A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em
Geografia (PPGG) da Universidade Federal da Paraíba torna público o edital que regula
as condições de ingresso, por via de EXAME DE SELEÇÃO, no curso de Doutorado do
PPGG, ano letivo 2022.
As
inscrições serão realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA),
no período de 23 de setembro de 2021 até as 23 horas do dia 29 de setembro de
2021, no endereço eletrônico.
A inscrição ocorrerá se e somente
se o (a) candidato(a) preencher cadastro online e anexar TRÊS (3) ARQUIVOS
(OBRIGATORIAMENTE EM PDF):
1) DOCUMENTAÇÃO solicitada no edital;
2) FICHA DE AVALIAÇÃO CURRICULAR PREENCHIDA E DOCUMENTOS
COMPROBATÓRIOS; e
3 PLANO PRELIMINAR DE TESE.
Os
arquivos devem ser adicionados nos campos disponíveis no sistema.
Para
efetuar a inscrição no processo seletivo, serão necessários os seguintes
documentos:
a) Requerimento ao coordenador, solicitando a
inscrição no processo seletivo, conforme Edital;
b) Formulário de inscrição devidamente preenchido,
conforme Edital;
c) Uma fotografia 3x4 recente;
d) Cópia do Diploma de Mestrado ou Ata da Defesa, ou
ainda documento que comprove estar o (a) candidato (a) em condições de concluir
o Mestrado antes da matrícula institucional no Curso de Doutorado em Geografia
(PPGG/UFPB) e) Histórico escolar do curso de Mestrado;
f) Comprovante de aprovação em exame da capacidade de
leitura e interpretação em duas línguas estrangeiras, para candidatos (as)
brasileiros que já disponham de certificados; Caso não disponham, o certificado
pode ser apresentado posteriormente durante os 12 primeiros meses do curso;
g) Comprovante de aprovação em exame de língua
portuguesa, para candidatos (as) estrangeiros (as), e em outra língua, que não
a sua língua pátria.
h)Ficha de avaliação curricular, conforme edital,
devidamente preenchida, com os documentos comprobatórios referentes ao período
de janeiro de 2017 a 2021.
i) Plano Preliminar de Tese, sem a indicação do
candidato, contendo entre 15 e 20 páginas, excetuando a capa e seguindo a
estrutura apresentada no edital;
j) No caso de candidatos às vagas reservadas para as
ações afirmativas, deverão apresentar a autodeclaração aqueles que se
declararem negros ou pardos, utilizando o quesito cor ou raça utilizado pela
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE;
Deverão apresentar a autodeclaração aqueles se
declararem pertencentes a povos indígenas;
- As pessoas com deficiência deverão apresentar laudo
médico atestando a espécie e o grau da deficiência, nos termos dos artigos 3º e
4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com expressa referência ao
código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, conforme
Portaria Normativa do MEC, Nº 1.117 de 01/11/2018;
O
laudo que atesta a deficiência deverá ser validado, preferencialmente, pela
FUNAD ou outra Instituição Pública de Reabilitação, assim como pelo Comitê de
Inclusão e Acessibilidade - CIA, da UFPB.
O
PPGG oferece até 20 vagas, de acordo com a oferta dos docentes (professores
orientadores) e respectivas temáticas e linhas de pesquisa, conforme descrito
no Edital.
A seleção constará de 3 etapas.
A etapa 1, de caráter eliminatório e classificatório,
constará da Avaliação do Plano Preliminar de Tese;
A etapa 2, de caráter eliminatório e classificatório,
constará da Apresentação do Plano Preliminar de Tese,
A etapa 3, de caráter classificatório, constará da
avaliação curricular.
A
divulgação do resultado final do processo seletivo, com os nomes dos candidatos
aprovados e classificados em ordem decrescente das médias finais obtidas no
certame, será feita em duas listas: uma apresentando os candidatos aprovados em
ampla concorrência e outra com os candidatos aprovados nas vagas destinadas às
ações afirmativas. Nessas listas constarão apenas os candidatos aprovados e
classificados dentro do número de vagas ofertadas pelos professores
orientadores.
O(A)
candidato(a) aprovado(a) e classificado(a) no processo seletivo deverá efetuar
sua matrícula, no período de 21 a 25 de fevereiro de 2022 no horário das 08:00
h às 12:00 h e das 14:00 h as 16 h, na secretaria do PPG, mediante a
apresentação da cópia legível dos seguintes documentos: Cédula de Identidade,
Registro Nacional do Estrangeiro ou Passaporte, se estrangeiro, CPF e Diploma
de Mestrado ou Ata da Defesa, que serão conferidas com o original pelo servidor
responsável pela matrícula, e uma foto 3x4 recente, além do formulário de
matrícula devidamente preenchido, disponível no endereço eletrônico do PPGG
e/ou no endereço eletrônico do processo seletivo.
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