22 de outubro de 2009

Conteúdo para 1ª avaliação 4º IDES/CCDES

9º ANO

  • O POPULISMO: JK, JÂNIO QUADROS, JOÃO GOULART E O GOLPE MILITAR ( MÓDULO 3, PÁG. 30-34);

1º ANO

  • BAIXA IDADE MÉDIA ( MÓDULO 3, PÁG. 16-20) e
  • RENASCIMENTO CULTURAL ( MÓDULO 4, PÁG. 01-06).

2º ANO

  • NAPOLEÃO BONAPARTE ( MÓDULO 4, PÁG. 01-05)

3º ANO

  • O POPULISMO E A DITADURA MILITAR ( MÓDULO 3 e 4)

19 de outubro de 2009

Como elaborar meu telejornal escolar

Telejornal digital – o aluno como produtor de informação

O trabalho com telejornal digital na escola coloca o aluno em contato com múltiplas linguagens, possibilitando que ele desenvolva diversas formas de expressão, em situações de comunicação real. É uma possibilidade de trabalhar, ao mesmo tempo, a escrita, a oralidade e a expressão corporal, além de possibilitar a cooperação e o reconhecimento às produções dos colegas.
A produção de um telejornal da escola permite ao aluno ser produtor de informação e não só consumidor. Permite, ainda, situações reais de leitura e escrita, possibilitando a observação e reflexão sobre o mundo a sua volta.
Esse tipo de atividade também pode suprir a necessidade dos alunos por novidades, ao gerar diferentes fontes de conhecimento, além de ser uma possibilidade de conhecer melhor a realidade escolar e vivenciá-la de uma forma mais dinâmica.

  • PÚBLICO-ALVO: Alunos do Ensino Ensino Fundamental e Médio

    OBJETIVOS:
    · Usar com autonomia o processador de texto (Word), a máquina digital e o Windows Movie Maker.
    · Vivenciar a produção de informação.
    · Ampliar a reflexão sobre informação e meios de comunicação.
    · Exercitar as especificidades da linguagem audiovisual.
    · Incentivar a produção de textos informativos.
    · Incentivar o hábito de ler, reler e corrigir seus próprios textos.

  • RECURSOS NECESSÁRIOS: Computador e máquina digital
  • PROGRAMAS UTILIZADOS: Processador de texto (Word) e Windows Movie Maker.

Organizando a produção:
· A equipe deve decidir o nome do telejornal
· A classe dividida em grupos onde os alunos devem ter papéis definidos: uma dupla de alunos deve ficar responsável pela escrita do texto; outra, pela elaboração do cenário (visual do jornal) e uma, ainda, deve cuidar do figurino (visual do apresentador) e etc.
· O grupo escolhe os temas a serem trabalhados, por exemplo: sociedade, política, cultura e economia. A dupla responsável pela escrita do texto seleciona o assunto dentro do tema, para produzir uma matéria.


· Para organizar a produção, os grupos elaboram:
1. Um roteiro de trabalho, colocando as funções e responsabilidades de cada aluno no grupo, para eles não se perderem no decorrer do trabalho.
2. Um roteiro de como será apresentado o jornal, indicando a seqüência da apresentação das notícias.
3. Um esboço de como será o cenário utilizado no jornal, listando os materiais necessários.
4. Perguntas pertinentes, caso haja uma entrevista. (veja sugestão de Roteiro de Entrevista no final da atividade).
5. Quais informações são necessárias para formular uma notícia. (veja Roteiro para Elaborar uma Notícia no final da atividade).


Produzindo as matérias
· Os responsáveis pela produção do texto devem ir a campo para colher informações que dêem subsídio a sua matéria. Enquanto isso, a dupla responsável pelo cenário providencia o material necessário (mesa, cadeira, cartolina com o logotipo do jornal, o plano de fundo, a música de fundo, a música de entrada etc.), assim como os que assumiram a produção do figurino.
· Cada dupla produz as matérias no processador de texto.
·Finalizada a parte escrita do jornal, o grupo deve escolher os alunos para serem os apresentadores das matérias elaboradas.


Gravando...
· O grupo então ajuda o apresentador a ensaiar, contando o tempo de leitura das matérias, de modo que a apresentação não fique longa e cansativa. Também pode dar dicas ao apresentador, quanto à entonação e dicção.
· Para preparar a gravação do jornal, os responsáveis pelo visual do(a) apresentador(a) (roupa, cabelo, maquiagem) e pelo cenário devem estar com tudo finalizado.
· No Windows Movie Maker, os grupos devem trabalhar com seus vídeos. Terminado a edição, devem salvar como arquivo de video com uma indicação de que o vídeo está finalizado (ex: Brasil - pronto)

Dicas para produção do telejornal na escola
· Decidir o nome do telejornal e emissora a partir de uma votação realizada pela classe.
· Os textos das notícias para o telejornal devem ser curtos e objetivos.
· O apresentador deve ter domínio da leitura e boa dicção.
· Cada assunto deverá ter cerca de 20 segundos para que a apresentação não fique cansativa.
· Se a equipe decidir, poderá haver mais que um cenário.
A edição do vídeo deve ser realizada pelo grupo, em um só computador. Se a equipe decidir, poderá colocar propagandas entre os blocos de notícias, mas deve ficar atento ao tempo utilizado.

Apresentação da produção

A equipe apresenta a sua parte do telejornal para a turma com a ajuda do projetor multimídia ou video DVD.

Roteiro de entrevista

  1. Nome do entrevistado:
  2. Nome do evento ou tema da entrevista:
  3. Como surgiu a idéia de criação do evento ou tema da entrevista:
  4. Tempo de duração:
  5. Como é possível participar ou contribuir para...
  6. Qual é a faixa etária (caso esta resposta não esteja contida na resposta anterior)
  7. Em que local acontece (quadra, sala de aula, pátio, área externa etc.)
  8. Quais os resultados esperados

Roteiro para formular a notícia

  1. Mencionar o fato (O que aconteceu?)
  2. Onde aconteceu?
  3. Quando?
  4. Como?
  5. Quais os envolvidos?
  6. Qual o porquê do ocorrido?

Veja um video de tele jornal escolar neste link

http://www.youtube.com/watch?v=1-Reb6PkTHY&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=e2Pxko_GzPQ&feature=related

fonte: EDUCAREDE

4 de outubro de 2009

Questões para o 2º ano e 3º ano de história

Atenção alunos:

1- Clique no link no menu acima referente a sua série
2- Analise e responda as questões e note em um papel
3- Poste suas respostas aqui como comentário

* seu comentário deve ser nesta postagem e não na que vai abrir no menu

1 de outubro de 2009

Saiu a concorrência do PSS - 2010, Confira:

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou a concorrência para os cursos disponibilizados no Processo Seletivo Seriado (PSS) 2010 da Universidade Federal da Paraíba.
De acordo com o calendário oficial do PSS-2010, os locais de prova da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio serão divulgados no dia 14 de novembro. A prova relativa ao conteúdo da 1ª série será aplicada nos dia 22 de novembro e a da 2ª série fica para o dia 23. Já as da 2ª fase (provas relativas ao conteúdo da 3ª série) estão marcadas para os dias 20 e 21 de dezembro.

O Cursinho Picuí estará promovendo um aulão de história da Paraíba para os candidatos nos próximos dias, fiquem ligados!

veja a sua concorrência no link: http://www.coperve.ufpb.br/

21 de setembro de 2009

O que vai cair de história no Enem 2009

Confira dicas para história no Enem 2009. veja os temas mais prováveis

A prova de história no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 deverá ter uma característica: a exigência de paciência do candidato. Isso porque a prova promete trazer enunciados longos, cobrando capacidade de leitura e de interpretação.

Desafio de história: Bolão
Após a leitura desta postagem escolha 4 ,entre os 10 sugeridos, que você acredite que possa ser cobrado no Enem 2009. Envie como comentário e indique outro que você julgue que esteja faltando. Os comentários com as respostas são aceitos até o dia 02/10/09.

Veja as orientações:

História

A aposta principal no Enem são grandes temas, como direitos humanos, escravidão e liberdade, igualdade e desigualdade. Dentro desses assuntos, será possível abordar conteúdos da história e suas relações com o presente. Daí a necessidade de estar bem informado.
O Enem poderá fazer questões que comparem a situação do passado com o presente. Uma possível questão seria sobre a crise atual e suas relações com a crise de 1929
O conhecimento do mundo contemporâneo é fundamental. Confira alguns temas importantes na hora de revisar o conteúdo:

História do Brasil - ênfase no Brasil independente, principalmente no Brasil República, no . Conceitos como oligarquias, ditadura e democracia fazem parte deste período.

História geral - mundo moderno e contemporâneo, a partir da Revolução Francesa. Questões sobre a política, a economia, o modelo liberal, os fascismos, as guerras podem ser estudados neste período.

Temas que podem ser listados como candidatos a questões são:

1- democracia ateniense e o paralelo com os limites da democracia contemporânea no Brasil ( participação política das mulheres, por exemplo.
2- república romana e o escravismo na antiguidade
3 - as grandes guerras com destaque para a intolerância racial ( holocausto)
4 - crise econômica de 1929 e 2008( limites do capitalismo)
5 - gripe suína e os paralelos com a peste negra e com a gripe espanhola;
6 - a questão nuclear e a Guerra Fria ( guerra nas estrelas e Oriente Médio: fundamentalismo)
7 - a questão do negro na sociedade brasileira ( abolição ≠ inclusão)
8- a ditadura militar no Brasil ( tortura, lei anistia e movimento pelas diretas já)
9 - desigualdades sociais e a constituição da realidade contemporânea brasileira.
10 – América latina (Cuba, Venezuela, Chile e Equador) e o papel do Brasil

Temos de pensar o que o elaborador das questões quer. E o Enem quer um estudante crítico. Para isso, uma forma é a comparação com a atualidade. Por isso que temáticas como a Idade Média ou da monarquia brasileira devam aparecer com menor freqüência na prova do MEC (Ministério da Educação).Já a república romana e a democracia ateniense podem ser abordadas em itens que exijam a correlação com o mundo contemporâneo.Se você está preocupado porque não consegue se lembrar de datas e nomes da história, relaxe. A "decoreba" não deverá ser cobrada. O que importa na prova não é tanto o conhecimento desses dados, mas a interpretação do enunciado e das questões.

Revisão final - História 2009

Atenção: O ENEM e os vestibulares estão chegando e eu estou disponibilizando este material para a revisão final de história. Aproveite. Faça a leitura dos texto e analise as questões propostas através dos links, postem as respostas como comentário nesta página até o dia 29/09/09 e aguardem as respostas que serão divulgadas aqui no dia 30/09/09.
Os presidentes populistas

A aliança PSD-PTB nas eleições leva ao poder um militar, o general Dutra. A nova Constituição (1946) redemocratiza o País. O período de Dutra é de alinhamento com os EUA; o PCB – Partido Comunista Brasileiro – é cassado. A permissão para as importações provoca esgotamento das reservas cambiais.
Terminado o mandato de Dutra, Vargas é reeleito pelo voto popular. Seus discursos populistas irritam parte das elites. A criação da Petrobras leva os EUA a desconfiar de seu governo. A UDN, contrária a Vargas, denuncia a corrupção no governo. O atentado a Carlos Lacerda, da UDN, detona séria crise política. Pressionado, Vargas suicida-se. Com apelos emotivos ao povo, sua carta-testamento é exemplo de populismo.
Após a morte de Getúlio Vargas, inicia-se um período tumultuado, com a UDN tentando impedir a posse do presidente eleito, Juscelino Kubitschek. Com o apoio do general Lott, em 1956, JK toma posse. Com o Plano de Metas ("50 anos em 5"), o período de Juscelino é de grande crescimento econômico. Atraindo o capital estrangeiro para indústrias de ponta, como a automobilística, e fazendo obras de infra-estrutura, o Brasil cresce muito, junto com a inflação. A inauguração de Brasília é o símbolo dessa nova era.
Seu sucessor, Jânio Quadros, adota a austeridade econômica e uma política externa independente. Em agosto de 1961, sem apoio, renuncia com a esperança de ser chamado de volta com mais poderes, o que não ocorre. A renúncia desperta uma grave crise, pois os militares e a direita não aceitam o vice, João Goulart. A solução é adotar o parlamentarismo, empossando o presidente, mas diminuindo seus poderes. Um plebiscito decide a volta do presidencialismo.
Para combater a inflação, Goulart decreta o fracassado Plano Trienal. Buscando apoio para suas reformas de base, promove o comício de 13 de março de 1964, assustando os direitistas. Em 31 de março começa um levante militar contra o presidente, que é deposto.
Analise as questões neste link:
A época do (Milagre Econômico)

Assume o governo o marechal Castello Branco, da linha moderada do Exército. Implanta Atos Institucionais (AIs), que permitem cassações de políticos, eleições indiretas para presidente e governadores, bem como reforço do Executivo. Para a economia, cria um plano chamado Paeg, que vence a inflação à custa de recessão e perdas salariais. O presidente seguinte, Costa e Silva, é ligado à linha-dura do Exército. Cresce a contestação aos militares, com políticos organizando a Frente Ampla, manifestações de estudantes e o início da luta armada. O governo baixa o AI-5, em 1968, o mais duro instrumento de repressão política. Pouco depois, Costa e Silva, doente, é substituído por uma Junta Militar, que indica Garrastazu Medici para sucedê-lo.
É a época do "Milagre Econômico", com altas taxas de crescimento e inflação baixa, e período de ufanismo, repressão política e de grandes obras, como a Transamazônica.
De Médici a Sarney

"Ninguém segura este país", era um dos slogans do período Medici. Mas o petróleo segurou. A partir da crise do petróleo, o "Milagre", de bases frágeis (capital externo e concentração de renda), entra em colapso. No governo Geisel, a política de grandes obras é mantida (Itaipu) e ampliada (projeto Angra dos Reis). Inicia-se a abertura política, com a extinção do AI-5 e enfrentamento com a linha-dura (casos Herzog e do operário Manuel Fiel Filho). O Congresso é fechado em 1977 para impor as reformas no Judiciário. O último presidente militar é João Baptista Figueiredo. A abertura cresce com a anistia política de 1979 e a volta do pluripartidarismo. A crise econômica explode, com a inflação passando de 200% ao ano e o Brasil recorrendo ao FMI. Desgastados, os militares não conseguem impedir a vitória da oposição ao Colégio Eleitoral, com a chapa Tancredo Neves e José Sarney. Com a doença e morte de Tancredo, Sarney assume a Presidência da República.

Analise as questões neste link:
Crise inflacionária

A Nova República inicia-se com o País mergulhado na crise inflacionária. Para enfrentá-la, José Sarney lança vários planos. O primeiro, o Cruzado, foi o de maior entusiasmo popular. Mas, a cada nova tentativa, a inflação volta mais forte. Nesse período há um avanço político, com o voto para os analfabetos, a legalização do PCB e doPC do B, as eleições diretas para presidente e a convocação de uma Constituinte, presidida por Ulysses Guimarães. A Constituição promulgada em 1988 é a mais ampla e democrática da história do Brasil. A campanha eleitoral de 1989 é a primeira em quase 30 anos. Do enfrentamento Collor–Lula, vence o primeiro. Seu plano econômico apresenta medidas de impacto, como o confisco da maior parte do dinheiro depositado em bancos. Apesar de tudo, o fracasso também atinge esse plano.
O Plano CruzadoCom denúncias de corrupção, o presidente é afastado do cargo e passa o poder para seu vice, Itamar Franco. No governo Itamar, o Plano Real começa a derrubar a inflação com um sucesso inédito até aquele momento. O sucesso do plano elege seu ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, como sucessor. O período da redemocratização é marcado pelo avanço das fórmulas neoliberais, que estimulam a abertura do mercado nacional, a privatização de estatais e um recuo nos programas sociais do governo. A inflação é controlada, porém a economia cresce pouco, e a dívida externa e o desemprego aumentam. Após a reeleição de Fernando Henrique Cardoso, em 1998, o real sofre uma maxidesvalorização decorrente de uma série de ataques especulativos à moeda do País. As desvalorizações vêm prosseguindo em virtude do crescente endividamento externo e da perspectiva de uma moratória da Argentina – país que é um importante mercado para os produtos brasileiros. No plano social, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) transforma-se em uma das principais forças a contestar o programa agrário e econômico do atual.
Analise as questões neste Link:

12 de setembro de 2009

Reportagens para Informativo Lordão


Atenção equipe do Projeto Midias e tecnologia no Lordão, as reportagens para o Informativo do Lordão planejadas na reuinão deste sábado(12/09) devem ser postadas como comentário abaixo, caso tenha foto deve ser indicado o Link. Abraços...