8 de novembro de 2020

Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais

 


A coordenação do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) torna público o edital de seleção para candidatos ao curso de Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais (MPITE).

            O Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais (MPITE) é um curso gratuito que tem por finalidade a produção do conhecimento, a atualização permanente dos avanços da ciência e das tecnologias, a capacitação e o aperfeiçoamento de profissionais das instituições de ensino, bem como o desenvolvimento da pesquisa e inovação no campo das tecnologias educacionais.

            O MPITE apresenta uma área de concentração composta por duas linhas de pesquisa que permitem o desenvolvimento de metodologias e ferramentas digitais educacionais e a aplicação e avaliação por meio de práticas pedagógicas:

01.  Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais: linha de pesquisa que orienta-se para o desenvolvimento de metodologias e ferramentas educacionais envolvendo sistemas computacionais. Ela é fundamentada na ideia de construção de ambientes de aprendizagem que permitam e forneçam suporte ao envolvimento ativo do aprendiz na realização de tarefas contextualizadas que ofereçam meios para criação e manipulação de artefatos. Possibilita, portanto, o desenvolvimento de projetos para a construção de produtos e inovações tecnológicas, tais como materiais didáticos, softwares educativos, plataformas de interação e interatividade, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, bem como propostas reflexivas de recursos e atividades diversificadas para a integração das modalidades educacionais;

02  Práticas Educativas com Tecnologias Digitais: linha de pesquisa que objetiva desenvolver potencialidades teóricas e práticas acerca da aplicação das tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem, considerando o aprendiz um agente ativo na construção do seu próprio conhecimento. Ela é fundamentada na visão cognitivista que tem forte preocupação com o processo de aprendizagem no qual o aprendiz constrói representações por meio de sua interação com a realidade e/ou com seus pares. Possibilita, portanto, a experimentação e avaliação de práticas pedagógicas com o uso da tecnologia, tendo enfoque no aprendiz e na construção individual e coletiva de significados, além de ênfase no controle do processo de aprendizagem e nas habilidades e competências desenvolvidas no mesmo

            As aulas são presenciais e ocorrerão nas instalações do Instituto Metrópole Digital da UFRN, exceto em caso de haver alguma determinação da administração central da UFRN que exija ou recomende a manutenção do ensino online em razão da situação de pandemia de Covid-19 e ocorrerão exclusivamente nas sextas, nos turnos da tarde e da noite, e nos sábados, nos turnos da manhã e da tarde.

            O MPITE oferta o total de 33 (trinta e três) vagas para o ano letivo de 2021, distribuídas da seguinte forma: 30 (trinta) vagas destinadas a candidatos de ampla concorrência; e 3 (três) vagas destinadas a servidores efetivos da UFRN.

            A inscrição será realizada exclusivamente via Internet no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN, no período de 04 de novembro a 06 de dezembro de 2020. A taxa de inscrição será no valor de R$ 180,00 (cento e oitenta reais).

            O Processo de Seleção será composto por três etapas. A primeira etapa é de caráter eliminatório. As duas etapas seguintes são de caráter eliminatório e classificatório, sendo 6 (seis) a nota mínima e 10 (dez) a nota máxima para aprovação em cada uma delas.

            Etapa 1: Homologação da Inscrição, de acordo com os procedimentos elencados no item 5.4 deste Edital. Somente terão inscrições homologadas e, portanto, serão selecionados para a próxima Etapa (Etapa 2), os candidatos que tiverem submetido os documentos requisitados no Edital de seleção. Não será deferida a inscrição sem a documentação requisitada, que seja por documentação incompleta, com apenas parte daqueles documentos que devem ser anexados em frente e verso ou que apresentem documentos ilegíveis ou ilegítimos.

            Etapa 2: Avaliação da Proposta de Trabalho e do Currículo Lattes, conforme os critérios estabelecidos no Edital. O cálculo da nota final desta Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, será a média ponderada das notas obtidas nas avaliações da Proposta de Trabalho e do Currículo Lattes, observando os seguintes pesos:

a) Proposta de Trabalho: Peso 7 (sete);

b) Currículo Lattes: Peso 3 (três).

            Em caso de empate na nota final desta Etapa, serão observados os seguintes critérios de desempate:

a) Maior nota da Proposta de Trabalho;

b) Maior idade.

            Serão eliminados nesta etapa os candidatos que não atingirem a nota mínima de 6 (seis) pontos, conforme indicado no Edital.

            Somente serão selecionados para a próxima Etapa (Etapa 3), os candidatos aprovados na Etapa 2 que forem melhor classificados, correspondendo, no máximo, ao dobro do número de vagas de ampla concorrência ofertadas no Edital.

            Etapa 3: Avaliação da Apresentação da Proposta de Trabalho, conforme os critérios estabelecidos no Edital.

Faça parte do grupo para receber atualizações via Facebook, siga Aqui

Faça parte do grupo para receber notificações via WhatsApp, siga Aqui

Faça parte do grupo para receber notificações via Telegram, siga Aqui

Faça sua inscrição:




Baixe o edital: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário