15 de fevereiro de 2020

OUSE CRIAR: Oportunidade de empreendedorismo para estudantes da rede estadual.




A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia - SEECT torna público o edital de lançamento do Programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo OUSE CRIAR destinado aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual da Paraíba a com o intuito de estimular o desenvolvimento de jovens empreendedores por meio do fomento, sistematização e implementação de ações educacionais que promovam, a partir de soluções para problemas contextualizados, tanto a criação ou melhoria contínua de produtos e/ou processos, como o surgimento de novos empreendimentos.

O edital refere-se à primeira fase de seleção do Programa distribuída em três etapas:

I. Etapa 1: seleção inicial de 1 (uma) equipe por escola nas 14 regionais de ensino;
II. Etapa 2: participação nas trilhas de inovação tecnológica que serão realizadas nas Gerências Regionais de Ensino (GREs);
III. Etapa 3: participação no Campus Academy, através de maratonas (hackthons). 

Poderão candidatar-se ao processo seletivo da primeira fase do Programa OUSE CRIAR estudantes da 1ª série do ensino médio devidamente matriculados na Rede Estadual de Ensino da Paraíba, que foram selecionados em suas respectivas escolas (Etapa 1). As equipes que participarão na etapa escolar devem ser formadas por 05 (cinco) estudantes e 01(um) professor mentor.
Eixos de atuação:
  • Soluções governamentais: Infraestrutura de tecnologia e soluções inovadoras que as instituições públicas utilizam para fazer seu trabalho interno ou fornecer serviços aos cidadãos. Logo, tem por objetivo aumentar a efi ciência gerando impacto positivo para a sociedade como um todo. Abordam as seguintes temáticas: plataformas digitais; acompanhamento e melhoria dos serviços; transparência e segurança para os dados; automação de serviços; mobilidade
  • Inovação e desenvolvimento regional: Busca potencializar o desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do estado da Paraíba, trazendo o empreendedorismo, inovação e desenvolvimento regional e incentivando a produção local. Atende as seguintes temáticas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: desenvolvimento sustentável; cooperação de negócios; modernização da produção dos APLs.
  • Tecnologias sociais: Conjunto de técnicas de baixo custo, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representem soluções para a inclusão social e melhoria das condições de vida. Atende às seguintes temáticas que buscam o desenvolvimento sustentável: protagonismo social; cuidado ambiental; economia solidária; respeito cultural; trabalho e renda; educação.
  • Tecnologias educacionais: Incentivar, por intermédio da inovação e tecnologia, novas ferramentas educacionais que sejam capazes de facilitar e auxiliar os estudantes e professores no processo da construção do ensino e aprendizagem. Atende às seguintes temáticas: gestão da educação; educação inclusiva; portais educacionais; educação ambiental; jogos educacionais; Inteligência Artifi cial (AI); Internet das coisas (IoT).

  
 A inscrição para o processo seletivo disposto neste Edital será realizada, exclusivamente, via Internet (online). Será solicitado no ato da inscrição as seguintes documentações:
Cópia do histórico escolar do 9º ano do ensino fundamental II de cada estudante membro da equipe atestando rendimento final igual ou acima de 7,0 nas disciplinas de Português e Matemática; cópia da carteira de identidade e CPF de cada membro da equipe, incluindo o professor mentor.

Período de seleção dos estudantes nas escolas.
20 de fevereiro a 30 de março de 2020.

Inscrições online das equipes selecionadas nas escolas para participarem das trilhas de inovação
16 a 31 de março de 2020.

Faça a inscrição online das equipes selecionadas nas escolas a partir de 16 a 31 de março de 2020.






Nenhum comentário:

Postar um comentário