17 de fevereiro de 2022

Inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

 


        O Conselho Gestor do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI torna público o Processo Seletivo para o Exame Nacional de Acesso ao Curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva para o ano de 2022.

         O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) é um programa de pós-graduação stricto sensu em Educação Inclusiva, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, e tem como objetivo oferecer formação continuada para professores em efetivo exercício na Rede Pública de Ensino da Educação Básica para que aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, podendo promover o desenvolvimento em contextos educacionais, garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País.

         O PROFEI é um curso semipresencial com oferta simultânea nacional e internacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Educação Inclusiva.

         Serão ofertadas 206 (duzentas e seis) vagas para o curso de Mestrado em Educação Inclusiva, de acordo com as linhas de pesquisa do Programa e docentes das Instituições Associadas. Das 206 vagas, 175 serão destinadas à ampla concorrência e 31 estão reservadas às cotas de ações afirmativas para candidatos autodeclarados pretas e pardas, indígenas, quilombolas e candidatos com deficiência, respeitando-se regulamentação interna de cada IES. Confira as vagas disponíveis por estado no Edital. 

         Poderão inscrever-se somente profissionais da educação, com diploma em licenciatura, ou de graduação em bacharelado nas áreas que compõem o currículo da educação básica com complementação pedagógica nos termos da Lei, concursados como professores efetivos de educação básica em rede pública de ensino e que estejam em efetivo exercício em sala de aula comum, ou no atendimento educacional especializado na modalidade de sala de recursos multifuncional, ou ensino colaborativo, ou na itinerância.

         O candidato deverá se inscrever em apenas uma linha de pesquisa dentre as três estabelecidas.

         A inscrição deverá ser efetuada das 10h do dia 09.02.2022 às 23h59min do dia 10.03.2022, exclusivamente pela internet.

         Para inscrever-se, o candidato – durante o período de inscrições – deverá:

a) acessar o site;

b) localizar, no site, o “link” correlato a este Processo Seletivo;

c) ler, na integra, o Edital e preencher total e corretamente a ficha de inscrição;

d) transmitir os dados da inscrição;

e) imprimir o boleto bancário, caso o pagamento seja realizado em dinheiro ou cheque;

f) efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

         O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00.

O Processo Seletivo constará das seguintes provas:

Prova Objetiva Conhecimentos Gerais - Formação Básica Conhecimentos Específicos - Formação Específica Análise de Documentos Projeto de Pesquisa Entrevista.

         Cada Instituição Associada definirá e tornará público a data, o local e o horário de realização da matrícula, cumprindo os prazos definidos no Edital.


Para novas oportunidades acesse nosso grupo: 



Acesse o Edital: 



Faça sua inscrição:



6 comentários:

  1. Boa Tarde! Sou Goreth e moro no Ceará, precisamente em Maranguape, área metropolitana. Gostaria de saber como fazer para conseguir participar desse processo seletivo. Ví que as universidades que estão no processo dessa seleção mais próximas do Ceará são Pernambuco e Paraíba.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Goreth! Saudações aos amigos do Ceará. exatamente. Deve selecionar a IES que oferta a vaga e se inscrever.

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE!
    FINALIZEI MINHA INSCRIÇÃO, MAS DECIDI MUDAR MINHA LINHA DE PESQUISA. NAO PAGUEI O BOLETO AINDA. COMO DEVO PROCEDER?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, qual o valor mensal do investimento?

    ResponderExcluir