5 de novembro de 2023

Concurso Público para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

         


        O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publicou edital para o primeiro concurso público para servidores efetivos em 13 anos.  São 98 vagas de nível superior para analistas ambientais que ficarão sediados em Brasília/DF, com remuneração inicial de R$ 9.475,72. 

            As inscrições estarão abertas de 3 a 22/11, com taxa de R$ 110 e as provas serão aplicadas em 21/1/24 nas capitais dos 26 Estados e no Distrito Federal.  Os candidatos devem ter diploma de nível superior em qualquer área de formação, emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. 

        A prova objetiva terá 40 questões de conhecimentos básicos (português, inglês, gestão pública, direito administrativo e constitucional, legislação e normas ambientais e integridade pública) e 60 de conhecimentos específicos (biodiversidade, florestas e direitos animais; mudança do clima; qualidade ambiental; bioeconomia; e gestão ambiental). 

A prova discursiva será um texto dissertativo de até 30 linhas sobre temas atuais. Tópicos possíveis incluem economia, política, saúde, sociedade, meio ambiente, emergência climática, educação, transição energética, ciência e tecnologia; racismo ambiental, justiça climática; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, transformação ecológica e economia circular. 

O edital prevê 73 vagas para ampla concorrência, 5 para candidatos com deficiência e 20 para candidatos autodeclarados negros.  

O salário total inclui vencimento básico, gratificação de desempenho e auxílio-alimentação. Há possibilidade de gratificação por qualificação para especialização, mestrado e doutorado. Analistas ambientais têm funções de planejamento ambiental, organizacional e estratégico relacionados à execução das políticas nacionais de meio ambiente.  

Os selecionados atuarão nas áreas de regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental; monitoramento ambiental; gestão, proteção e controle da qualidade ambiental; ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros; conservação dos ecossistemas e das espécies, incluindo seu manejo e proteção; e estímulo e difusão de tecnologia, informação e educação ambientais. 

Para novas oportunidades acesse nosso grupo gratuitamente: 


Acesse o edital


Veja material preparatório:


Faça sua inscrição 

Veja também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário