O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) anuncia a abertura do processo seletivo para o ano letivo de 2026 para três programas de pós-graduação stricto sensu.
Os editais 49/2025, 50/2025 e 51/2025 consolidam as normas para os cursos de Mestrado e Doutorado em áreas estratégicas: Ensino de Ciências, Ciência e Tecnologia de Alimentos, e Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.
Ensino de Ciências (PROPEC)
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) oferece cursos de Mestrado e Doutorado Profissional. Ambos os cursos são presenciais, gratuitos e têm aulas no Campus Nilópolis.
O Mestrado (MPEC) tem duração de 30 meses e oferece aulas às quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde. Já o Doutorado (DPEC) dura 48 meses, com aulas às quartas e quintas-feiras, nos mesmos turnos.
No total, são 13 vagas para o Mestrado e 12 para o Doutorado.
Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA)
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA) também está com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado Profissional. Os cursos, presenciais e gratuitos , são realizados no Campus Rio de Janeiro, com aulas noturnas às segundas e quartas-feiras.
O Mestrado (MPCTA) tem duração de 24 meses e o Doutorado (DPCTA), 48 meses. Há 14 vagas para o Mestrado e 7 para o Doutorado. O programa busca profissionais que atuam direta ou indiretamente na área de alimentos e as linhas de pesquisa incluem "Segurança de Alimentos" e "Tecnologia e Inovação na Cadeia Produtiva de Alimentos".
Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PPGCTIS)
O IFRJ também disponibiliza vagas para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PPGCTIS). Este curso, também gratuito e presencial, é voltado a profissionais da área de saúde e tem aulas às sextas-feiras em horário integral e, ocasionalmente, aos sábados pela manhã, no Campus Realengo.
O curso tem duração de 24 meses. São oferecidas 16 vagas no total. As pesquisas do programa se concentram em duas linhas: "Tecnologias e Inovação em Saúde" e "Educação, Informação e Promoção em Saúde".
Para a inscrição, que deve ser realizada online, é exigida uma taxa. Os candidatos devem anexar, em formato PDF, documentos como identificação, diploma de graduação (e de mestrado para o doutorado), comprovante de pagamento e o projeto de pesquisa. Para o PPGCTIS, também é solicitada uma autodeclaração de exercício profissional ou comprovação por meio de documento. É fundamental que os interessados leiam integralmente o edital de seu curso de interesse para verificar todos os requisitos e o cronograma completo.
Mais informações sobre cada programa, corpo docente e linhas de pesquisa podem ser encontradas nas páginas específicas do IFRJ, com os links disponíveis em cada edital.
Fonte: Ascom
* As informações de nosso Blog são de propriedade das instituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.