9 de março de 2024

UFRRJ: Doutorado Acadêmico em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas

 


O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) torna pública a abertura do Edital de Seleção para a turma de 2024 na modalidade Doutorado Acadêmico em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas.  

O PPGDT é um programa multicampi (Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios) e multicêntrico (Brasil, Argentina e México), classificado com nota 4 na Quadrienal 2017/2020). Nossa missão é produzir e disseminar conhecimento na área do planejamento urbano e regional e contribuir para a qualificar profissionais que irão atuar no planejamento do território, urbano, periurbano ou rural, relacionando às respectivas políticas públicas que incidem nos mesmos, bem como, estimular a consciência crítica que contribua para o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão comprometidos com a reflexão das questões multidimensionais inerentes ao planejamento territorial. 

Área de Conhecimento: Planejamento Urbano e Regional e Demografia (PLURD)

Linha de pesquisa 1 – Desenvolvimento e Políticas Públicas: visa fomentar projetos que envolvam o debate teórico e analítico das complexas e multidimensionais questões do desenvolvimento em sua dinâmica espacial-territorial, buscando capacitar seus pesquisadores no ciclo de políticas públicas que não negligenciem tal dimensão. 

Linha de pesquisa 2 – Sustentabilidade e Territorialidades: visa compreender os processos de transformação espacial e suas implicações sobre o desenvolvimento territorial a partir de arcabouço teórico e analítico para os estudos socioambientais referenciados na sustentabilidade em suas diversas dimensões.  

Linha de Pesquisa 3 Linha de Pesquisa 3 – Planejamento e Gestão Territorial: Considera os impactos da globalização na perspectiva das questões urbanas, rurais e regionais do contexto geográfico mais próximo – dos territórios circunvizinhos e da área metropolitana em que se insere – priorizando a redução das assimetrias regionais e intrarregionais e o atravessamento de processos de participação, cooperação e inclusão social envolvidos no planejamento e gestão de políticas públicas para o desenvolvimento territorial. 

O curso de doutorado do PPGDT abre vagas para candidatos brasileiros e estrangeiros, visando a formação de profissionais de alto nível na área PLURD, que estejam engajados no tripé ensino-pesquisa e extensão e busquem preferencialmente o desenvolvimento de projetos no âmbito Sul-Sul.  

O(a) candidato(a) deverá ter obtido o título de Mestre em qualquer uma das áreas do conhecimento ligadas às Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. 

Será ofertado um total de 10 (dez) vagas, podendo variar esse número de acordo com os resultados do processo seletivo e a disponibilidade de orientação, não restando ao PPGDT a obrigação de preencher todas as vagas.  

As inscrições serão realizadas no período de 31/03/2024, até as 23h59min (Horário de Brasília) de 30/04/2024. As inscrições deverão ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA/UFRRJ).  

Etapas do Processo de Seleção O processo de seleção será dividido em cinco etapas, conforme detalhado a seguir: 

  • Homologação das inscrições. 
  • Análise da Proposta de Pesquisa (máximo 100 pontos) – classificatória e eliminatória. 
  • Análise do Curriculum Lattes (máximo 100 pontos) 
  • Avaliação Oral (máximo 100 pontos) – caráter classificatório e eliminatório. 
  • Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (EPI - Inglês e EPE - Espanhol) 

O(a)s candidato(s)s aprovado(a)s deverão enviar e-mail a secretaria do curso manifestando interesse de ingresso até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 05/07/2024, sendo considerados desistentes, caso não o façam. A vaga disponibilizada passa ao candidato(a) seguinte da lista de espera que receberá e-mail que deve ser respondido em até 48 horas, confirmando interesse. 


Para novas oportunidades acesse nosso grupo gratuitamente: 



Acesse o edital


Veja também: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário