2 de janeiro de 2011

Resultado Vestibular UEPB - 2011


Está marcada para a esta semana a Divulgação da 1ª listagem de candidatos classificados no vestibluar da UEPB - 2011. Você confere a listagem completa aqui, e ainda a realação dos aprovados em Picuí.

Processo Seletivo para Admissão por Transferência Voluntária - UEPB


A Universidade Estadual da Paraíba Através da Pró-reitoria de ensino de graduação publica o edital n° 014/2010 que torna público o Processo Seletivo para Admissão por Transferência Voluntária – 2011.1. Veja todas as vagas aqui

1 de janeiro de 2011

Educação: Desafios do governo Dilma



Apesar de avanços recentes, o Brasil ainda possui 9,7% de analfabetos entre a população maior de 15 anos: 14 milhões de pessoas. “Isso mostra que a alfabetização de jovens e adultos não está cumprindo seu papel. Era para esse índice ter caído mais rapidamente”, opina Jorge Abrahão, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Estudo recente do Ipea apontou a desigualdade como um dos grandes gargalos do país em educação. Grandes diferenças no índice de alfabetização também persistem, por exemplo, entre a população urbana e rural (4,4% contra 22,8%), branca e negra (5,9% ante 13,4%), e das regiões Sudeste e Nordeste (5,5% contra 18,7%).

Promessas de campanha
A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) prometeu erradicar o analfabetismo no país, por meio de ações como construção de 6.000 creches e pré-escolas, concessão de bolsa de estudos para coibir a evasão escolar e elevação para 7% do PIB dos investimentos públicos em educação, índice hoje em 4,7%.

O avanço da educação no país, avalia Ioschpe, passa pela revisão do modelo do ensino médio, que critica por “anacrônico e desinteressante” em razão do excesso de disciplinas. “Os jovens saem do ensino médio porque sabem que vão gastar muito tempo sem ter melhor perspectiva de vida”, afirma.

Prioridades e avanços
E os desafios da educação não se resumem ao analfabetismo e ao modelo de ensino médio. O movimento Todos pela Educação propõe cinco metas para o setor no país: colocar toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola (percentual atual é de 92%), ter todo aluno com alfabetização plena até os oito anos, aprendizado adequado à sua série e ensino médio concluído até os 19 anos (hoje apenas metade concluiu), em um cenário de investimento público em educação de 5% ou mais do PIB por ano.

Ainda que em meio a dificuldades, o avanço da educação no país encontra bom exemplo no sertão baiano, em Muquém do São Francisco, município de 10 mil habitantes a 710 km de Salvador.

De 2000 a 2007, a cidade avançou 212% no quesito educação do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, o melhor desempenho do país. Resultado de medidas conjuntas entre município, estado e União, como investimento em transporte escolar (o município tem 3.600 quilômetros quadrados de área, com distritos distantes até 200 quilômetros da sede da cidade), formação continuada e remuneração docente e incentivo aos alunos – o concurso “aluno nota 10” deu 14 notebooks aos estudantes que foram destaque em 2010.

Em geral, a educação brasileira avançou nos últimos 20 anos, como mostrou relatório recente do Todos pela Educação. Se em 1999, por exemplo, apenas 40,8% dos jovens de 16 anos haviam concluído o ensino fundamental, o índice saltou para 63,4% em 2009. Melhora também expressiva no ensino médio: percentual de jovens de 19 anos com ensino médio finalizado foi de 25,4% em 1999 para 50,2% em dez anos.

Desafios da universidade
No ensino superior, aponta o Ipea, o percentual da população de 18 a 24 anos matriculada subiu de 4,6% a 14,4% no intervalo de 1992 a 2009. Índice ainda tímido, afirma o instituto, fruto de problemas que permanecem: evasão e baixa taxa de conclusão nos ensinos fundamental e médio.

O Ipea destaca resultados positivos na política de ampliação do acesso à educação superior do governo do PT, decorrentes de ações como aumento de vagas em instituições federais de ensino e do crédito estudantil, além da criação do ProUni (Programa Universidade para Todos), de concessão de bolsas em faculdades privadas.

O avanço, no entanto, não ocorre sem percalços, como demonstraram as falhas operacionais nas duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado em 1998 como avaliação dos estudantes e que hoje já substitui o vestibular em quase 100 mil vagas de federais.

O avanço se deveu ainda, afirma, à criação de fundos específicos para a educação (Fundef e Fundeb) e a programas de transferência de renda como o Bolsa Escola e Bolsa Familia, que ajudaram a levar os filhos de famílias mais pobres para a escola.

Mas os desafios seguem postos para a gestão Dilma Rousseff, como mostra Valdir Maia, gestor da educação em Guaribas (PI), cidade em que 83% dos 4.401 moradores recebem Bolsa Família. “Lula fez muita coisa, mas esperamos mais investimento”, afirma.

E se depender da disposição do septuagenário morador Milton Matias, que retomou os estudos após mais de 50 anos, o futuro sugere avanços. “É importante a gente ter mais informação. Alguma coisa a gente tem que procurar.”


Fonte: g1.globo.com/adaptado

31 de dezembro de 2010

Picuí poderá ser pólo da UFCG, diz reitor



São ambiciosas as metas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para os próximos anos. Além da criação dois novos campi - um em Itaporanga e outro em Itabaiana -, e de um campus avançado em Campina Grande, no bairro das Malvinas, também estão sendo avaliadas a criação de 12 novos cursos de graduação e a implantação de 23 pólos universitários em cidades adjacentes aos campi já existentes. No total, cerca de 3.350 novas vagas anuais.

“Não podemos pensar de forma diferente”, defende o reitor Thompson Mariz. “Expandir a oferta de vagas no ensino superior para todas as micro-regiões da Paraíba é fundamental para a redução da disparidade social que nos separa de outros estados”, garante o dirigente, que instituiu, logo após a criação da UFCG, em 2002, o Plano de Expansão da universidade.

Atualmente, a UFCG é composta por sete campi (os quatro originais, mais os campi de Cuité, Pombal e Sumé), oferecendo 67 cursos de graduação, 20 mestrados e oito doutorados. Conta com 1.359 professores.

Os pólos seriam instalados em cidades paraibanas adjacentes aos campi já existentes, ou a serem criados, para a oferta de, no mínimo, dois cursos de graduação, presencial ou a distância, por pólo, totalizando uma oferta mínima de 2.300 vagas de ingresso.

As cidades a serem beneficiadas seriam Teixeira, Santa Luzia, Catolé do Rocha, São Bento, Coremas, Uiraúna, São João do Rio do Peixe, Triunfo, São José de Piranhas, Bonito de Santa Fé, Monteiro, Serra Branca, Taperoá, Boqueirão, Picuí, Barra de Santa Rosa, Piancó, Conceição, Princesa Isabel, Juripiranga, Pedras de Fogo, Queimadas e Esperança.


Adaptado de: Kennyo Alex - Ascom/UFCG

28 de dezembro de 2010

Campus IFPB/Picuí é inaugurado em Brasília


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, inauguram em Brasília, nesta segunda-feira, 27, às 15h, de forma simultânea, 31 unidades de institutos federais de educação, ciência e tecnologia em 12 estados e no Distrito Federal. A Paraíba foi contemplada com a inauguração dos campi de Monteiro e Picuí.

O reitor do Instituto Federal da Paraíba, professor João Batista de Oliveira Silva e os diretores-gerais Ricardo Lima e Silva e Verônica Lacerda Arnaud participaram do ato coletivo, em Brasília, acompanhados dos prefeitos Rubens Germano Costa de Picuí e Edna Henrique de Monteiro, além do deputado federal Luiz Couto. Acesse as fotos clicando aqui.

Nos dois municípios, as aulas começaram em setembro de 2009, em instalações provisórias. Em Picuí estão matriculados 487 alunos . As duas instituições integram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Fonte: IFPB


27 de dezembro de 2010

Presidente Lula entrega campi do IFPB em Picuí


Lula
(Foto: divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) e o ministro da Educação, Fernando Haddad vão inaugurar na segunda-feira (27), de forma simultânea, mais 31 escolas federais de educação profissional, contemplando a Paraíba e todas as regiões do país.

Na Paraíba serão inaugurados os Campi do Instituto Federal da Paraíba em Monteiro e Picuí. As duas estruturas fazem parte do plano de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, que teve a primeira fase lançada em 2005 e a segunda em 2007.


O Campus Picuí, que também iniciou suas atividades no mesmo período, mantém em funcionamento os seguintes cursos: Superior de Tecnologia em Agroecologia; Técnico Subseqüente em Mineração; Técnico Subseqüente em Manutenção e Suporte de Informática; e Técnico Integrado em Edificações e Técnico Integrado em Manutenção e Suporte de Informática. O campus atende cerca de 500 alunos em 13 turmas distribuídas nos três turnos.

O IFPB será representando no evento pelo reitor João Batista de Oliveira Silva, os diretores-gerais dos campi Verônica Lacerda Arnaud (Campus Picuí), Ricardo Lima e Silva (Campus Monteiro) e os prefeitos Rubens Germano Costa e Edna Henrique.

“Em oito anos mais que dobramos o tamanho e a capacidade da rede federal. Saímos de 140 para 354 escolas e de 140 para 348 mil matrículas. Todas as regiões foram beneficiadas com cursos técnicos e de tecnólogo”, destacou Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional do MEC.


Da ascom IFPB

18 de dezembro de 2010












Parabéns
aos primeiros alunos aprovados 2010, da Escola Municipal Ana Maria Gomes, para o
CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM AGROPECUÁRIA e AGROINDÚSTRIA do
COLÉGIO AGRÍCOLA VIDAL DE NEGREIROS CAMPUS III – BANANEIRAS-PB


Nosso sinceros parabéns pelo esforço e dedicação aos estudos e que esta nova fase possa ser tão vitoriosa e feliz quanto foi sua brilhante passagem pela Escola Municipal Ana Maria Gomes. Parabéns!

veja a relação:

Allamy Jorge Luciano Fernandes de Farias
Djair Alves da Mata
José Fernando Oliveira Dantas
Raiane Ferreira Lira