25 de fevereiro de 2021

UFPB: Mestrado e Doutorado em Linguística

 



            O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) torna público o Edital que regula as condições de ingresso, por meio de Processo Seletivo, no Programa de Pós-graduação, em nível de Mestrado e Doutorado, ano letivo 2021. O Programa oferece 41 vagas de Mestrado e 38 vagas de Doutorado, distribuídas entre as duas áreas de concentração e as seis linhas de pesquisa, conforme descritas abaixo:

 

Área de concentração 1: Teoria e Análise Linguística

 

Linha de pesquisa 1: Diversidade e Mudança Linguística

Número total de vagas:  

08 para o Mestrado

07 para o Doutorado

 

Linha de pesquisa 2: Linguagem, sentido e cognição

Número total de vagas:  

02 para o Mestrado

03 para o Doutorado

 

Linha de pesquisa 3: Aquisição de Linguagem e Processamento Linguístico

Número total de vagas:  

11 para o Mestrado

13 para o Doutorado

 

Área de concentração 2: Linguística e Práticas Sociais

 

Linha de pesquisa 1: Linguística Aplicada

Número total de vagas:  

08 para o Mestrado

05 para o Doutorado

 

Linha de pesquisa 2: Discurso e Sociedade

Número total de vagas:  

10 para o Mestrado

07 para o Doutorado

 

Linha de pesquisa 3: Oral/escrito: práticas institucionais e não institucionais

Número total de vagas:  

02 para o Mestrado

03 para o Doutorado

 

 

            A inscrição deverá ser feita no período de 23 de março a 02 de abril de 2021, exclusivamente por meio da plataforma SIGAA. Toda a documentação comprobatória ao Processo Seletivo é de responsabilidade do/a candidato/a e deverá ser postada em formato PDF, diretamente na plataforma SIGAA, conforme o requerido por tal plataforma.

            A homologação das inscrições, com base na análise da documentação apresentada, caberá à Coordenação do Programa.

            O pagamento da taxa de inscrição para o Processo Seletivo, no valor de R$ 85,93 (oitenta e cinco reais e noventa e três centavos), será feito exclusivamente no Banco do Brasil, mediante utilização de Guia de Recolhimento da União (GRU), a ser preenchida pelo/a candidato/a ou por seu/sua procurador/a, com as informações de preenchimento disponíveis no site do PROLING: www.cchla.ufpb.br/proling.


Editais Ensino Superior 


         

            Para efetuar a inscrição, o/a candidato/a ao Mestrado ou ao Doutorado deverá postar na plataforma SIGAA os seguintes documentos digitalizados:

  • Requerimento ao coordenador do PROLING, solicitando a inscrição no Processo Seletivo, conforme modelo.
  • Formulário de inscrição, disponível no site do Programa www.cchla.ufpb.br/proling, devidamente preenchido, acompanhado de uma fotografia 3x4 digitalizada e posicionada no espaço indicado no formulário.
  • Diploma de graduação, desde que outorgado por instituição credenciada pelo CNE/MEC; ou diploma de graduação emitido por IES estrangeira, devidamente revalidado nos termos da lei; ou declaração que comprove estar o/a candidato/a em condições de concluir o curso de graduação antes da matrícula institucional do curso de Mestrado.
  • Para o/a candidato/a ao Doutorado, diploma de Mestrado ou documento equivalente, ou outro que comprove estar o/a candidato/a em condições de concluir o curso de Mestrado antes da matrícula institucional do curso de Doutorado.
  • O/A candidato/a ao Doutorado aprovado/a no Processo Seletivo e que ainda não tenha defendido a dissertação de Mestrado deverá apresentar ata e certidão de defesa à Secretaria do PROLING no momento da matrícula institucional, sob pena de perder a vaga.
  • Excepcionalmente, o Colegiado do Programa poderá conceder direito à matrícula ao/à candidato/a ao Doutorado que ainda não possua a documentação referida, desde que o/a candidato/a entre com processo na Secretaria do PROLING respeitando o prazo máximo de 10 dias corridos e anteriores à data de início das matrículas de alunos regulares; e desde que a data máxima para a efetivação da matrícula do/a candidato/a não ultrapasse o que é previsto no Art. 23, § 5°, do Regulamento Interno do PROLING.
  • Histórico Escolar da Graduação, para candidato/a ao Mestrado; e Histórico Acadêmico do Mestrado, para candidato/a ao Doutorado.
  • Curriculum Lattes (com documentos comprobatórios digitalizados) ou similar, relativo à produção dos últimos três anos – 2018 a 2020, além do ano corrente (2021) –, conforme §3º do Art. 44 da Resolução nº 79/2013 do Consepe, seguindo a ordem dos itens que constam na ficha de avaliação. No caso de capítulos de livros e de artigos publicados em anais ou em periódicos, deverão ser anexadas cópia do sumário, da ficha catalográfica (para livros) e da página inicial e final do trabalho publicado.
  • Podem servir como documentos comprobatórios da produção apresentada no Curriculum Lattes cartas de aceite de artigos em periódicos com qualis ou declaração de editoras de livros ou capítulos de livro no prelo.
  • Carteira de Identidade, CPF e documentos que provem estar o candidato em dia com as obrigações militares e eleitorais e a candidata em dia com as obrigações eleitorais, no caso de candidatos/as brasileiros/as, e dos documentos exigidos pela legislação específica, no caso de candidatos/as estrangeiros/as.
  • Projeto de pesquisa para candidato/a ao Mestrado ou Doutorado, elaborado de acordo com as instruções contidas neste Edital. O projeto de pesquisa deve indicar a área de concentração, a linha de pesquisa e o/a orientador/a pretendidos/as, bem como adequar-se obrigatoriamente a um dos temas apresentados no Anexo.
  • A indicação da área de concentração, da linha de pesquisa e do/a orientador/a de que trata o item 3.8 serve apenas para nortear a alocação de candidatos/as aprovados/as nas vagas ofertadas pelos/as professores/as orientadores/as, não gerando, de forma alguma, vínculo obrigatório entre o/a candidato/a e a área de concentração, a linha de pesquisa ou o/a orientador/a indicados/as.
  • O/A candidato/a deverá informar, no formulário de inscrição (Anexo 3), outras duas linhas de pesquisa que lhe interessem, dentre as existentes no Programa.
  • Proficiência em língua estrangeira.
  • Candidato/a ao Mestrado: (a) documento comprobatório de aprovação com nota mínima 7,0 (ou certificação equivalente a essa nota) em exame de verificação da capacidade de leitura e interpretação em uma das três línguas estrangeiras aceitas pelo PROLING (língua espanhola, língua francesa ou língua inglesa), realizado em instituições de nível superior, reconhecidas pelo CNE/MEC, na vigência de até cinco anos (a partir de 2016); ou (b) um dos seguintes certificados: FCE (Cambridge First Certificate in English), CAE (Cambridge Certificate of Advanced English), CPE (Cambridge Certificate of Proficiency in English), TOEFL IBT (a partir de 57 pontos), TOEFL ITP (a partir de 474 pontos), IELTS (a partir de 4.5 pontos), TOEIC (a partir de 550 pontos), DELE (a partir do nível B1), CELU (a partir do nível intermediário), TEF da Câmara de Comércio e Indústria de Paris (a partir do nível B1), TCF do Centre International d'Études Pédagogiques do Ministério da Educação Francês (a partir do nível B1), DELF (a partir do nível B1), DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française), entre outros, considerando a validade do certificado. Não serão aceitos diplomas de cursos de graduação ou pós-graduação em línguas estrangeiras.
  • Candidato/a ao Doutorado: (a) documento comprobatório de aprovação com nota mínima 7,0 (ou certificação equivalente a essa nota) em exame de verificação da capacidade de leitura e interpretação em duas das três línguas estrangeiras aceitas pelo PROLING (língua espanhola, língua francesa ou língua inglesa), realizado em instituições de nível superior, reconhecidas pelo CNE/MEC, na vigência de até cinco anos (a partir de 2016); ou (b) um dos seguintes certificados: FCE (Cambridge First Certificate in English), CAE (Cambridge Certificate of Advanced English), CPE (Cambridge Certificate of Proficiency in English), TOEFL IBT (a partir de 57 pontos), TOEFL ITP (a partir de 474 pontos), IELTS (a partir de 4.5 pontos), TOEIC (a partir de 550 pontos), DELE (a partir do nível B1), CELU (a partir do nível intermediário), TEF da Câmara de Comércio e Indústria de Paris (a partir do nível B1), TCF do Centre International d'Études Pédagogiques do Ministério da Educação Francês (a partir do nível B1), DELF (a partir do nível B1), DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française), entre outros, considerando a validade do certificado. Não serão aceitos diplomas de cursos de graduação ou pós-graduação em línguas estrangeiras.
  • Os documentos comprobatórios de proficiência em língua estrangeira poderão ser apresentados pelo/a candidato/a à Coordenação do PROLING até a data de sua matrícula nos cursos de Mestrado ou Doutorado, de acordo com as datas estabelecidas no Edital.
  • Para candidato/a estrangeiro/a (Mestrado e Doutorado), será exigida a apresentação de documento comprobatório em exame de proficiência em língua portuguesa (Exame CELPE-BRAS ou equivalente, de acordo com a Portaria Interministerial de nº 16, de 3 de outubro de 2018), aplicado em território nacional ou fora dele, certificando um dos quatro níveis de proficiência: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.
  • O cumprimento do requisito expresso no item 3.10 não exclui a observância, pelo/a candidato/a estrangeiro/a, do requisito expresso no item 3.9. Caso a língua oficial do país desse/a candidato/a seja uma das três línguas estrangeiras aceitas pelo PROLING (língua espanhola, língua francesa ou língua inglesa), ele/a ficará desobrigado/a a apresentar documento comprobatório relacionado a essa língua estrangeira.
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição; ou comprovante de isenção. Comprovação de publicação de dois trabalhos (artigos em periódicos com qualis; livro, organização de livro ou capítulo de livro com ISBN; trabalhos completos em anais de eventos), somente para o/a candidato/a ao Doutorado.

            O Processo Seletivo será conduzido pela Comissão Geral de Seleção e por Comissões Específicas de Seleção. Um/a mesmo/a docente poderá participar de mais de uma Comissão Específica de Seleção.

            O Processo Seletivo de Mestrado e de Doutorado constará de três etapas obrigatórias, de caráter eliminatório e/ou classificatório, a saber: ETAPA 1 – análise do projeto de pesquisa (eliminatória); ETAPA 2 – defesa do projeto de pesquisa (eliminatória e classificatória); ETAPA 3 – análise do currículo (classificatória). As duas últimas etapas terão atribuição de nota.

            Será considerado/a aprovado/a no Processo Seletivo o/a candidato/a cujo projeto for considerado apto (ETAPA 1) e cuja nota obtida na defesa do projeto de pesquisa for igual ou superior a 7,00 (ETAPA 2). A nota final do/a candidato/a no Processo Seletivo equivalerá à média ponderada entre as notas da ETAPA 2 (peso 7) e da ETAPA 3 (peso 3).

            A divulgação dos resultados das etapas e do resultado final do Processo Seletivo será feita no site: www.cchla.ufpb.br/proling. Será garantido ao/à candidato/a o direito de entrar com pedido de reconsideração do resultado de cada etapa do Processo Seletivo, bem como de interpor recurso ao resultado final, obedecendo aos prazos estabelecidos no calendário.


Gostou? Escolha o canal que deseja receber novas oportunidades: 

                     

Faça sua inscrição: 



Baixe o edital: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário