A Secretaria de
Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), em parceria com o
Sebrae Paraíba e a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB), promeve o II Seminário de Transformação Digital na Educação e na Ciência e
Tecnologia, que, este ano, terá o seguinte tema: “Paraíba: minha terra
conectada com os saberes do mundo”.
O evento acontece de forma presencial, para 600 pessoas, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, e também em formato remoto, sendo transmitido tanto pelo canal no YouTube da SEECT-PB, como pela TV Paraíba Educa.
No dia 01/06, a partir da 14h, o Seminário de Transformação Digital será transmitido pelo Canal You Tube e TV Paraíba Educa do encerramento do evento com a participação do psicólogo e professor Rossandro Klinjey fará a palestra de encerramento com o tema: Jovens, educação e questões atuais da sociedade: como lidar com a nova realidade da educação?
Confira a programação completa com os Cursos, Oficinas, Torneios, Hackathon e Premiações:
Oficinas Presenciais
Dia: 01/06 Horário: 09h às 12h
Sala 1:
Ministrantes: Josemar Medeiros da Silva
e Thiago da Fonseca Vieira
Tema: Augusto ao gosto do freguês
Público-alvo: Professores
Vagas: 80
Resumo: A oficina se dispõe a apresentar
sugestões pedagógicas para a abordagem de Augusto dos Anjos no contexto
escolar.
Sala 2:
Nome: Naiana Araújo Correia
Nome da oficina: Lettering: do manual ao
digital
Público-alvo: Estudantes
Vagas: 80
Resumo: Neste curso iremos criar
ilustrações pessoais através de uma técnica que consiste em gerar ideias a
partir da conexão entre as coisas que acontecem na realidade e nos sonhos.
Sala 3:
Ministrante: Gilson Franca e Dayanna
Lins
Tema: Inglês e Espanhol descomplicado !
Público-alvo: Estudantes
Vagas: 80
Resumo: Teoria e prática sobre como
desenvolver as línguas estrangeiras de forma simples e descomplicada.
Sala 4:
Ministrante: Ketlen Oliveira Estevam da Silva
Tema: Eu e Você conectados pelo mundo
Público-alvo: Professores
Vagas: 80
Resumo: O objetivo do curso é alinhar
estratégias e o uso de ferramentas digitais e plataformas disponibilizadas pela
Rede Estadual, a partir das várias conexões, interações e influências do
fenômeno linguístico Estrangeirismos no contexto brasileiro e internacional.
Oficinas On-line
DURAÇÃO 3 HORAS CADA
Horário: 9 às 12h Dia: 01/06 Vagas: 80
por sala
OFICINA 1
Ministrante: José Ânderson Ferreira da Silva
Tema: O corpo que se move na cultura corporal
do movimento
Público-alvo: Estudantes e Professores
Resumo: O corpo que se move na Cultura
Corporal do Movimento: historicidade, linguagem, estereótipos, preconceitos,
aspectos energéticos e esportivização.
Link da sala: https://classroom.google.com/c/NDg3MjMzNzcxMjcw?cjc=ujuexnr
Link da videochamada: https://meet.google.com/jwh-huac-yhz
OFICINA 2
Ministrante: Herika Alves Farias Dantas
Tema: Os mistérios de Hogwarts na luta contra
o autoritarismo e os defensores do sangue puro.
Público-alvo: Estudantes
Resumo: Enriquecimento do seu nível de
leitura e propiciar o uso das suas habilidades artísticas atreladas aos seus
conhecimentos históricos.
Link
da sala: https://classroom.google.com/c/NDg3MjMzNDc2NDk4?cjc=psuoq24
Link
da videochamada: https://meet.google.com/mzg-ibzc-pcr
OFICINA 3
Ministrante: Julio Kennedy Pereira de Souza
Tema: Paraíba, mulher forte sim senhor!
Público-alvo: Estudantes
Resumo: Promover um estudo reflexivo e
dinâmico, a fim de instigar a reflexão e o respeito sobre as relações de gênero
nos múltiplos espaços de comportamento e relacionamento social.
Link
da sala: https://classroom.google.com/c/NDg3MjMzNzcxMzQ0?cjc=4lceguv
Link
da videochamada: https://meet.google.com/gav-ruas-ash
OFICINA 4
Ministrante: Gilberto Batista dos Santos
Tema: Planejando Meu Futuro Financeiro
Público-alvo: Estudantes
Resumo: A diferença entre liberdade
financeira e independência financeira, entre renda fixa, variada, onde alocar
dinheiro para cada tipo de meta, além de saber diferenciar ofertas de Bancos de
Corretoras de valores, conseguindo fazer um planejamento para, no mínimo,
próximos 10 anos.
Link
da sala: https://classroom.google.com/c/NDg3MjMzNDc2NDUw?cjc=y5iqe5l
Link
da videochamada: https://meet.google.com/skf-odps-vqh
OFICINA 5
Ministrante: Jessica Pessoa de Melo
Nome da oficina: Tornando-se um atendente de
luxo
Público-alvo: Estudantes
Resumo: Desenvolver atitude de
autoconfiança e naturalidade nas diversas situações da vida social ou
profissional; Compreender a importância e a centralidade da comunicação na
sociedade contemporânea.
Link
da sala: https://classroom.google.com/c/NDg3MjMzNDc2NTI2?cjc=xk5toje
Link
da videochamada: https://meet.google.com/iqo-znkw-ybj
OFICINA 6
Ministrante: Manuella Vívian Meira Prado de
Brito
Tema: Upcycling de resíduos em objetos de
decoração
Público-alvo: Professores
Resumo: O objetivo do curso é
proporcionar ao cursista conhecimentos acerca de processos e materiais
sustentáveis para a indústria do Design aplicando a teoria dos 5Rs (repensar,
reduzir, recusar, reutilizar e reciclar) e demais conceitos do desenvolvimento
sustentável.
Link
da sala: https://classroom.google.com/c/NDg3MjMzNzgwMzE3?cjc=hyokfj6
Link
da videochamada:
https://meet.google.com/xgm-ykzp-civ
OFICINA 7
Ministrante: Carlos Eduardo Pereira Ruffo
Tema: Vá 'cidanar': Assuma o seu papel de
cidadão
Público-alvo: Professores
Resumo: Assuma o seu papel de cidadão!”
,oferecer uma formação cidadã, capaz de transformá-lo em um agente ativo,
autônomo e empreendedor em sua comunidade, através da contextualização do
conteúdo aprendido.
Link
da sala: https://classroom.google.com/c/NDg3MjMzNzcxNDcw?cjc=4jmfu5l
Link
da videochamada: https://meet.google.com/nmi-iuzc-iys
OFICINA 8
Ministrante: Bruno Killiam e Hudison Ferreira
Tema: STEAM CONECTADO AO MAKER
Público-alvo: Estudantes
Resumo: A educação MAKER não
requer prioritariamente o uso de altas tecnologias, ela se preocupa com o
processo, a imaginação, incentiva o “aprender fazendo” e se inspira em métodos
educacionais como o construtivismo, focado na construção de um estudante
autônomo, protagonista, ativo e comprometido com a sua formação intelectual.
Link da sala: https://meet.google.com/zsj-kgwo-rrx
Nenhum comentário:
Postar um comentário