29 de novembro de 2020

Mestrado em História dos Sertões

 


O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado em História dos Sertões – MHIST, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ensino Superior do Seridó, Campus de Caicó autoriza a realização de processos seletivos nos programas de Pós-graduação desde que sem etapas presenciais respeitando as demais normas vigentes, torna público o processo seletivo para admissão de alunos no período letivo 2021.1.

Serão ofertadas um total de 20 (vinte) vagas para o curso de Mestrado.   Um total de 14 (catorze) vagas serão destinadas para demanda de ampla concorrência. Dentre as vagas ofertadas, 02 (duas) serão destinadas para capacitação interna de servidores efetivos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. Dentre as vagas ofertadas, 04 (quatro) serão destinadas à política de ações afirmativas: 02 (duas) serão destinadas ao atendimento de pessoas negras (pretas e pardas) ou indígenas ou quilombolas (PNIQ e 02 (duas) serão destinadas a pessoas com deficiência (PcD), não havendo primazia de candidato (a) que acumular identidade (PNIQ) e condição de pessoa com deficiência (PcD).

Caso não haja o preenchimento integral das vagas destinada aos servidores da UFRN e das vagas reservadas aos optantes pelas modalidades PNIQ e PcD, o remanescente será somado às demais de ampla concorrência.

Área de concentração: História dos Sertões

Linhas de Pesquisa: 

1 - Cultura material, sociedade e poder nos sertões; 

2 - Historiografia e representações dos sertões

As solicitações de inscrição serão realizadas no período de 23 de novembro de 2020 a 18 de janeiro de 2021. Os(as) candidatos(as) deverão realizar a solicitação de inscrição on line na página eletrônica do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA e anexar nele toda a documentação comprobatória em PDF, respeitando o período de inscrições previsto.

Para realização da solicitação de inscrição, os(as) candidatos(as) devem acessar o endereço acima e, depois, clicar no menu lateral PROCESSOS SELETIVOS –> Processos Seletivos – Stricto Sensu.

Os documentos comprobatórios exigidos para seleção deverão ser digitalizados, salvos em formato PDF, e enviados via SIGAA, no momento da inscrição. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Poderão se inscrever, no certame, candidatos(as) que tenham concluído ou estão em processo final de conclusão de Curso Superior em História ou áreas afins (Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes).

Em caso de candidato(a) concluinte da graduação, em lugar do diploma o(a) candidato(a) deverá anexar uma declaração oficial da IES em que estuda, assinada pela Coordenação do curso e que ateste a data prevista para a conclusão do curso.

No ato da solicitação de inscrição, diretamente no SIGAA, os(as) candidatos(as) deverão indicar a linha de pesquisa do MHIST na qual desejam ingressar.

 

Os documentos listados abaixo deverão ser enviados eletronicamente, via SIGAA, de 23 de novembro de 2020 a 18 de janeiro de 2021, no momento da inscrição:

a. Projeto de Pesquisa;

b. Diploma de graduação ou documento equivalente, como a declaração emitida pela Coordenação de Curso de Graduação, que comprove que está concluindo o curso superior;

c. Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq;

d. Documentos comprobatórios do Currículo Lattes;

e. Histórico escolar da Graduação;

f. Documento de identificação, em frente e verso (RG e CPF ou Passaporte);

g. Comprovante de vínculo funcional com a UFRN (somente para servidores(as) da UFRN que

desejem concorrer às vagas exclusivas);

h. No caso de alunos que já tenham Proficiência em língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol), serão aceitos comprovantes que dispensarão os(as) candidatos(as) de, caso aprovados(as), procederem ao Exame de Proficiência antes da sua qualificação.

Os(as) candidatos(as) aprovados(as), que não apresentarem, no ato da inscrição, comprovação de proficiência, deverão, obrigatoriamente, apresentá-la até antes da qualificação da dissertação, sob pena de serem desligados(as) programa.

 

Os(as) candidatos(as) que concorre(m) às vagas de ações afirmativas deverá(ão), no ato da inscrição, anexar, ainda, um dos seguintes documentos em formato PDF, a depender de cada caso (PNIQ ou PcD):

a. Autodeclaração Étnico-racial, para candidatos(as) negros(as) ou pardos(as);

b. Cópia do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou Declaração de Etnia e de Vínculo com Comunidade Indígena, assinada por uma liderança e duas testemunhas da comunidade indígena à qual pertence o(a) candidato(a), para optantes na modalidade de reserva de vaga para indígena;

c. Declaração de pertencimento assinada por liderança local e duas testemunhas, onde conste o nome da comunidade de remanescente de quilombo (CRQ), o município e estado onde se localiza e o código do IBGE, para candidatos/as optantes na modalidade de reserva de vaga para quilombolas;
d. Requerimento, acompanhado de laudo médico, atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), com a descrição de necessidade especial para realizar o processo seletivo, especificando o tratamento diferenciado adequado, para pessoas com deficiência (PcD). O programa analisará cada requerimento e poderá atender à solicitação de condições especiais, obedecendo aos critérios de viabilidade e de razoabilidade.


Faça parte do grupo para receber atualizações via Facebook, siga Aqui

Faça parte do grupo para receber notificações via WhatsApp, siga Aqui


Faça sua inscrição:




Baixe o edital:




Nenhum comentário:

Postar um comentário