A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou a abertura do processo seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciencia Política, com início no ano letivo de 2026.
Os interessados podem se inscrever de 1º a 15 de agosto de 2025, até as 18h. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo portal público de processos seletivos do SIGAA. Estão sendo ofertadas até 15 vagas para o mestrado e até 10 para o doutorado.
Para concorrer à vaga de mestrado, o candidato deve possuir graduação, enquanto para o doutorado é exigido o título de mestre, ambos obtidos em instituições reconhecidas pela CAPES. Em caráter excepcional, candidatos sem a titulação completa podem se inscrever, mas devem apresentar os diplomas no ato da matrícula.
O processo seletivo é composto por três etapas:
Etapa 1 - Avaliação da Aderência do Pré-projeto: Esta fase é eliminatória e avalia se o pré-projeto de pesquisa está alinhado com as áreas de concentração, linhas de pesquisa e temas do PPGCP.
Etapa 2 - Defesa Oral do Pré-projeto e Avaliação Oral de Conhecimentos: Também eliminatória, esta etapa tem peso sete na nota final. A defesa do pré-projeto terá duração máxima de 5 minutos, seguida por uma arguição da comissão. A avaliação de conhecimentos ocorrerá imediatamente após, com uma pergunta baseada na bibliografia do Anexo II do edital. Candidatos com nota inferior a 7,0 nesta etapa serão eliminados.
Etapa 3 - Avaliação do Currículo Lattes: Esta etapa é classificatória, com peso três na nota final. A pontuação máxima para o currículo será de 10,00, correspondendo a 100 pontos na tabela do Anexo IV.
Está com dificuldades no processo de seleção e precisa de ajuda profissional para entrar em seu curso de mestrado ou doutorado? Conheça o curso preparatório para a seleção de mestrado ou doutorado, Aqui. Caso se interesse, pode utilizar o cupom OPORTUNIDADESDOCENTES.
O resultado final está previsto para ser divulgado em 10 de novembro de 2025. Para mais informações, consulte o edital completo.
Fonte: Ascom
* As informações de nosso Blog são de propriedade das instituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.