23 de setembro de 2021

PROFQUI: Mestrado Profissional em Química com 244 vagas

 


O Comitê Gestor do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo de ingresso no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional.

         O Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) é um programa de pós-graduação stricto sensu em Química, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, e tem como objetivo proporcionar ao professor de Química do Ensino Básico formação Química aprofundada e relevante ao exercício da docência.

         É um curso voltado para professores do Ensino Básico atuantes na disciplina de Química, diplomados em cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação que atendam às exigências das Instituições Associadas para entrada na pós-graduação, e que sejam aprovados no Exame Nacional de Acesso.

         O PROFQUI, que conduz ao título de Mestre em Química, é um curso semipresencial, com oferta simultânea nacional, coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com a cogestão da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

         As Instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do PROFQUI, denominadas Instituições Associadas, são responsáveis, por intermédio das respectivas Coordenações Acadêmicas Institucionais, por toda a gestão local do PROFQUI, descrita no Regimento do PROFQUI.

         As aulas poderão ser ministradas de segunda a sábado, conforme determinação do Colegiado Local de cada uma das Instituições Associadas que integram a Rede Nacional. O PROFQUI oferecerá 244 vagas.

         Poderão participar do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, candidatos que exclusivamente atendam aos dois seguintes pré-requisitos:

a) Sejam portadores de diplomas de graduação em Química (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação;

b) Estejam em exercício de docência em Química na Educação Básica.

         A inscrição para o processo seletivo 2021 deverá ser feita até o dia 30 de Outubro pelo candidato e implicará no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas no Edital.

         A inscrição no Exame Nacional de Acesso será efetuada via internet no período de 1° de setembro a 30 de outubro 2021 até as 17:00, horário oficial de Brasília. 

         O Exame Nacional de Acesso consistirá em 30 (trinta) questões de múltipla escolha.

         Até o dia 3 de dezembro de 2021, a nota individual de cada candidato será disponibilizada pela Instituição Associada para a qual se inscreveu.

         Cada Instituição Associada definirá e tornará público a data, o local e o horário de realização da matrícula, cumprindo os prazos definidos no Edital.

Para novas oportunidades acesse nosso grupo: 


                     

Acesse o Edital: 





Faça sua inscrição: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário