25 de outubro de 2012

Picuiense ministra aula na Universidade da Cidade de Nova York




Nesta quinta (25) o gestor da Escola Estadual Professor Lordão e professor de história, Robson Rubenilson, teve a oportunidade de ministrar uma aula sobre educação multicultural no Brasil, para alunos de pós graduação da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY),  a maior Universidade urbana dos EUA.
A aula fazia parte do curso de pós graduação do curso de educação multicultural da CUNY. Robson foi convidado pelo professor de seu anfitrião, que faz parte do seminário internacional em gestão escolar que participa desde 10 de novembro nos EUA.  O curso tem como objetivo orientar professores americanos no tratamento com as diferenças culturais em sala de aula, visto que Nova York é uma cidade que recebe pessoas das mais diferentes nacionalidades/culturas: Latinos, Africanos, Árabes,  Europeus,  asiáticos, etc.
A aula discutiu sobre a formação do povo brasileiro, as diferenças culturais e regionais no Brasil, Religiosidade, GLBT, indígenas, quilombolas, racismo, relativismo e imigração. Em seguida foi realizada uma explanação sobre o sistema de ensino no Brasil, com destaque para a legislação que obriga a inclusão dos temas africanos e indígenas no currículo brasileiro e uma rodada de perguntas. Como destaque a surpresa quando os professores ficaram sabendo que os alunos das instituições públicas não pagam mensalidades, visto que nos EUA apesar de ser publica se cobra uma mensalidade pela formação.
Foi uma oportunidade de compartilhar diferentes experiências e divulgar o trabalho dos professores  realizado na cidade e Estado, com a possibilidade de parceria para alunos brasileiros interessados em fazer  sua graduação ou pós graduação.



24 de agosto de 2012

Alunos da EMEF Ana Maria Gomes tem trabalhos classificados em Prêmio Nacional

Os alunos Edinaldo Araújo e Damiana Sousa da Escola Municipal Ana Maria Gomes tiveram seus trabalhos classificados na 2ª fase do XII Prêmio DENATRAN de Educação no Trânsito. O Prêmio é realizado anualmente e tem como principal objetivo incentivar a produção de trabalhos voltados ao tema trânsito.

Edinaldo Araújo e Damiana Sousa são alunos da Educação de Jovens e Adultos e retomaram seus estudos este ano e já se destacam pela desenvoltura em sala de aula. Seus trabalhos foram inscritos na categoria EJA, que precisavam trabalhar o tema Trânsito e Bebida através de uma paródia.
Durante as oficinas os alunos receberam a orientação dos professores Robson Rubenilson, Vera Braz, Fátima Cândido e Luciano Medeiros e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Igreja Evangélica o Brasil para Cristo.

6 de agosto de 2012

Comissão do Prêmio Gestão Escolar realiza visita de avaliação no Lordão.



     A Comissão responsável pela avaliação do Prêmio Gestão Escolar na Paraíba esteve presente a Escola Estadual Professor Lordão para analisar in loco as informações relatadas do dossiê da Escola. A Escola foi uma das finalistas na categoria Estadual e a avaliação faz parte dos procedimentos que indicarão a escola que representará a Paraíba na categoria nacional.

Durante a visita, a equipe do Gestão Escolar visitou as dependências da escola, conversou com professores, funcionários e com a equipe gestora para verificar de fato se todas as informações eram procedentes. Por ocasião da visita,  a escola realizava uma formação com os professores, cumprindo uma das ações do plano de melhorias, principal instrumento do Prêmio Gestão, que visa melhorar as práticas pedagógicas através de uma gestão inovadora.
     Toda a comunidade escolar vive a expectativa da divulgação do resultado, visto que além da Escola Estadual Professor Lordão, outras escolas estaduais estão classificadas como referência nesta etapa final.
     O Prêmio Gestão Escolar esta dividido por etapas: a Etapa regional, na qual a comissão regional do Prêmio classifica uma escola por gerência, que vai a etapa Estadual, na qual a comissão seleciona as melhores e a seguir a comissão de avaliação segue para as escola verificar se as informações realmente procedem. Da avaliação final da comissão sai a escola que será destaque nacional da Paraíba junto ao Prêmio.  Portanto, a Escola Estadual Professor Lordão não ganhou o Prêmio Gestão Escolar 2012, mas é uma das finalistas na categoria estadual.