29 de janeiro de 2023

Cinco dinâmicas para a volta às aulas

 


    As dinâmicas são uma importante ferramenta para o engajamento das turmas. Desde o primeiro dia de aula, esse tipo de trabalho auxilia no conhecimento de uns pelos outros e no sentimento de pertença.

Algumas atividades para o primeiro dia de aula podem ajudar nesse momento de boas-vindas, reconhecimento e reencontro.

    Para atualizar as aulas, é preciso buscar novas alternativas, deixando os conteúdos mais interessantes e prendendo a atenção dos alunos.


    Confira cinco dinâmicas para a primeira semana de aulas. 

 

1.       Dinâmica de apresentação

É comum que o primeiro dia de aula seja ocupado pela apresentação de professores e alunos. Entretanto, essa apresentação pode ser feita de formas diferentes.

Para além das informações triviais como o nome e a disciplina que leciona, o professor pode relacionar com gostos e características mais pessoais (músicas, filmes, livros, viagens, memórias, etc.) e pedir para que os alunos façam o mesmo.

Essa dinâmica tende a aproximar o grupo e fazer associações com algumas informações que facilitam o aprendizado de todos.

 Veja exemplo:



2.       Dinâmica da mímica

Divida a sala em dois grupos. Um participante de uma equipe deve escolher uma palavra para a outra, relacionada com o tema que está sendo trabalhado na disciplina. O participante que sabe a palavra deve ficar no centro ou na frente da sala e fazer uma mímica para o seu grupo adivinhar o que é. Vá alternando os grupos e dê a oportunidade de todos participarem dessa atividade, que estimula a transmissão de pensamentos e emoções com os gestos. O grupo que mais acertar ganha! 

Veja exemplo:



3.       Dinâmica dos balões

O objetivo dessa dinâmica é perceber que algumas tarefas são muito mais fáceis quando realizadas em conjunto, bem como estimular o desenvolvimento de um ambiente de cooperação entre os participantes.

Os estudantes podem ser organizados de pé, em uma roda. Cada estudante deve receber um balão de festa, enchê-lo e amarrá-lo (dar um nó).

Posteriormente, é pedido para que lance o balão e mantenha-o no ar, tarefa que é realizada com muita facilidade.

Aos poucos, alguns alunos são retirados da tarefa de manter os balões no ar, sobrecarregando os que permanecem. A cada aluno retirado, fica mais e mais difícil até que se torna impossível para os que ficaram, manter tantas bolas no ar.

É pedido aos alunos que reflitam e pensem na lição trazida pela dinâmica em relação à sua vida e o cotidiano em sala de aula.

Veja exemplo:




4.       Dinâmica dos memes

Os memes são imagens largamente utilizadas em redes sociais com o objetivo de transmitir uma ideia de forma bem humorada.

Sendo assim, essa dinâmica visa estimular a criatividade e a capacidade de comunicação, bem como desenvolver um senso de comunidade na turma.

Para isso, é necessário que o professor distribua uma série dessas imagens, facilmente encontradas na internet.

Cabe aos alunos complementarem as imagens com frases que lhe deem significado e façam sentido dentro desse novo contexto.


5.       Dinâmica do nó humano

Essa dinâmica propõe a integração e o desenvolvimento do sentimento de pertença a um grupo.

Para isso, os alunos são dispostos em roda e devem dar as mãos, como numa ciranda. Cada aluno deve gravar a quem deu sua mão esquerda e direita.

A partir daí, podem soltar as mãos e caminhar livremente. Após alguns minutos, o professor pede para que, no lugar onde estão, voltem a dar as mãos às mesmas pessoas do início da atividade (mão esquerda e direita).

O desafio consiste em regressar à posição original sem soltar as mãos e desatar o nó humano.

Veja exemplo:



Caso tenha interesse em novas dinâmicas, disponibilizamos os materiais abaixo: 






Para novas oportunidades acesse nosso grupo gratuitamente: 









Nenhum comentário:

Postar um comentário