As dinâmicas são uma importante ferramenta para o engajamento das turmas. Desde o primeiro dia de aula, esse tipo de trabalho auxilia no conhecimento de uns pelos outros e no sentimento de pertença.
Algumas
atividades para o primeiro dia de aula podem ajudar nesse momento de
boas-vindas, reconhecimento e reencontro.
Para atualizar as aulas, é preciso buscar novas alternativas, deixando os
conteúdos mais interessantes e prendendo a atenção dos alunos.
Confira cinco dinâmicas para a primeira semana de aulas.
1.
Dinâmica de apresentação
É comum que o
primeiro dia de aula seja ocupado pela apresentação de professores e alunos.
Entretanto, essa apresentação pode ser feita de formas diferentes.
Para além das
informações triviais como o nome e a disciplina que leciona, o professor pode
relacionar com gostos e características mais pessoais (músicas, filmes, livros,
viagens, memórias, etc.) e pedir para que os alunos façam o mesmo.
Essa dinâmica
tende a aproximar o grupo e fazer associações com algumas informações que
facilitam o aprendizado de todos.
2.
Dinâmica da mímica
Divida a sala em
dois grupos. Um participante de uma equipe deve escolher uma palavra para a
outra, relacionada com o tema que está sendo trabalhado na disciplina. O
participante que sabe a palavra deve ficar no centro ou na frente da sala e
fazer uma mímica para o seu grupo adivinhar o que é. Vá alternando os grupos e
dê a oportunidade de todos participarem dessa atividade, que estimula a
transmissão de pensamentos e emoções com os gestos. O grupo que mais acertar
ganha!
Veja exemplo:
3.
Dinâmica
dos balões
O objetivo dessa
dinâmica é perceber que algumas tarefas são muito mais fáceis quando realizadas
em conjunto, bem como estimular o desenvolvimento de um ambiente de cooperação
entre os participantes.
Os estudantes
podem ser organizados de pé, em uma roda. Cada estudante deve receber um balão
de festa, enchê-lo e amarrá-lo (dar um nó).
Posteriormente,
é pedido para que lance o balão e mantenha-o no ar, tarefa que é realizada com
muita facilidade.
Aos poucos,
alguns alunos são retirados da tarefa de manter os balões no ar, sobrecarregando
os que permanecem. A cada aluno retirado, fica mais e mais difícil até que se
torna impossível para os que ficaram, manter tantas bolas no ar.
É pedido aos
alunos que reflitam e pensem na lição trazida pela dinâmica em relação à sua
vida e o cotidiano em sala de aula.
Veja exemplo:
4.
Dinâmica dos memes
Os memes são
imagens largamente utilizadas em redes sociais com o objetivo de transmitir uma
ideia de forma bem humorada.
Sendo assim,
essa dinâmica visa estimular a criatividade e a capacidade de comunicação, bem
como desenvolver um senso de comunidade na turma.
Para isso, é
necessário que o professor distribua uma série dessas imagens, facilmente
encontradas na internet.
Cabe aos alunos
complementarem as imagens com frases que lhe deem significado e façam sentido
dentro desse novo contexto.
5.
Dinâmica do nó humano
Essa dinâmica
propõe a integração e o desenvolvimento do sentimento de pertença a um grupo.
Para isso, os
alunos são dispostos em roda e devem dar as mãos, como numa ciranda. Cada aluno
deve gravar a quem deu sua mão esquerda e direita.
A partir daí,
podem soltar as mãos e caminhar livremente. Após alguns minutos, o professor
pede para que, no lugar onde estão, voltem a dar as mãos às mesmas pessoas do
início da atividade (mão esquerda e direita).
O desafio
consiste em regressar à posição original sem soltar as mãos e desatar o nó
humano.
Veja exemplo:
Caso tenha interesse em novas dinâmicas, disponibilizamos os materiais abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário