O objetivo principal do Prêmio LED - Luz na Educação é celebrar e reconhecer práticas inovadoras, para formar uma rede de saberes e fazeres da educação no Brasil.
Quem pode se inscrever?
● Pessoas inscritas na 1a e 2a edições do Prêmio que não tenham sido vencedoras;
● Organizações da sociedade civil sem fins lucrativos (associações, fundações e institutos);
● Cooperativas;
● Negócios de Impacto Social;
● Empresas (incluindo Microempreendedores Individuais - MEIs); Redes, coletivos e movimentos (organizações da sociedade civil não constituídas juridicamente, sem CNPJ);
● Instituições de ensino (escolas, universidades, faculdades, etc.);
● Sistema S (SESC, SENAI, SEBRAE, etc.);
● Outras organizações governamentais/públicas que não escolas ou universidades. Ex.: Secretarias de Educação.
As iniciativas serão avaliadas conforme os critérios a seguir:
Critério 1: Inovação
As iniciativas serão avaliadas pela capacidade de:
1) oferecer novas respostas, abordagens e/ou melhorias a processos em seu contexto
específico de território ou causa;
2) promover soluções e aprendizagens significativas para as demandas do processo educacional identificadas, que possibilitem o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias
para aplicação do conhecimento.
Critério 2: Impacto
As iniciativas serão avaliadas pela capacidade de apresentar propostas que tenham solidez, promovam transformação social e impacto positivo - especialmente em públicos de maior vulnerabilidade - e demonstrem resultados relevantes na área da educação.
Critério 3: Escala e Replicabilidade
Será avaliado o potencial - metodológico, tecnológico, de processos e de articulação de redes - de replicabilidade das iniciativas em outros
contextos. Já a escalabilidade é entendida aqui não apenas como
possibilidade de impactar mais pessoas ou regiões, mas também como o potencial de inspirar transformações sociais.
Critério 4: Consistência Metodológica
As iniciativas serão avaliadas pela sua prática metodológica e por possuir processos claros de monitoramento e avaliação dos resultados.
O processo de seleção do Prêmio é estruturado em cinco etapas: uma de inscrição e quatro de avaliação, sendo a quarta avaliação acontecendo no programa de premiação do LED, que será transmitido pela Globo.
1a ETAPA: inscrição em fase única, via formulário on-line
O processo de inscrição desta chamada acontece por meio do preenchimento de um formulário on-line, disponível na página do Prêmio LED.
2a ETAPA – Avaliação inicial dos pareceristas e comitê técnico
A primeira fase de avaliação e seleção das iniciativas será feita pela ponte Aponte, consultoria especializada em seleção e avaliação de chamadas públicas. Para isso, será analisada o quanto a iniciativa está alinhada aos critérios de avaliação do Prêmio
3a ETAPA – Entrevistas e auditoria
Após serem indicadas para a próxima etapa, as iniciativas participarão de entrevistas com o comitê técnico e pareceristas. Além disso, passarão por um processo de checagem das informações por empresa de auditoria, etapa na qual documentações adicionais podem ser solicitadas.
4a ETAPA – Avaliação pelo júri
O time responsável pela seleção das iniciativas semifinalistas será composto por um júri com notório conhecimento e participação ativa no campo da educação e por integrantes da equipe do programa Especial do Prêmio LED - Luz na Educação, da TV Globo. As semifinalistas terão a oportunidade de apresentar suas iniciativas perante os jurados, por meio de uma breve exposição de três a cinco minutos em reunião virtual a ser agendada.
5a ETAPA - Programa de premiação do LED, na TV Globo
O Prêmio do Movimento LED - Luz na Educação contempla um programa que será produzido e transmitido pela TV Globo, com o objetivo de apresentar histórias engajadoras e mobilizadoras que possam inspirar transformações e o desenvolvimento de outras iniciativas, potencializando dessa forma o poder inspiracional do Prêmio.
O Prêmio LED 2024 contemplará seis iniciativas com um aporte financeiro no valor bruto de R$ 200.000,00 para cada uma. A premiação é destinada exclusivamente aos responsáveis pela iniciativa e não a eventuais beneficiários ou participantes e será repassada para a organização ou pessoa física responsável pela inscrição.
Para novas oportunidades acesse nosso grupo gratuitamente:
Nenhum comentário:
Postar um comentário