9 de junho de 2021

Programa OUSE CRIAR: Edital e inscrições



         A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ torna público Edital para o Processo Seletivo para o Programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo OUSE CRIAR para estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual da Paraíba, com o intuito de estimular o desenvolvimento de jovens empreendedores por meio do fomento, sistematização e implementação de ações educacionais que promovam, a partir de soluções para problemas contextualizados, tanto a criação ou melhoria contínua de produtos e/ou processos, como o surgimento de novos empreendimentos.

         A primeira fase do Programa OUSE CRIAR acontecerá para a 1ª série do ensino médio das 14 (quatorzes) Gerencias Regionais de Ensino (GREs), seguindo as trilhas de inovação tecnológica que terão como base os eixos propostos neste edital.

O edital refere-se à primeira fase de seleção do Programa OUSE CRIAR, distribuída em três etapas:

·        Seleção inicial de 01 (uma) equipe por escola nas 14 regionais de ensino (Etapa 1);

·        Participação das trilhas de inovação tecnológica que serão realizadas para os times selecionados de cada Gerência Regional de Ensino (Etapa 2);

·        Participação no Segundo Hackathon Remoto do Programa seguindo as especificações desta etapa estão estabelecidos de acordo com a tabela de eixos deste edital (Etapa 3).

 

         Poderão candidatar-se ao processo seletivo da primeira fase do Programa OUSE CRIAR estudantes da 1ª série do ensino médio devidamente matriculados na Rede Estadual de Ensino da Paraíba e Professores da Rede;

         As equipes que participarão do programa deverão ser formadas por no mínimo 03 (três) estudantes e 01(um) professor mentor e/ou no máximo 05 (cinco) estudantes e 01 (um) professor mentor.

         As equipes selecionadas na Etapa 2 passarão pelas trilhas OUSE CRIAR para avançar para a próxima etapa e participarão da maratona final estadual que acontecerá virtualmente (Etapa 3)

 

DOS EIXOS TEMÁTICOS

Eixo 1 - Soluções governamentais,

Eixo 2 - Inovação e desenvolvimento regional,

Eixo 3 - Tecnologias sociais,

Eixo 4 - Tecnologias educacionais.

 

         A seleção da etapa estadual será por intermédio do Hackathon. As 20 (vinte) equipes selecionadas na primeira fase passarão para a segunda fase: a de desenvolvimento, que ocorrerá em 2022, e receberá o aporte no valor R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por equipe com o objetivo de subsidiar a elaboração do projeto técnico de inovação a ser submetido como critério de permanência no Programa.

         Na terceira e última fase, que ocorrerá no ano de 2023 para os estudantes que ingressaram na primeira fase deste edital, serão selecionados 10 (dez) projetos que atenderem às avaliações e critérios de sucesso, e irão participar da terceira fase: a de criação da startup e execução do projeto de inovação, recebendo um aporte no valor de R$ 20.000,00 (vinte e mil reais).

         Estarão aptos a concorrer às vagas destinadas ao Programa OUSE CRIAR, em sua primeira fase professores(as) efetivos da rede estadual de ensino e estudantes do 1° ano do ensino médio da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, que cumpram os seguintes requisitos:

·        Estejam matriculados(as) na Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT);

·        Possuam rendimento escolar (média final das disciplinas de Português e Matemática) referente ao 9º ano do ensino fundamental II igual ou acima de 7,0 (sete);

·        Declaração escolar ou histórico escolar referente ao 9° ano do ensino fundamental II;

·        Enviar todos os documentos comprobatórios

 

Dos requisitos dos mentores:

·        Estejam matriculados na Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT);

·        Que sejam lotados em suas respectivas escolas;

·        Possuam currículo lattes atualizado;

·        Enviar todos os documentos comprobatórios

 

ETAPA ESCOLAR:

·        Será de responsabilidade da escola o método de avaliação e seleção para o time que irá representá-la.

·        Os estudantes que participarão da etapa de seleção nas escolas terão autonomia para escolher o(a) seu/sua mentor(a);

·        Na etapa escolar, será permitido para cada mentor(a) a tutela de até 03 (três) equipes, porém a escola terá somente um time para representá-la e participar da Etapa 2 que acontece na GRE;

·        Deve-se dividir as equipes com o auxílio de um(a) mentor(a), que a acompanhará durante as principais fases do OUSE CRIAR;

·        Ao final desta etapa classificatória (Etapa 1 - Escolar), deverá ser escolhida a equipe que trouxer a melhor ideia para solucionar a problemática proposta atendendo ao eixo direcionado para GRE;

·        A equipe na etapa escolar precisa enviar um vídeo de no mínimo 3 (três) minutos e no máximo 5 (cinco) minutos, apresentando a equipe e falando sobre a importância e conhecimento sobre o eixo direcionado de acordo com o item 5 do edital;

·        É de encargo do professor mentor ou do gestor da escola realizar a inscrição da equipe selecionada para a etapa das trilhas até a maratona estadual no link fornecido por intermédio de um formulário, disponível no site: https://pbeduca.see.pb.gov.br, anexando as devidas declarações no edital.

 

ETAPA GERÊNCIA

·        As Trilhas acontecerão para as 14 Gerências Regionais de Ensino da Rede Estadual da Paraíba;

·        As maratonas serão formativas, isto é, nelas ocorrerão palestras e formações para os times que irão representar as GREs, corroborando no processo de ideia dos estudantes e mentores;

·        A primeira etapa dentro da Trilha será constituída da seguinte forma: cada grupo trabalhará refletindo sobre a problemática lançada de acordo com o eixo proposto de sua Trilha, elaborando ideias, brainstorming;

·        Será desclassificada a equipe em caso de envio errado do tempo do vídeo solicitado no edital;

·        Na Trilha, as equipes irão construir o seu quadro de modelo de negócios (canvas, kanban), a partir da solução escolhida de acordo com o problema apontado;

·        Em seguida, cada grupo irá construir a prototipagem, de maneira empreendedora e criativa;

·        Na última etapa dentro da trilha, após os processos acima citados, as equipes deverão por meio de um vídeo enviado para gerência e um resumo breve sobre o conhecimento do seu eixo norteador, apresentar sua equipe e porque é um time inovador e tem o diferencial para representar a GRE na etapa estadual;

·        Serão consideradas aptas a seguir para a Etapa 3 as equipes avaliadas com as melhores pontuações, utilizando os critérios apontados de criatividade (uso das redes sociais) e inovação; qualidade técnica; viabilidade e diferencial da proposta.

·        No final da Trilha os avaliadores irão selecionar 10 (dez) grupos de cada regional que irão participar do HACKATHON OUSE CRIAR de Inovação 2021;

·        Nas Trilhas, as equipes deverão dispor de aparelhos eletrônicos para o auxílio de pesquisa durante o processo de ideias e elaboração da apresentação da equipe;

·        É de responsabilidade da equipe o uso dos aparelhos eletrônicos necessários para sua apresentação;

·        As equipes devem ficar à disposição da Gerência e será solicitada a qualquer momento se for encontrada alguma necessidade;

·        A apresentação do vídeo e avaliação do resumo com o conhecimento sobre o eixo específico de sua gerência e como inovar com este determinado eixo serão de caráter eliminatório e classificatório;

·        É de responsabilidade das Gerências realizar a seleção dos times que irão participar da Etapa Estadual;

·        É de total responsabilidade das equipes o envio do material solicitado nesta etapa e a Coordenação do Programa Ouse Criar não se responsabilizará por erros cometidos pelas equipes. Com isto, o time ficará automaticamente desclassificado.

          O Período de seleção dos estudantes nas escolas será de 09 de junho a 05 de julho 2021, exclusivamente, via Internet (online), utilizando formulário eletrônico, enquanto o período de inscrições das equipes selecionadas na escola para participarem da seleção na GRE vai de 06 até 19 de julho. 

         Será solicitado no ato da inscrição as seguintes documentações:

·        cópia do histórico escolar do 9º ano do ensino fundamental  II e/ou declaração com a média final de cada estudante membro da equipe atestando rendimento final igual ou acima de 7,0 nas disciplinas de Português e Matemática; cópia da carteira de identidade e CPF de cada membro da equipe, em caso de menores sem essa documentação será solicitado a dos responsáveis legais.

         A inscrição da equipe é requisito para participar da seleção. Os times aprovados, por intermédio de um(a) mentor(a), devem se responsabilizar pela entrega dos documentos necessários a implantação do aporte financeiro junto a FAPESQ. 


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