00 (um mil e oitocentos e cinquenta reais) concedido para atuação em atividades típicas de ensino, participantes de projetos de pesquisa e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica no âmbito do Sistema UAB, sendo exigida experiência de 3 (três) anos no magistério superior;
b) Professor Formador II: valor de R$ 1.550,00 (um mil e quinhentos e cinquenta reais) concedido para atuação em atividades típicas de ensino de desenvolvimento de projetos e de pesquisa, relacionadas aos cursos e programas implantados no âmbito do Sistema UAB, exigida formação mínima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário