11 de julho de 2021

UFPE publica edital de seleção para Mestrado e Doutorado em Educação

 


        A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE torna público os editais de seleção para os Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Contemporânea.

         Para participar do processo seletivo ao Mestrado, exige-se licenciatura nas áreas de Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes, conforme tabela de áreas do conhecimento do CNPq. Os cursos de licenciatura deverão ser realizados em instituições reconhecidas pelo MEC.

         Para participar do processo seletivo ao Doutorado exige-se mestrado nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Linguística, Letras e Artes, conforme tabela de áreas do conhecimento do CNPq.

         A inscrição realizar-se-á exclusivamente online até as 23h59 do dia 06 de agosto de 2021 e disponibilizado também no sítio do PPGEduC, contendo versões digitalizadas dos documentos indicados no edital. Tais versões digitalizadas devem ser anexadas ao formulário em 3 (três) arquivos para o Mestrado ou 4 (quatro) arquivos para o Doutorado.

         São fixadas 13 vagas para o Curso de Mestrado sendo 08 para a Linha de pesquisa “Educação e Diversidade” e 05 para a Linha de pesquisa “Docência, Ensino e Aprendizagem”.

         São fixadas 15 vagas para o Curso de Doutorado sendo 08 para a Linha de pesquisa “Educação e Diversidade” e 07 para a Linha de pesquisa “Docência, Ensino e Aprendizagem”.

 

         Documentação referente ao “Arquivo 1” a ser inserida em arquivo único no formulário:

RG; CPF; Título de Eleitor; certidão de quitação eleitoral e certificado de reservista para os brasileiros; passaporte para os(as) estrangeiros(as); diploma ou comprovante de conclusão do curso de mestrado ou declaração de que é provável concluinte até fevereiro do ano de 2022.

         Documentação referente ao “Arquivo 2” a ser inserida em arquivo único no formulário:

Projeto de pesquisa vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa, com o mínimo de 08 (oito) e o máximo de 12 (doze) páginas para o Mestrado e de 15 (quinze) e o máximo de 20 (vinte) páginas para o Doutorado. O projeto deverá conter título, indicação da linha, introdução e justificativa, fundamentação teórica, objetivos, geral e específicos, metodologia e referências bibliográficas. Deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 e todas as margens com 2,5.

 

         Documentação referente ao “Arquivo 3” a ser inserida em arquivo único no formulário para o Mestrado:

a) Arquivo do Currículo Lattes devidamente comprovado (fazer download do currículo no endereço http://lattes.cnpq.br/. Não aceitaremos a indicação do link do Currículo Lattes). Os comprovantes deverão ser numerados e escaneados obedecendo à sequência dos itens do quadro de pontuação do currículo.

         Documentação referente ao “Arquivo 3” a ser inserida em arquivo único no formulário para o Doutorado:

a) Memorial: O memorial consiste na apresentação da trajetória acadêmica do(a) candidato(a), com base em informações objetivas e sucintas. O texto descritivo deve ter de 05 (cinco) a 08 (oito) páginas, contendo reflexões sobre a experiência profissional e produção acadêmica do(a) candidato(a) com ênfase nos percursos e trajetórias de formação, em articulação com a sua proposta de investigação e com a Linha de Pesquisa escolhida. Compõe-se de um relato retrospectivo, analítico e crítico, abarcando os aspectos principais da trajetória profissional e acadêmica do(a) candidato(a).

         Documentação referente ao “Arquivo 4” a ser inserida em arquivo único no formulário para o Doutorado:

a) Arquivo do Currículo Lattes devidamente comprovado (fazer download do currículo no endereço http://lattes.cnpq.br/, não aceitaremos a indicação do link do Currículo Lattes). Os comprovantes deverão ser numerados e escaneados obedecendo à sequência dos itens  do quadro de pontuação do currículo.

          O cronograma da defesa do projeto de pesquisa será divulgado na página eletrônica https://www.ufpe.br/ppgeduc no dia 04 de outubro de 2021. No cronograma constarão os links de acesso às virtuais e o horário de cada candidato(a).

Etapas de seleção: 

Etapa 1: Avaliação do Projeto de Pesquisa (peso 3,0)

Etapa 2: Defesa Virtual do Projeto de Pesquisa (peso 3,0), de caráter eliminatório. Nesta etapa será exigida a nota mínima 7,0 (sete) para aprovação, resultado da média aritmética das notas atribuídas por cada examinador(a) à defesa virtual do projeto de pesquisa. A avaliação será realizada por professores(as) da linha de pesquisa escolhida pelo(a) candidato(a).

Etapa 3: Avaliação do Memorial (Peso 2,0), de caráter eliminatório para o Doutorado. Será exigida a nota mínima 7,0 (sete) para aprovação, resultado da média aritmética das notas atribuídas por cada examinador(a) ao memorial. A avaliação será realizada por professores(as) da linha de pesquisa escolhida pelo(a) candidato(a).

Etapa 4: Provas de Idiomas e Avaliação do Currículo Lattes comprovado - de caráter classificatório

         O resultado do processo seletivo será expresso pela média ponderada das notas obtidas em cada uma das etapas. Os(As) candidatos(as) que obtiverem média final igual ou superior a 7,0 (sete) serão aprovados(as) e classificados(as) em ordem decrescente e conforme o número de vagas de cada Linha de Pesquisa para a qual foi realizada a inscrição.

         O resultado será publicado no Boletim Oficial da UFPE e disponibilizado no endereço eletrônico.

         No ato da matrícula, os(as) candidatos(as) classificados(as) deverão apresentar os originais da documentação submetida no ato da inscrição, incluindo o diploma ou documento comprobatório válido da conclusão de curso de mestrado.

         O curso de Mestrado é realizado na modalidade presencial, porém, as atividades serão realizadas, inicialmente, no formato remoto ou híbrido. Será obrigatório o retorno das atividades ao formato presencial após a pandemia.

         O curso de Doutorado é realizado na modalidade presencial, porém, as atividades serão realizadas, inicialmente, no formato remoto ou híbrido. Será obrigatório o retorno das atividades ao formato presencial após a pandemia.


Para outras oportunidades iguais a esta acesse nosso grupo e receba sempre que sair novo edital. 


                     



Faça sua inscrição (Mestrado): 




Faça sua inscrição (Doutorado): 



                                



Baixe o Edital (BO 121.2021)









Nenhum comentário:

Postar um comentário