A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio do Programa de Pós-graduação em Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), está com inscrições abertas até 18 de fevereiro para a seleção de 20 vagas de mestrado em Ensino.
O procedimento deve ser realizado exclusivamente por e-mail, a partir do endereço eletrônico ppifor.ensino@unespar.edu.br, e mediante o pagamento de taxa de R$ 100.
O e-mail deve conter no assunto da mensagem “inscrição de mestrado” e, no corpo, o nome completo do candidato. Em anexo, devem ser incluídos ficha de inscrição, foto 3x4, currículo Lattes (acompanhado dos documentos comprobatórios das atividades informadas), pré-projeto de dissertação, além de cópias digitalizadas do diploma e do histórico de graduação em licenciatura, da certidão de nascimento ou de casamento (inclusive com averbação de divórcio, quando aplicável), da identidade, do CPF, e de comprovantes de endereço e de pagamento da taxa de inscrição.
No que diz respeito a postulantes cotistas, nova documentação deve ser somada à supracitada. Para todos os grupos, será necessário envio de carta de autodeclaração, cujo formato varia de acordo com o tipo de ação afirmativa. No caso de candidatos indígenas, ainda é exigida carta de recomendação de liderança étnica e, para pessoas com deficiência, laudo médico.
Do total de vagas em disputa, 30% serão reservadas a cotistas, sendo 20% para pretos, pardos e indígenas, 5% para pessoas com deficiência e ainda este mesmo percentual para candidatos trans. Quem se autodeclarar cotista e se enquadrar em mais de um desses grupos deve, necessariamente, escolher apenas um deles. No caso dos optantes pela reserva de vagas destinadas a pretos e pardos, haverá, após a homologação das inscrições, convocação para banca de verificação pela Comissão de Heteroidentificação. Todos os postulantes abarcados pelas ações afirmativas também concorrerão – concomitantemente – às vagas de ampla concorrência, seguindo a reformulação da Lei de Cotas (14.723, de novembro de 2023).
O processo consistirá em duas fases: a primeira, eliminatória, com prova escrita e, a segunda, classificatória, dividida em entrevista, análise de currículo Lattes e de pré-projeto de dissertação. A nota final resultará da média simples obtida nas duas etapas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário