27 de julho de 2021

SEECT/PB seleciona professores bolsistas para o Programa Celso Furtado

 


O GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, institui normas relativas considerando a realização da SELEÇÃO DE ESPECIALISTAS/PESQUISADORES(AS) PARA O PROGRAMA CELSO FURTADO DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, no ano letivo de 2021.

O PROGRAMA CELSO FURTADO DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), com o objetivo principal de proporcionar às unidades escolares da Rede Estadual de Educação um aprofundamento na obra do economista paraibano Celso Monteiro Furtado, bem como de fomentar ações de desenvolvimento regional, integrando escola e a comunidade local.

O PROGRAMA CELSO FURTADO DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL possui os seguintes objetivos:

  • Aproximar os estudantes matriculados na Rede Estadual de Ensino da vida e obra de Celso Furtado, buscando estimular o interesse por elementos históricos e econômicos que perpassam a realidade brasileira, utilizando-os como base para promover reflexões sobre o contexto em que se encontra cada unidade escolar, identificando problemáticas e propondo soluções;
  • Fomentar ações que promovam o encontro entre o Projeto de Intervenção Pedagógico (PIP) das unidades escolares que ofertam os anos Finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (ciclos IV, V e VI) da rede estadual de ensino da Paraíba e experiências práticas contextualizadas de desenvolvimento de tecnologias sociais para solução de problemáticas locais;
  • Por meio de realização de fóruns, consultorias e/ou outras ações formativas, promover a articulação entre a Educação Básica e o Ensino Superior, como forma de estabelecer espaços de promoção do desenvolvimento regional econômico e social, aproximando os saberes provenientes das pesquisas acadêmicas fundamentadas a partir das obras de Celso Furtado, bem como projetos de extensão centrados em tecnologias sociais desenvolvidas no âmbito das Instituições de Ensino Superior da Paraíba, das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas da Rede Estadual de Ensino;
  • Promover ações que estimulem a divulgação científica das produções acadêmicas fundamentadas nas obras de Celso Furtado, considerando a importância histórica dos seus estudos e aplicabilidade atual em diferentes contextos de inovação e desenvolvimento de soluções para problemáticas locais;
  • Apoiar a utilização das tecnologias sociais e digitais como ferramentas que servem como suporte para atividades pedagógicas e que, de forma articulada, deverão impulsionar a busca por soluções locais e inovadoras para desafios vivenciados pela escola e pela comunidade, seja em tempos de pandemia ou ao longo da vivência do "novo normal";
  • Identificar o protagonismo juvenil no âmbito da produção de tecnologias sociais da rede estadual de ensino, como elemento de um projeto de vida possível para ser trilhado de forma articulada com novos projetos de sociedade;
  • Incentivar pesquisas sobre as contribuições das obras de Celso Furtado para o desenvolvimento regional e local, capazes de dialogar com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).
  • Articular, por meio do fomento a projetos interdisciplinares, a implementação das propostas curriculares do ensino fundamental e médio na Paraíba, promovendo as dez competências gerais pontuadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), além de possibilitar vivências em sintonia com o Novo Ensino Médio na Paraíba.

Cada projeto a ser submetido ao PROGRAMA CELSO FURTADO DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL deverá estar vinculado a uma Trilha de Conhecimento. Cada trilha busca atender aspectos diferenciados das temáticas relacionadas à vida e obra de Celso Furtado, assim como à Agenda 2030 da ONU.

As Trilhas de Conhecimento irão permitir aos(às) estudantes e professores(as) observar a realidade e propor soluções para problemáticas locais, conectando o pensamento de Celso Furtado à Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, será possível partir da compreensão global dos desafios para o desenvolvimento das sociedades, contextualizando-os, a fim de propor soluções inovadoras para as problemáticas locais.

        Destaca-se que as Trilhas do Conhecimento são eixos didáticos que agrupam os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em grandes temas. A proposta dessa divisão é articular a proposta do pensar regional, trazido na obra de Celso Furtado, com a territorialização da Agenda 2030, em virtude da aproximação entre pensar formas de desenvolvimento que sejam inclusivas e relevantes para o local. Desse modo, temos as seguintes Trilhas:

  • Bem-estar socioambiental: viver, morar, aprender, cuidar, incluir e interagir ODS 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; ODS 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; ODS 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; ODS 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável; ODS 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;
  • Desenvolvimento regional sustentável: ideias inovadoras que integrem economia e o meio ambiente, de maneira ética e sustentável. ODS 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; ODS 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos; ODS 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos; ODS 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos; ODS 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; ODS 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
  • Instituições eficazes: como aperfeiçoar nossas instituições e torná-las mais eficientes e inclusivas? O foco deve estar em ações voltadas para os Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), a mídia e o terceiro setor. ODS 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; OSD 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles; ODS 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; ODS 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos; ODS 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis; ODS 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

        Para compor a Equipe de Especialistas/Pesquisadores(as) serão selecionados(as), através deste edital, 20 especialistas, a serem distribuídos pelas 03 Trilhas do Conhecimento supracitadas. Os especialistas selecionados serão responsáveis por realizar consultorias periódicas e auxiliar as equipes participantes do Programa, principalmente no processo de articulação entre os estudos de Celso Furtado, a Agenda 2030 e os 17 ODS e a aplicabilidade do projeto a ser desenvolvido no âmbito escolar.

Os(As) especialistas/pesquisadores(as) selecionados(as) deverão dedicar 10h semanais para atividades no âmbito do PROGRAMA CELSO FURTADO DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, devendo essas 10h serem organizadas de acordo com uma agenda na qual as equipes poderão solicitar previamente consulta com os(as) especialistas (preferencialmente através de videoconferência).

Os pré-requisitos para a escolha dos(as) especialistas/pesquisadores(as) serão:

Serem graduados(as) a Programas de Graduação e/ou Pós-Graduação em Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, nas seguintes áreas de conhecimento: Desenvolvimento Regional, Relações Internacionais, Políticas Públicas, Administração, Economia, Educação, Ecologia e Conservação, Ciência e Tecnologia Ambiental, Biodiversidade, Ciência Política, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Geociências, Economia do Setor Público, Energias Renováveis, Sociologia, História, Geografia, Administração Pública, Recursos Naturais, Biologia, Química, Gestão Pública, Nutrição e Afins.

    Está vetada a participação de professores e servidores da Rede Estadual de Educação (Nível: Educação Básica. Etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) na equipe de especialistas, por caracterizar conflito de interesses no certame.

Será concedida uma bolsa a cada especialista selecionado(a), no valor de R$800, conforme Categoria:

Especialista Trilha I R$ 800,00

Especialista Trilha II R$ 800,00

Especialista Trilha III R$ 800,00

São atribuições específicas dos (as) especialistas/pesquisadores (as):

  • Acompanhar as equipes, disponibilizando sua agenda para realizar reuniões (de preferência por videoconferências) para o acompanhamento dos projetos;
  • Atuar na consultoria e ajustes dos projetos que serão elaborados pelas equipes;
  • Participar ativamente das ações formativas ao longo da etapa escolar, tais como as edições do Fórum Celso Furtado e outras atividades pedagógicas correlatas;
  • Compor a comissão de avaliação do Programa, colaborando com a escolha das equipes finalistas que participarão da Etapa Estadual;
  • Realizar um relatório individual das atividades feitas ao longo da atuação no Programa;

A inscrição dos(as) especialistas/pesquisadores(as) deverá ser realizada no endereço eletrônico, respeitando o período especificado entre 27 de Julho a 30 de julho de 2021, incluindo o preenchimento do formulário de inscrição que será disponibilizado no endereço eletrônico.

 Documentação a ser anexada no ato de inscrição, em formato PDF:

- Carta de intenção, cujo modelo está no Edital;

- Documento de Identidade (RG ou CNH);

- Comprovante de residência; - Diploma, certificado ou declaração de matrícula em programa Stricto Sensu -(Mestrado e/ ou Doutorado);

- Link do Currículo Lattes atualizado em no máximo 07 dias antecedentes ao período de inscrição;

- Documentos comprobatórios que atestem os dados do Currículo Lattes.

A homologação da participação das equipes será divulgada no endereço eletrônico na página Paraíba Educa, no período estabelecido no edital.

O resultado final será divulgado no Diário Oficial do Estado - DOE e na Plataforma PARAÍBA EDUCA, seguindo o cronograma estabelecido no edital.

Para outras oportunidades iguais a esta acesse nosso grupo e receba sempre que sair novo edital. 

 


                     

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