19 de outubro de 2021

SEECT - Programe-se: Chamada para estudantes Pesquisadoras do Ensino Médio

 






         A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba – SEECT, torna público as normas para a realização de Chamada para Pesquisadoras do Ensino Médio da rede pública do estado da Paraíba para apresentarem propostas que contribuam para o desenvolvimento das áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação na Paraíba.

         O PROGR{AME}-SE: Programa Meninas na Ciência e Tecnologia, é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Educação da Ciência e da Tecnologia, e seu Núcleo de Projetos Especiais – NUPES, visa estimular o aumento da representatividade feminina/meninas no cenário da Ciência, Tecnologia e Inovação.

         O programa é dedicado às jovens e futuras cientistas, em parceria com as escolas de Ensino Médio, cujas ideias e/ou projetos desenvolvidos pelas estudantes com o apoio de uma madrinha (orientadora), que possuam criatividade, usabilidade e potencial de contribuição com a implementação do Novo Ensino Médio.

         O programa tem a missão de fortalecer o empoderamento feminino e o incentivo de mais meninas nas ciências, exatas, tecnologias e engenharias, a fim de fomentar projetos de pesquisa, tecnologia e inovação como uma ação que visa à ampliação da participação e liderança feminina.

         Tem como objetivo selecionar propostas de jogos digitais, realizadas por meninas do Ensino Médio da rede pública do estado da Paraíba. As ideias serão destinadas a criação de uma biblioteca de jogos educativos do PB Educa, reforçando as estratégias de implementação no Novo Ensino Médio que envolvem processos de ensino e aprendizagem nas seguintes Áreas de conhecimento:

         Matemática e suas Tecnologias:

I – Matemática

          Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

I - Física

II - Química

III – Biologia

         O Programa será dividido em três etapas. Para cada etapa será especificado o quantitativo de vagas considerando o desempenho das equipes. Sendo assim, considere:

Etapa 1 (Escolar) - Poderão se inscrever 30 (trinta) participantes por escola, sendo que estes devem formar até 6 (seis) times de no máximo 5 (cinco) meninas. Esta etapa será eliminatória, onde será selecionado 1 (um) time por escola para concorrer à etapa estadual.

 Etapa 2 (Estadual) - Serão 550 (quinhentos e cinquenta) times, sendo destinado um time por escola, selecionados na etapa anterior. Esta etapa também terá caráter eliminatório, sendo selecionados 28 (vinte e oito) times que deverão se enquadrar nas especificações da Tabela abaixo, de acordo com as áreas do conhecimento.

Etapa 3 (Hackathon): Serão 28 (vinte e oito) times, 7 (sete) para cada unidade curricular especificado no edital, descritos na tabela anterior.        Nesta fase, teremos 7 (sete) times vencedores:

I - 01 (um) melhor jogo: sem distinção de unidade e curricular;

II - 02 (dois) melhores jogos por área de conhecimento: 1 (um) para matemática e suas tecnologias e 1 (um) para ciência da natureza e suas tecnologias;

III - 04 quatro (quatro) vencedores por unidade curricular: 1 (um) para matemática, 1 (um) para biologia, 1 (um) para química, 1 (um) para física.

         Na Etapa 1 serão distribuídos brindes para todos os times inscritos, incluindo as madrinhas. Na Etapa 2 serão distribuídas premiações para as equipes vencedoras da eliminatória, incluindo as madrinhas. Na Etapa 3, os 7 (sete) times vencedores do hackathon, serão contemplados com prêmios, um para cada aluna, junto com a madrinha orientadora. Haverá a inclusão do jogo elaborado na Play Store, como também no repositório do PB Educa, além de uma assessoria profissional para entrarem com a solicitação de Patente do jogo

         Cada time deverá organizar a documentação solicitada e a madrinha deverá se responsabilizar em efetuar a inscrição das equipes até o dia 30/11/2021. A madrinha deverá ser uma professora da rede estadual de ensino autodeclarada do gênero feminino. Não é necessário lecionar as unidades curriculares de matemática, química, física e biologia.

         No ato da inscrição o time deverá organizar previamente os seguintes itens:

  • ·        Nome do Time;
  • ·        Madrinha (Orientadora) e respectiva matrícula;
  • ·        Nome das participantes, respectivas matrículas do saber e séries;
  • ·        Declaração escolar dos participantes
  • ·     Marcar como aceito no formulário de inscrição o termo de consentimento de uso de imagem, do material elaborado e autorização da distribuição gratuita do game desenvolvido.

         A análise e divulgação das equipes vencedoras em cada etapa será divulgada na página eletrônica do PB Educa e no site da FAPESQ.


Para outras oportunidades iguais a esta acesse nosso grupo de apoio:

                     



Acesse o Edital 





Faça sua inscrição


 

Um comentário: