O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) anuncia o curso de extensão universitária “Diálogos Romani: formação em direitos de crianças e adolescentes romanis e valorização das memórias familiares”.
A formação é ofertada pelo Núcleo de Estudos da Infância e da Juventude da Universidade de Brasília (Neji/UnB), com apoio da Faculdade de Educação (FE/UnB), da Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (ENDICA) e da Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil), em parceria com o MDHC e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
As inscrições estarão abertas de 12 a 31 de agosto de 2025. Dúvidas poderão ser encaminhadas ao e-mail dialogosromani@gmail.com.
A atividade é gratuita e integra o conjunto de ações dos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e está inserida no projeto “Fortalecimento da garantia do direito à vida e redução da violência contra crianças e adolescentes no Brasil”.
A formação terá carga horária total de 72 horas e será realizada em formato remoto, com aulas síncronas e assíncronas entre setembro e outubro de 2025.
Ao todo, serão oferecidas 180 vagas, distribuídas entre profissionais do SGDCA, representantes do povo Romani e servidores públicos.
O curso será estruturado em três módulos principais: memória história e sociodiversidade do povo Romani; proteção jurídica e enfrentamento ao anticiganismo e à romafobia nas políticas públicas; e ações interculturais para o acesso a direitos. O programa ainda inclui relatos de vida, estudos de caso e oficinas para a construção de protocolos de atendimento culturalmente adequados a crianças e adolescentes Romani.
Fonte: Ascom
* As informações de nosso Blog são de propriedade das instituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.
Para novas oportunidades, acesse nosso grupo gratuitamente:
Nenhum comentário:
Postar um comentário