20 de janeiro de 2024

Inpa/UEA: Mestrado em Clima e Ambiente

 


O Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (PPG-CLIAMB) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está com inscrições abertas para o Mestrado interinstitucional. 

São dez vagas com ingresso em março de 2024. As vagas são para concorrência pública universal e as inscrições podem ser realizadas até 31 de janeiro.  

A inscrição é gratuita e exclusivamente pela internet. O formulário devidamente preenchido e assinado deve ser encaminhado em formato digital para o e-mail: selecao.cliamb@gmail.com 

A seleção é voltada para graduados em cursos das áreas de Ciências Exatas e da Terra (Geociências, Física, Matemática, Estatística, Química, Ciências da Computação, Oceanografia, dentre outras), das Engenharias (Agronômica, Florestal, Ambiental, dentre outras) e das Ciências Biológicas (Biologia e Ecologia).  

O PPG-CLIAMB desenvolve pesquisas em diversas áreas, tratando das questões dos impactos climáticos e ambientais na Amazônia advindos das mudanças de uso da terra na região e das mudanças climáticas globais, de maneira multi e interdisciplinar, na formação e treinamento de recursos humanos.  

As linhas de pesquisas do PPG-Cliamb são: modelagem climática; meteorologia tropical; clima e funcionamento dos ecossistemas amazônicos e processos de Interação Biosfera-atmosfera.  

O Programa interage diretamente com projetos em cooperação internacionais, como LBA (Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia), ATTO (Observatório com Torre Alta da Amazônia BRA/ALE), GoAmazon (Green Ocean Amazon – BRA/EUA), FACE (Free Air CO2 Enrichment – BRA/EUA), e CHUVA (Cloud processes of the main precipitation systems in Brazil: a contribution to cloud resolving modeling and to the Global precipitation measurement). Além de projetos nacionais e regionais, como a rede CLIMA e rede GEOMA, envolvendo instituições como USP, INPE, SIPAM, UFPA, UFOPA, UFPE, UFPB, IFAM. O fomento ao PPG-CLIAMB é por meio de programas mantidos pela FAPEAM, CAPES e CNPq. 

O processo seletivo terá quatro fases. Análise dos documentos da inscrição (eliminatória); análise de projeto de pesquisa (classificatória/eliminatória); análise curricular (classificatória), e entrevista (classificatória) com os candidatos classificados nas fases anteriores. 

A concessão de bolsas de mestrado (CNPq, CAPES, FAPEAM, ou outra fonte) será efetuada conforme a disponibilidade do programa, seguindo-se sempre a exigibilidade das agências de fomento e a ordem de classificação. 


Para novas oportunidades acesse nosso grupo gratuitamente: 


Acesso o edital

Inscreva-se gratuitamente 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário