20 de setembro de 2025

UFPE: Inscrições para Mestrado e Doutorado em Saúde da Comunicação Humana

 


O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou o edital para o processo seletivo de Mestrado e Doutorado, com ingresso no ano letivo de 2026.

A seleção oferece 20 vagas para o curso de Mestrado e 15 para o de Doutorado, distribuídas em duas linhas de pesquisa. 

As inscrições, realizadas exclusivamente online, estarão abertas de 29 de setembro a 19 de outubro de 2025.

Para o Mestrado, é exigida graduação na área de Saúde da Comunicação Humana ou áreas afins. Já para o Doutorado, o candidato deve ter mestrado na mesma área ou em áreas afins. 

A documentação para a inscrição inclui a ficha de inscrição preenchida, cópias do RG e CPF, e um Curriculum Vitae com os comprovantes em arquivo único, no formato PDF. É fundamental apresentar também um projeto de pesquisa, além do diploma e histórico escolar da graduação para o Mestrado ou do mestrado para o Doutorado. 

A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e o boleto deve ser pago até o dia 20 de outubro de 2025. 

O edital prevê a possibilidade de isenção da taxa de inscrição para candidatos que se enquadram em algumas categorias, como os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal ou estudantes regularmente matriculados na UFPE que estejam concluindo o curso de graduação ou mestrado. Servidores e professores substitutos da UFPE também podem solicitar a isenção. O pedido de isenção deve ser feito até o quinto dia anterior ao encerramento das inscrições. 

O processo seletivo é composto por quatro etapas, todas com caráter eliminatório e classificatório: 

  1. Homologação das Inscrições: A lista de inscrições homologadas será divulgada em 24 de outubro de 2025. 

  1. Prova de Idioma: A prova de inglês é remota, com nota mínima de 6 (seis) para aprovação. 

  1. Análise do Currículo: Esta etapa avaliará a formação acadêmica, experiência profissional, atividades de pesquisa e extensão. 

  1. Avaliação Escrita e Oral do Projeto de Pesquisa: O projeto de pesquisa terá uma avaliação escrita e uma defesa oral. A defesa será pública e em ambiente virtual, com 10 minutos para apresentação e 10 para arguição pela banca examinadora. 

A nota final será a média ponderada de cada etapa. O resultado final será divulgado em 15 de dezembro de 2025. As matrículas para os aprovados ocorrerão de 02 a 06 de março de 2026, com o início das aulas previsto para 16 de março de 2026. 

O edital reserva 30% do total de vagas para candidatos que se autodeclaram negros (pretos e pardos), quilombolas, ciganos, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis), sendo que uma das vagas é obrigatoriamente reservada para pessoas com deficiência. 

Para mais detalhes sobre o processo seletivo, como o cronograma completo e os critérios de avaliação, acesse o edital abaixo.

Fonte: Ascom

 * As informações de nosso Blog são de propriedade das instituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.  


Para novas oportunidades, acesse nosso grupo gratuitamente: 




Acesse os editais




Nenhum comentário:

Postar um comentário