A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), por meio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, anuncia a abertura das inscrições para o Processo Seletivo que visa a composição de cadastro de reserva para Alfabetizadores Populares e Tradutores-Intérpretes de Libras.
O Programa Brasil Alfabetizado é uma iniciativa do Governo Federal que busca erradicar o analfabetismo no país. O processo seletivo busca preencher vagas para duas funções principais:
Alfabetizador Popular: Responsável por ministrar aulas de alfabetização para jovens, adultos e idosos, além de realizar o acompanhamento pedagógico e a busca ativa de alunos ausentes. A carga horária é de 10 horas semanais, distribuídas de segunda a quinta-feira (2h diárias) e com participação obrigatória no planejamento semanal às sextas-feiras (2h).
Tradutor-Intérprete de Libras: Atuará no auxílio aos alfabetizadores populares em turmas com alunos surdos ou com deficiência auditiva, também com carga horária de 10 horas semanais e as mesmas diretrizes de distribuição e planejamento.
É importante ressaltar que a atuação no PBA/2025 não gera vínculo empregatício com o Estado ou com o MEC/FNDE, tratando-se de atividade voluntária com o pagamento de uma bolsa no valor de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) a título de incentivo e ressarcimento de despesas.
Para ambas as funções, os candidatos devem ser brasileiros natos, naturalizados ou gozar das prerrogativas legais, ter no mínimo 18 anos completos, e possuir curso de nível médio completo ou estar cursando/ter cursado nível superior (licenciatura ou bacharelado).
É necessário ter disponibilidade de, no mínimo, 10 horas semanais para as atividades , e não ser bolsista de outros programas federais custeados pelo FNDE. Para os Tradutores-Intérpretes de Libras, é exigida formação e experiência em tradução-interpretação em Libras, com comprovação de graduação em Letras/Libras ou certificado de proficiência reconhecido.
A seleção será baseada na análise curricular e nas experiências profissionais declaradas no momento da inscrição. Será garantida a reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência, conforme a legislação vigente.
As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico https://sigeduc.rn.gov.br.
O resultado final está previsto para o dia 19/06/2025, com divulgação na página eletrônica da Secretaria de Educação e no Diário Oficial do Estado.
Fonte: Ascom
* As informações de nosso Blog são de propriedade das instituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário