A
Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ torna público Edital
para o Processo Seletivo para o Programa de Educação para Inovação e
Empreendedorismo OUSE CRIAR para estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Rede
Pública Estadual da Paraíba, com o intuito de estimular o desenvolvimento de
jovens empreendedores por meio do fomento, sistematização e implementação de
ações educacionais que promovam, a partir de soluções para problemas
contextualizados, tanto a criação ou melhoria contínua de produtos e/ou
processos, como o surgimento de novos empreendimentos.
A
primeira fase do Programa OUSE CRIAR acontecerá para a 1ª série do ensino médio
das 14 (quatorzes) Gerencias Regionais de Ensino (GREs), seguindo as trilhas de
inovação tecnológica que terão como base os eixos propostos neste edital.
O edital refere-se à primeira fase de seleção
do Programa OUSE CRIAR, distribuída em três etapas:
·
Seleção inicial de 01 (uma) equipe por escola
nas 14 regionais de ensino (Etapa 1);
·
Participação das trilhas de inovação
tecnológica que serão realizadas para os times selecionados de cada Gerência
Regional de Ensino (Etapa 2);
·
Participação no Segundo Hackathon Remoto do
Programa seguindo as especificações desta etapa estão estabelecidos de acordo
com a tabela de eixos deste edital (Etapa 3).
Poderão
candidatar-se ao processo seletivo da primeira fase do Programa OUSE CRIAR
estudantes da 1ª série do ensino médio devidamente matriculados na Rede
Estadual de Ensino da Paraíba e Professores da Rede;
As
equipes que participarão do programa deverão ser formadas por no mínimo 03
(três) estudantes e 01(um) professor mentor e/ou no máximo 05 (cinco)
estudantes e 01 (um) professor mentor.
As
equipes selecionadas na Etapa 2 passarão pelas trilhas OUSE CRIAR para avançar
para a próxima etapa e participarão da maratona final estadual que acontecerá
virtualmente (Etapa 3)
DOS EIXOS TEMÁTICOS
Eixo 1 - Soluções governamentais,
Eixo 2 - Inovação e desenvolvimento regional,
Eixo 3 - Tecnologias sociais,
Eixo 4 - Tecnologias educacionais.
A
seleção da etapa estadual será por intermédio do Hackathon. As 20 (vinte)
equipes selecionadas na primeira fase passarão para a segunda fase: a de
desenvolvimento, que ocorrerá em 2022, e receberá o aporte no valor R$ 5.000,00
(cinco mil reais), por equipe com o objetivo de subsidiar a elaboração do
projeto técnico de inovação a ser submetido como critério de permanência no
Programa.
Na
terceira e última fase, que ocorrerá no ano de 2023 para os estudantes que
ingressaram na primeira fase deste edital, serão selecionados 10 (dez) projetos
que atenderem às avaliações e critérios de sucesso, e irão participar da
terceira fase: a de criação da startup e execução do projeto de inovação,
recebendo um aporte no valor de R$ 20.000,00 (vinte e mil reais).
Estarão
aptos a concorrer às vagas destinadas ao Programa OUSE CRIAR, em sua primeira
fase professores(as) efetivos da rede estadual de ensino e estudantes do 1° ano
do ensino médio da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, que cumpram os seguintes
requisitos:
·
Estejam matriculados(as) na Secretaria de
Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT);
·
Possuam rendimento escolar (média final das
disciplinas de Português e Matemática) referente ao 9º ano do ensino
fundamental II igual ou acima de 7,0 (sete);
·
Declaração escolar ou histórico escolar
referente ao 9° ano do ensino fundamental II;
·
Enviar todos os documentos comprobatórios
Dos requisitos dos mentores:
·
Estejam matriculados na Secretaria de Estado
da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT);
·
Que sejam lotados em suas respectivas
escolas;
·
Possuam currículo lattes atualizado;
·
Enviar todos os documentos comprobatórios
ETAPA ESCOLAR:
·
Será de responsabilidade da escola o método
de avaliação e seleção para o time que irá representá-la.
·
Os estudantes que participarão da etapa de
seleção nas escolas terão autonomia para escolher o(a) seu/sua mentor(a);
·
Na etapa escolar, será permitido para cada
mentor(a) a tutela de até 03 (três) equipes, porém a escola terá somente um
time para representá-la e participar da Etapa 2 que acontece na GRE;
·
Deve-se dividir as equipes com o auxílio de
um(a) mentor(a), que a acompanhará durante as principais fases do OUSE CRIAR;
·
Ao final desta etapa classificatória (Etapa 1
- Escolar), deverá ser escolhida a equipe que trouxer a melhor ideia para
solucionar a problemática proposta atendendo ao eixo direcionado para GRE;
·
A equipe na etapa escolar precisa enviar um
vídeo de no mínimo 3 (três) minutos e no máximo 5 (cinco) minutos, apresentando
a equipe e falando sobre a importância e conhecimento sobre o eixo direcionado
de acordo com o item 5 do edital;
·
É de encargo do professor mentor ou do gestor
da escola realizar a inscrição da equipe selecionada para a etapa das trilhas
até a maratona estadual no link fornecido por intermédio de um formulário,
disponível no site: https://pbeduca.see.pb.gov.br, anexando as devidas
declarações no edital.
ETAPA GERÊNCIA
·
As Trilhas acontecerão para as 14 Gerências
Regionais de Ensino da Rede Estadual da Paraíba;
·
As maratonas serão formativas, isto é, nelas
ocorrerão palestras e formações para os times que irão representar as GREs,
corroborando no processo de ideia dos estudantes e mentores;
·
A primeira etapa dentro da Trilha será
constituída da seguinte forma: cada grupo trabalhará refletindo sobre a
problemática lançada de acordo com o eixo proposto de sua Trilha, elaborando
ideias, brainstorming;
·
Será desclassificada a equipe em caso de
envio errado do tempo do vídeo solicitado no edital;
·
Na Trilha, as equipes irão construir o seu
quadro de modelo de negócios (canvas, kanban), a partir da solução escolhida de
acordo com o problema apontado;
·
Em seguida, cada grupo irá construir a
prototipagem, de maneira empreendedora e criativa;
·
Na última etapa dentro da trilha, após os
processos acima citados, as equipes deverão por meio de um vídeo enviado para
gerência e um resumo breve sobre o conhecimento do seu eixo norteador,
apresentar sua equipe e porque é um time inovador e tem o diferencial para
representar a GRE na etapa estadual;
·
Serão consideradas aptas a seguir para a
Etapa 3 as equipes avaliadas com as melhores pontuações, utilizando os
critérios apontados de criatividade (uso das redes sociais) e inovação;
qualidade técnica; viabilidade e diferencial da proposta.
·
No final da Trilha os avaliadores irão
selecionar 10 (dez) grupos de cada regional que irão participar do HACKATHON
OUSE CRIAR de Inovação 2021;
·
Nas Trilhas, as equipes deverão dispor de
aparelhos eletrônicos para o auxílio de pesquisa durante o processo de ideias e
elaboração da apresentação da equipe;
·
É de responsabilidade da equipe o uso dos
aparelhos eletrônicos necessários para sua apresentação;
·
As equipes devem ficar à disposição da
Gerência e será solicitada a qualquer momento se for encontrada alguma
necessidade;
·
A apresentação do vídeo e avaliação do resumo
com o conhecimento sobre o eixo específico de sua gerência e como inovar com
este determinado eixo serão de caráter eliminatório e classificatório;
·
É de responsabilidade das Gerências realizar
a seleção dos times que irão participar da Etapa Estadual;
·
É de total responsabilidade das equipes o
envio do material solicitado nesta etapa e a Coordenação do Programa Ouse Criar
não se responsabilizará por erros cometidos pelas equipes. Com isto, o time
ficará automaticamente desclassificado.
O Período de seleção dos estudantes nas escolas será de 09 de junho a 05 de julho 2021, exclusivamente, via Internet (online), utilizando formulário eletrônico, enquanto o período de inscrições das equipes selecionadas na escola para participarem da seleção na GRE vai de 06 até 19 de julho.
Será
solicitado no ato da inscrição as seguintes documentações:
·
cópia do histórico escolar do 9º ano do
ensino fundamental II e/ou declaração
com a média final de cada estudante membro da equipe atestando rendimento final
igual ou acima de 7,0 nas disciplinas de Português e Matemática; cópia da
carteira de identidade e CPF de cada membro da equipe, em caso de menores sem
essa documentação será solicitado a dos responsáveis legais.
A inscrição da equipe é requisito para participar da seleção. Os times aprovados, por intermédio de um(a) mentor(a), devem se responsabilizar pela entrega dos documentos necessários a implantação do aporte financeiro junto a FAPESQ.
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