21 de março de 2023

Programa de bolsas para jovens latino-americanos na área de mudanças climáticas

 



Jovens das mais diversas partes do mundo estão ativamente engajados nos esforços para enfrentar a crise climática, inclusive em nível internacional. Embora a participação da juventude nos processos da UNFCCC tenha crescido consideravelmente, ela ainda sofre amplamente com uma distribuição regional desigual. As vozes jovens de comunidades negras, pardas e indígenas (BIPOC, em inglês) continuam a estar sub-representadas no discurso mainstream, nas reportagens da mídia e nos processos internacionais.

A falta de representação de jovens do Sul Global nas reuniões de alto nível sobre o clima perpetua a injustiça social e o pensamento neocolonial no campo da ação climática e dos direitos humanos. As vozes das gerações mais jovens das comunidades na linha de frente dos impactos climáticos, exigindo ações práticas, compartilhando experiências vividas, perspectivas e ideias, e mantendo os líderes mundiais fiéis a suas promessas, permanecem sendo ignoradas.

Na América Latina, apesar de serem desproporcionalmente afetados pelos impactos das mudanças climáticas, os jovens e, em particular, aqueles que se identificam como Negros, Indígenas e/ou Povos de Cor (BIPOC) muitas vezes carecem dos recursos materiais e oportunidades para participar de importantes debates e processos decisórios. Isto leva a uma falta de compreensão e consideração dos desafios e perspectivas únicas da juventude latino-americana BIPOC no desenvolvimento de políticas e ações climáticas.

Além das barreiras financeiras e do tempo necessário para buscar financiamento, a complexidade das negociações da UNFCCC, bem como as barreiras linguísticas, dificulta uma participação significativa e contínua de jovens pretos, pardos e indígenas. Esta lacuna precisa ser preenchida.

Este projeto visa alcançar uma participação significativa, inclusiva e contínua da juventude latino-americana preta e indígena em espaços climáticos internacionais. Para alcançar este objetivo, três pilares são fundamentais neste projeto: compartilhamento de conhecimento e capacitação, capacitação para participação impactante, bem como construção de redes resilientes.

Nosso projeto vai fornecer uma "bolsa" completa para 6-15 ativistas climáticos latino-americanos que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas para participar ativamente nas próximas três conferências climáticas internacionais da ONU em 2023:

SB58 (5-15 de junho de 2023 em Bonn, Alemanha)
A 58ª sessão do Órgão Subsidiário da UNFCCC para Implementação (SBI) e Órgão Subsidiário para Assessoramento Científico e Tecnológico (SBSTA) é a Conferência Intersessional dos Órgãos Subsidiários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e serve como reunião preparatória para a COP28.

COY18 (final de novembro de 2023 em Dubai, Emirados Árabes Unidos)
A 18ª Conferência Global da Juventude é uma conferência organizada por jovens no país anfitrião da COP, endossada pela YOUNGO (órgão oficial da juventude junto à UNFCCC). Na COY18 a juventude global irá preparar uma estratégia e posição conjunta para ser levada para a COP28.

COP28 (30 de novembro a 12 de dezembro de 2023 em Dubai, Emirados Árabes Unidos) A 28ª Conferência das Partes é a reunião anual das Partes que assinaram a UNFCCC em 1992. Na COP28 em Dubai as Partes discutirão, entre outras coisas, a estrutura do Mecanismo de Financiamento de Perdas e Danos, bem como a conclusão do Global Stocktake.

A participação na conferência será acompanhada por um programa de capacitação on-line com especialistas e mentores. Todas as sessões de capacitação serão interpretadas em espanhol e português. Intérpretes profissionais acompanharão a equipe durante as conferências.

Você está convidado a se inscrever se você estiver:

entre 18 e 35 anos de idade

de um país latino-americano 

disponíveis para participar pessoalmente de TODAS as três conferências, bem como para as sessões de capacitação durante os meses de maio, agosto, setembro e outubro.

titular de um passaporte válido ou capaz de obter um até abril de 2023

se auto declarar preto(a), pardo(a) ou indígena

tiver experiência com ativismo ambiental, sejam elas em comunidades, de teor acadêmica ou política.

O comitê de seleção irá basear sua decisão em critérios de:

idade, gênero e equilíbrio regional

trabalho local do candidato com sua comunidade e experiências prévias

motivação intrínseca do candidato

Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato através de info@laycs.org

https://www.instagram.com/laclimatescholarship/ 

Site: https://www.laycs.org/Portugues/Projeto/ 

PRAZO para se candidatar: Sexta-feira, 31 de março de 2023, 23:59 UTC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário