A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) em colaboração com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), publicou edital com inscrições para a chamada Expedições Científicas – Iniciativa Amazônia +10.
Podem participar pesquisadores vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTIs) sediadas no Estado da Paraíba.
Na presente chamada estão sendo apoiados dois projetos de até R$ 100 mil. Para participar o pesquisador precisa possuir título de doutor e possuir vínculo empregatício com Instituição científica e tecnológica (ICTs) ou instituição de ensino superior (IES), públicas, sediada no Estado da Paraíba; ter produção acadêmica, científica e/ou atuação profissional com demonstrada competência na área proposta, entre outros critérios.
As expedições científicas devem ter foco na ampliação do conhecimento acerca da sociobiodiversidade e biodiversidade amazônica, prevendo a coleta de dados, de espécimes biológicos e minerais, de peças integrantes da cultura nativa e popular (presente e passada), sempre se atendo a um ou mais dos eixos prioritários descritos na chamada.
A Iniciativa Amazônia+10 apoia projetos de pesquisa em colaboração voltados à conservação da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas, à proteção de populações e comunidades tradicionais, aos desafios urbanos e à bioeconomia como política de desenvolvimento econômico na região. Os estudos apoiados no âmbito da iniciativa devem avançar o conhecimento científico sobre a Amazônia e, conjuntamente com atores relevantes para as formulações de políticas públicas, atrair investimentos públicos e privados de forma a promover o bem-estar das populações da região de forma consistente e a longo prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário