A
Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ, em parceria com a
Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba – SEECT,
torna público as normas para a realização de Chamada para Pesquisadoras do
Ensino Médio da rede pública do estado da Paraíba para apresentarem propostas
que contribuam para o desenvolvimento das áreas de Ciência, Tecnologia e
Inovação na Paraíba.
O
PROGR{AME}-SE: Programa Meninas na Ciência e Tecnologia, é uma iniciativa do
Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Educação da
Ciência e da Tecnologia, e seu Núcleo de Projetos Especiais – NUPES, visa
estimular o aumento da representatividade feminina/meninas no cenário da
Ciência, Tecnologia e Inovação.
O
programa é dedicado às jovens e futuras cientistas, em parceria com as escolas
de Ensino Médio, cujas ideias e/ou projetos desenvolvidos pelas estudantes com
o apoio de uma madrinha (orientadora), que possuam criatividade, usabilidade e
potencial de contribuição com a implementação do Novo Ensino Médio.
O
programa tem a missão de fortalecer o empoderamento feminino e o incentivo de
mais meninas nas ciências, exatas, tecnologias e engenharias, a fim de fomentar
projetos de pesquisa, tecnologia e inovação como uma ação que visa à ampliação
da participação e liderança feminina.
Tem
como objetivo selecionar propostas de jogos digitais, realizadas por meninas do
Ensino Médio da rede pública do estado da Paraíba. As ideias serão destinadas a
criação de uma biblioteca de jogos educativos do PB Educa, reforçando as
estratégias de implementação no Novo Ensino Médio que envolvem processos de
ensino e aprendizagem nas seguintes Áreas de conhecimento:
Matemática
e suas Tecnologias:
I – Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
I - Física
II - Química
III – Biologia
O
Programa será dividido em três etapas. Para cada etapa será especificado o
quantitativo de vagas considerando o desempenho das equipes. Sendo assim,
considere:
Etapa 1 (Escolar) - Poderão se inscrever 30
(trinta) participantes por escola, sendo que estes devem formar até 6 (seis)
times de no máximo 5 (cinco) meninas. Esta etapa será eliminatória, onde será
selecionado 1 (um) time por escola para concorrer à etapa estadual.
Etapa
2 (Estadual) - Serão 550 (quinhentos e cinquenta) times, sendo destinado um
time por escola, selecionados na etapa anterior. Esta etapa também terá caráter
eliminatório, sendo selecionados 28 (vinte e oito) times que deverão se
enquadrar nas especificações da Tabela abaixo, de acordo com as áreas do
conhecimento.
Etapa 3 (Hackathon): Serão 28 (vinte e oito)
times, 7 (sete) para cada unidade curricular especificado no edital, descritos
na tabela anterior. Nesta fase,
teremos 7 (sete) times vencedores:
I - 01 (um) melhor jogo: sem distinção de
unidade e curricular;
II - 02 (dois) melhores jogos por área de
conhecimento: 1 (um) para matemática e suas tecnologias e 1 (um) para ciência
da natureza e suas tecnologias;
III - 04 quatro (quatro) vencedores por
unidade curricular: 1 (um) para matemática, 1 (um) para biologia, 1 (um) para
química, 1 (um) para física.
Na
Etapa 1 serão distribuídos brindes para todos os times inscritos, incluindo as
madrinhas. Na Etapa 2 serão distribuídas premiações para as equipes vencedoras
da eliminatória, incluindo as madrinhas. Na Etapa 3, os 7 (sete) times
vencedores do hackathon, serão contemplados com prêmios, um para cada aluna,
junto com a madrinha orientadora. Haverá a inclusão do jogo elaborado na Play
Store, como também no repositório do PB Educa, além de uma assessoria
profissional para entrarem com a solicitação de Patente do jogo
Cada
time deverá organizar a documentação solicitada e a madrinha deverá se
responsabilizar em efetuar a inscrição das equipes até o dia 30/11/2021. A madrinha deverá ser uma
professora da rede estadual de ensino autodeclarada do gênero feminino. Não é
necessário lecionar as unidades curriculares de matemática, química, física e
biologia.
No
ato da inscrição o time deverá organizar previamente os seguintes itens:
- ·
Nome do Time;
- ·
Madrinha (Orientadora) e respectiva matrícula;
- ·
Nome das participantes, respectivas matrículas
do saber e séries;
- ·
Declaração escolar dos participantes
- · Marcar como aceito no formulário de inscrição
o termo de consentimento de uso de imagem, do material elaborado e autorização
da distribuição gratuita do game desenvolvido.
A
análise e divulgação das equipes vencedoras em cada etapa será divulgada na
página eletrônica do PB Educa e no site da FAPESQ.
Para outras oportunidades iguais a esta acesse nosso grupo de apoio:
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