Os paradigmas educacionais atuais, focados na inclusão escolar, exigem que repensemos nossos modelos de avaliação. Para a escola de ensino comum, isso significa adotar uma postura transformadora, buscando novas concepções sobre a ação pedagógica, as metodologias e a organização didática, que estão intrinsecamente ligadas aos processos avaliativos.
Essa mudança inevitavelmente traz novos desafios e fazeres para as práticas pedagógicas escolares, especialmente no que diz respeito à avaliação. A acessibilidade nos processos avaliativos é um pilar fundamental que favorece o ensino, a aprendizagem, o trabalho do docente e o desenvolvimento do estudante.
O curso visa desenvolver práticas pedagógicas e avaliativas que realmente favoreçam o processo de avaliação do desempenho escolar de estudantes público-alvo da Educação Especial, colaborando ativamente para a inclusão escolar.
A disciplina será desenvolvida de forma flexível e interativa, por meio de:
Leitura de textos e artigos relevantes sobre o tema.
Vídeos disponibilizados na plataforma.
Participação ativa em Fóruns de discussão, promovendo a troca de experiências e conhecimentos.
Realização das tarefas propostas e envio das atividades dentro do prazo.
A avaliação das tarefas se dará de forma qualitativa e quantitativa, observando a participação, a criatividade e o cumprimento das atividades dentro do prazo estipulado. As atividades terão a nota máxima de 100 pontos (em cada atividade), e a média final será ponderada em relação às atividades realizadas.
O curso oferece flexibilidade de horários. Exceto por eventuais videotutorias que podem ser agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo, os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades conforme os prazos propostos.
Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe a você, cursista, definir quando é mais adequado estudar, sempre respeitando os prazos estabelecidos no cronograma.
Fonte: Ascom
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