O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), em parceria com o Ministério da Cultura e outros Institutos Federais da região Sudeste, lança edital para a seleção de tutores que irão atuar no Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC).
O PNCC é uma importante iniciativa do Governo Federal que visa fortalecer a cultura em diversas comunidades do país, através da capacitação e acompanhamento de Agentes Territoriais de Cultura.
O processo seletivo visa preencher vagas de tutores que terão a missão de acompanhar os cursos oferecidos aos Agentes Territoriais de Cultura e gerenciar as ações desenvolvidas por eles.
Os tutores selecionados atuarão sob a Coordenação Regional do IFRJ e a Coordenação Pedagógica designada pela Pró-reitoria de Extensão da instituição, em colaboração com as Coordenações Estaduais dos estados da região Sudeste.
A seleção de tutores destina-se ao provimento de vagas existentes e aquelas que surgirem durante a validade do edital. É importante ressaltar que a aprovação no processo seletivo não garante o início imediato das atividades, uma vez que a convocação dos candidatos classificados será condicionada às necessidades da Coordenação Regional do PNCC.
Os selecionados receberão bolsa de extensão de natureza eventual, sem caracterizar vínculo empregatício com o IFRJ ou qualquer outro parceiro do programa. Além disso, a participação de servidores dos Institutos Federais integrados ao programa não implicará na redução de suas atividades normais em suas respectivas instituições de origem.
Os interessados devem realizar sua inscrição até o dia 04 de setembro de 2024. Serão ofertadas 10 (dez) vagas que serão preenchidas de acordo com a ordem de classificação da pessoa candidata,
O tutor receberá o valor de R$ 1.100,00 (um mil e cem reais) mensais, durante 10 (dez) meses, referentes ao desempenho da atividade de tutoria no PNCC. O pagamento será realizado diretamente ao bolsista, por meio de depósito bancário em conta corrente.
É necessário que os candidatos possuam graduação na área de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e/ou Linguística, Letras e Artes de acordo com a tabela de áreas de conhecimento e avaliação da Capes, reconhecido pelo MEC entre outros requisitos presentes no edital.
A seleção da pessoa candidata à tutoria a distância será realizada mediante a Análise da Ficha de Inscrição (Etapa 1) e de Entrevista (Etapa 2), ambas etapas eliminatórias e classificatórias, que comprovem as capacidades para desempenho das atividades tutoriais.
* As informações de nosso Blog são de propriedade das intituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário