A Pró-Reitoria de
Pós-Graduação e Pesquisa (UFCG) torna pública a seleção de candidatos a
realizar estágio doutoral no exterior no amparo do Programa Institucional de
Doutorado Sanduíche no Exterior — PDSE.
O processo seletivo iniciará em 22
de fevereiro de 2021, com divulgação do resultado e homologação pelo Colegiado
do Programa no dia 03 de março de 2021. Divulgado o resultado, o candidato terá
até 05 (cinco) dias úteis para entrar com recurso na Coordenação do Programa
Associado de Pós-Graduação em Matemática UFPB-UFCG.
O Programa financiará até 1.400 (mil
e quatrocentas) bolsas no exterior na modalidade Doutorado Sanduíche, com
duração de, no mínimo, quatro meses e, no máximo, seis meses.
As bolsas serão destinadas aos
discentes:
I - que estejam
regularmente matriculados em curso de doutorado no Brasil com nota igual ou
superior a quatro na Avaliação Quadrienal da Capes de 2017;
II - que comprovem
qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento
teórico, coleta e tratamento de dados, ou desenvolvimento parcial da parte
experimental da tese a ser defendida no Brasil; e
III - que possuam
o nível de proficiência na língua estrangeira conforme exigido no Anexo III
deste Edital.
As inscrições serão realizadas no
período de 22 de fevereiro de 2021 até às 23h59min do dia 28 de fevereiro de
2021, exclusivamente por envio da documentação exigida ao correio
eletrônico papgm.ufpb.ufcg@gmail.com .
No ato da inscrição deverão ser
anexados os seguintes documentos, enviados obrigatoriamente em um arquivo
único no formato pdf:
i) Formulário de
inscrição devidamente preenchido;
ii) Plano de
Estudos, em português, com, no máximo, 8 (oito) páginas, com cronograma do
plano de atividades. O cronograma de atividades deverá prever um período mínimo
de 04 (quatro) meses e máximo de 06 (seis) meses de estágio no exterior,
justificando a necessidade do período no exterior;
iii) Currículo
Lattes atualizado e com cópia da documentação comprobatória;
iv) Cadastro no
ORCID do candidato à bolsa de estudos (https://orcid.org/), com número
identificador informado no formulário de inscrição;
v) Comprovante(s)
de proficiência(s) em língua estrangeira emitido(s) por universidade pública,
onde haja programa de pós-graduação recomendado pela CAPES, em formato PDF
(caso o/a candidato/a o(s) possua no ato da inscrição);
vi) Histórico do
curso corrente atualizado.
Os candidatos inscritos serão
avaliados pela comissão de seleção que atribuirá uma nota individual a cada candidato
conforme itens a seguir:
As propostas serão avaliadas conforme
nota individual entre 0 (zero) e 10 (dez) pontos atribuídos de acordo com
seguintes critérios:
Critérios de
Avaliação |
|
Quesitos (0 a 10
pontos) |
Peso |
Qualidade do
plano de pesquisa a ser desenvolvido no exterior, levando em conta: relação
do plano com a linha de pesquisa e o trabalho do orientador; exequibilidade
do plano conforme o cronograma previsto; e qualidade da instituição de
destino no exterior. |
2,0 |
Adequação da
instituição de destino e pertinência técnico-científica do supervisor no
exterior às atividades a serem desenvolvidas. |
2,0 |
Relação
preexistente entre o orientador com o supervisor no exterior (tais como
coautorias, pesquisas similares). |
2,0 |
Avaliação do
Curriculum Lattes do candidato, especificamente no que diz respeito à
produção científica (sendo avaliadas apenas publicações e apresentações de
trabalhos em eventos nos últimos 4 anos). |
1,0 |
Coeficiente de
Rendimento Acadêmico |
3,0 |
A nota final de cada candidato será
a média ponderada obtida pelos critérios indicados acima.
Serão considerados aprovados os
candidatos que atingirem a nota final igual ou superior a 7,0 (sete). Será
considerado(a) classificado(a) o(a) candidato(a) com a maior nota, para a vaga
oferecida. Em caso de empate, os critérios de desempate para os(as) candidatos(as)
obedecerão a seguinte ordem:
1) Nota mais alta
atribuída ao CRA.
2) Nota mais alta
atribuída à Tabela de Pontuação do Curriculum Lattes.
3) Maior idade.
A divulgação do resultado do processo
seletivo, com os nomes dos(as) candidatos(as) aprovados(as) e classificado(a)
em ordem decrescente das médias finais obtidas no processo seletivo, será feita
em lista única, apresentando os(as) candidatos(as) aprovados(as) (e não
classificados(as)) e o(a) candidato(a) classificado(a).
Os(As) candidatos(as) poderão entrar
em contato com a Secretaria do Programa Associado de Pós-Graduação em
Matemática UFPB-UFCG exclusivamente via o correio eletrônico abaixo:
PAPGM UFPB-UFCG /
CCT / UFCG
Cidade Universitária, Departamento de Matemática, João Pessoa – PB, Brasil
CEP: 58051-900. Fone: (83) 32167563
E-mail: papgm.ufpb.ufcg@gmail.com
Site: http://www.mat.ufpb.br/papgm/
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