31 de março de 2023

Governo da Paraíba: Solicitação para Carteira Benefício Passe Livre

 


O Governo da Paraíba, através da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – FUNAD, está com inscrições abertas para solicitações ao benefício Passe Livre Intermunicipal e da Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo - CIPTEA.

A partir de abril de 2023, as solicitações das referidas carteiras poderão ser realizadas de forma online.

O sistema de requerimento online visa dar maior comodidade na concessão do benefício, desde o primeiro acesso, acompanhamento de processo até a emissão da carteira.

O Passe Livre oferece transporte gratuito às pessoas com deficiência para deslocamento entre cidades da Paraíba.

A Carteira de Identificação do Autista também concede gratuidade e é um instrumento que visa ainda garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial, nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento por parte do cidadão.

Para ter acesso ao benefício, o cidadão deverá acessar a página da FUNAD, e em seguida realizar o download do Modelo de Laudo Padrão, que deverá ser preenchido e assinado por algum médico da Rede SUS. A pessoa deve solicitar do médico que seja especificado no Laudo a CID da deficiência. Casos de doenças não dão direito ao benefício.

De posse do Laudo, deve retornar à plataforma da FUNAD, através do link que já acessou para fazer o cadastro, inserindo-o no sistema junto a todas as documentações necessárias (em formato .PDF ou .JPG). Quem já tem Laudo, poderá apresentá-lo, no período de transição, que vai durar seis meses.  Todo o processo é autoexplicativo e simples.

O tempo de análise dos documentos no setor de passe livre pode chegar a três meses, considerando que o setor avalia pedidos de todos os 223 municípios paraibanos. Após concluir todas essas etapas, o solicitante espera resposta sobre deferimento ou não, através do e-mail que foi cadastrado ou no próprio site. Caso haja alguma pendência, a pessoa é informada sobre o que precisa resolver. Se o processo está correto, o setor irá confirmar via e-mail e o cidadão deve entrar no site para agendar o dia e horário de sua escolha para ir receber a carteira, no setor do Passe livre - FUNAD.

DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Laudo médico de avaliação fornecido por profissional habilitado no SUS - com CID 10 da Deficiência
  • Documentos pessoais
  • 01 (uma) foto 3X4 (recente e sem danos)
  • Cópia da carteira de identidade (RG)
  • Cópia do cadastro de pessoa física (CPF)
  • Cópia do comprovante de residência
  • Cartão do SUS
  • Comprovante de tipo sanguíneo
  • Documentos do Responsável (para a pessoa com autismo)
  • Cópia da carteira de identidade (RG)
  • Cópia do cadastro de pessoa física (CPF)
  • Telefone e E-mail

Documentos complementares

  • Anexar exame audiológico ( audiometria) no caso de deficiência auditiva
  • Cópia da carteira do Passe Livre vencida ou a vencer, quando for o caso de segunda via ou renovação
  • B.O. - Boletim de Ocorrência, quando for o caso de 2ª Via por perda, roubo ou extravio.

Faça sua solicitação 



Nenhum comentário:

Postar um comentário