O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) criou um curso a distância sobre Pensamento Computacional e Olimpíadas Científicas.
A iniciativa é fruto de um projeto de extensão da Universidade e visa promover formação gratuita para professores da Educação Básica e estudantes de licenciatura. O início do curso está previsto para o dia 22 de abril.
Com carga horária de 60 horas, o curso será realizado até o dia 31 de maio, por meio da plataforma Moodle do Programa Norte-Rio-Grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN). As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de abril, por meio do próprio portal do Pensa RN.
Ao todo, são ofertadas 200 vagas. A formação está dividida em cinco módulos e tem como objetivo estimular o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao Pensamento Computacional – como raciocínio lógico e analítico, pensamento crítico e resolução de problemas.
Além disso, o curso também deverá estimular a implementação de olimpíadas científicas em salas de aula da Educação Básica. Essas ações são competições acadêmicas que desafiam os estudantes a aprofundar conhecimentos em diversas disciplinas.
O conteúdo do curso abrange temas como conceitos fundamentais do pensamento computacional, a relação deste com as olimpíadas científicas, estratégias para integração do pensamento computacional com disciplinas curriculares, criação de projetos, entre outros temas.
A iniciativa é realizada pelo grupo de pesquisa em Jogos Digitais e Tecnologias Educacionais (GameTEd/IMD), por meio de trabalho no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE/IMD). O curso também está inserido no contexto do Laboratório de Jogos e Educação do IMD (GameLab).
Fonte: Ascom
* As informações de nosso Blog são de propriedade das instituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário