O Instituto Federal de Brasília (IFB) abriu inscrições para a pós-graduação gratuita em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (GEPEM).
O processo seletivo, tornado público pela Reitoria do IFB, visa preencher as vagas para o segundo semestre letivo de 2025.
A seleção é voltada para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio – GEPEM, em nível de Especialização, realizado em parceria com o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio tem como principal objetivo formar as equipes de gestão das escolas públicas brasileiras.
O curso possui uma carga horária total de 360 horas e será ofertado na modalidade a distância (EAD) através da plataforma Moodle. Estão previstos encontros presenciais, que ocorrerão preferencialmente aos sábados, nos polos de apoio.
Ao todo, são ofertadas 281 vagas. O edital contempla uma política de inclusão, com reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD), candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI), quilombolas, servidores do IFB e das Secretarias de Educação do DF e da RIDE.
O curso é destinado prioritariamente aos profissionais da educação que atuam na Equipe Gestora de escolas públicas de Ensino Médio, como diretores, vice-diretores, supervisores e coordenadores pedagógicos. Docentes do Ensino Médio também podem concorrer, mas apenas para as vagas remanescentes.
Um requisito fundamental para todos os candidatos é a comprovação de conclusão de um curso de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) em qualquer área do conhecimento, com diploma devidamente reconhecido pelo MEC.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas das 00h00 do dia 18 de agosto de 2025 até às 23h59 do dia 31 de agosto de 2025.
Os interessados devem preencher o formulário eletrônico e anexar todos os documentos solicitados em formato PDF.
O processo seletivo será realizado por meio da análise da documentação enviada no ato da inscrição. A classificação dos candidatos seguirá critérios de pontuação baseados na área de atuação e no tempo de experiência em funções de gestão escolar, como direção, supervisão e coordenação.
O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 08 de setembro de 2025.
Fonte: Ascom
* As informações de nosso Blog são de propriedade das instituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário